Jornal espanhol lista Gabriel Magalhães entre os melhores do mundo: ‘Por que não se fala nele?’

5 minutos de leitura

Gabriel Magalhães vive grande fase no Arsenal. O brasileiro é um dos responsáveis pela solidez da defesa dos Gunners, que é a menos vazada da Premier League 2023/24 (24 gols sofridos), e foi um dos destaques no empate sem gols contra o Manchester City neste domingo (31 de março).

Porém, em meio a outros craques, como Bukayo Saka, Declan Rice e Martin Odegaard, e até mesmo entre os outros “Gabriéis” — Jesus e Martinelli –, o nome de Magalhães pode passar desapercebido. Esse é o apontamento que o jornal espanhol “Sport” traz em uma análise do desempenho do brasileiro nesta temporada.

Por que não se fala dele (Gabriel Magalhães) se é um dos zagueiros em melhor forma no mundo?

Jornal Sport

“City ficou com sabor amargo”: Jornal espanhol rasga elogios a Gabriel Magalhães

O jornal destacou o papel do zagueiro na missão de ser a defesa menos vazada desta temporada na Inglaterra e de não ter levado nenhum gol nos dois confrontos contra o City em 2023/24. A dupla formada com William Saliba foi elogiada pela atuação no confronto contra os Citizens.

— Gabriel Magalhães voltou a unir forças com o jovem francês Saliba (23 anos) para formar um muro intransponível para os homens de Guardiola, ambos se tornando uma verdadeira dor de cabeça para os homens vestidos de azul. Não houve ninguém que passou por cima dessa dupla.

Apesar dos elogios terem se voltado à dupla, o jornal destaca que quem faz o “trabalho sujo” é o brasileiro, além de estar bem no jogo aéreo. Até o momento, Gabriel Magalhães tem três gols de cabeça marcados na Premier League.

— Magalhães, sempre tão acirrado nas disputas usando sua força e inteligência em campo, é uma verdadeira maravilha física. Embora Saliba esteja encarregado da vigilância, é o brasileiro quem faz o ‘trabalho sujo'. Em certos momentos, passou do ponto, mas com uma taxa de êxito extremamente alta. Mestre do jogo aéreo (tem três gols nesta temporada), tem sempre a bola entre os olhos e aguenta facilmente a pressão com os pés. O Manchester City experimentou o seu futebol e ficou com um sabor amargo.

Por Magalhães ser um dos grandes nomes do Arsenal de Mikel Arteta, o veículo questiona por que não é dado o crédito real pelo trabalho desempenhado pelo brasileiro.

Gabriel dos Santos Magalhães , que gosta de fazer o seu trabalho e voltar para casa de cabeça erguida, sem precisar que ninguém lhe dê tapinhas nas costas, é um líder nato. Por que não se fala dele se é um dos zagueiros mais capacitados do mundo do futebol?

“Haaland deve ter tido pesadelos com Magalhães”

Gabriel Magalhães em Manchester City e Arsenal (Foto: Icon Sport)

Por fim, o jornal destacou o “estranhamento” entre Haaland e Magalhães, que trocaram farpas durante a partida, mas saíram de campo como “bons amigos”. Para o Sport, “não deve ter sido fácil” para o norueguês jogar com a “vigilância” do camisa 6, que “está em fabulosa forma”.

— Embora (Haaland) tenha tido algumas oportunidades claras de gol, acabou frustrado e entrou em uma estranha confusão com Gabriel. Não deve ser fácil sobreviver 90 minutos de tal vigilância, como se fosse um guarda-costas do mal. E este talento de 26 anos, plenamente consolidado na sua quarta temporada com os ‘Gunners', está em fabulosa forma.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.