O Manchester City se tornou campeão da Champions League na tarde deste sábado (10), ao vencer a Inter de Milão pelo placar mínimo no Estádio Atatürk Olympic Stadium, em Istambul, na Turquia. O gol do título foi marcado pelo volante Rodri, mas o brasileiro Ederson foi o verdadeiro herói do título.
O goleiro do City e da seleção brasileira fez cinco defesas na partida, todas foram de arremates de dentro da área. Um lance do goleiro em específico pode ser visto como um verdadeiro milagre de Ederson. Aos 42 minutos do segundo tempo, Romelo Lukaku, que saiu do banco de reservas, teve uma chance de ouro de empatar a final, ao receber a bola na pequena área, livre.
Lukaku cabeceou, Ederson defendeu “no susto” com os pés e, na sobra, Rúben Dias mandou a bola para escanteio, em um lance bizarro no duelo entre City e Inter.
inacreditavel o gol perdido do lukaku pqppic.twitter.com/r3bxJO387g
— niMe (@animefla) June 10, 2023
O lance de Lukaku foi imperdoável para o jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, que chamou a oportunidade perdida de “enorme”.
— Que chance de Lukaku! O atacante belga teve uma ocasião enorme ao lado de (Robin) Gosens, mas cabeceia em cima de Ederson de muitíssimo perto. No rebote, Dias quase faz acidentalmente um gol contra — publicou os italianos.
Em sua narração em tempo real, o jornal “Manchester Evening News”, da Inglaterra, demonstrou dificuldade de entender o que aconteceu no lance.
— Romelu Lukaku tinha que marcar. Tinha. Ederson, de algum jeito, conseguiu defender, e a bola, de algum jeito, saiu para escanteio. Como Lukaku perdeu dali? — questionou a publicação.
Ederson ainda brilhou no último lance do jogo, defendendo uma cabeçada, após cobrança de escanteio, garantindo o título ao Manchester City.
Com o terceiro título na temporada, o Manchester City alcançou o feito que só o rival da cidade tinha de conquistar a Tríplice Coroa, somando Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League. Já a Inter de Milão terminou a temporada apenas com a conquista da Copa da Itália.
A última conquista continental relevante da Inter de Milão aconteceu em 2009-10, quando os Nerazzurri venceram a Champions League. Em 2020, o time italiano chegou à final da Europa League, mas acabou derrotado pelo Sevilla por 3 a 2. Lautaro Martínez e Lukaku estavam em campo. O atacante belga, inclusive, foi quem abriu o placar, de pênalti. Porém, Luuk de Jong empatou e virou até os 33 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Romelu marcou contra e deu o título à equipe espanhola.
Finalizado
1
-0
Man City - Inter Milan
UEFA Liga dos Campeões - Atatürk Olympic Stadium
1° Turno