Jorginho foi peça fundamental na vitória do Arsenal sobre o Newcastle no fim da tarde deste sábado (24), no Emirates Stadium, em jogo válido pela 26ª rodada da Premier League. O ítalo-brasileiro foi titular depois de três jogos e teve uma vela atuação, recebendo vários elogios dos torcedores nas redes sociais.
O camisa 20 deu uma pré-assistência para o segundo gol do Arsenal, marcado por Kai Havertz e que contou com assistência de Gabriel Martinelli.
Números de Jorginho em Arsenal x Newcastle
- 104 ações com a bola
- 87/98 passes certos
- 1 passe decisivo
- 4 (2) bolas longas (certas)
- 6 (3) duelos no chão (ganhos)
- 1 duelo aéreo ganho
- 2 faltas
- 2 faltas sofridas
- 1 interceptação
- 1 desarme
Superb goal. Jorginho, who has been truly exceptional so far, floats a ball over the top for Martinelli, he takes it down and cuts it back for Havertz to score.
Arsenal have been absolutely outstanding. 2-0 https://t.co/v2orZWBWaB
— Charles Watts (@charles_watts) February 24, 2024
Am I watching Jorginho or Toni Kroos?
— WelBeast (@WelBeast) February 24, 2024
Jorginho melhorou o time. Nosso meio-campo está muito mais fluido com o trio Jorginho, Rice e Odegaard do que com qualquer outro mais ofensivo por ali.
— Arsenálise (@ArsenaliseBR) February 24, 2024
Jorginho de saída?
O contrato de Jorginho no Arsenal se encerra em junho e o meia de 32 anos desperta interesse do futebol turco e de clubes italianos. O ítalo-brasileiro ainda não definiu o seu futuro, mas Mikel Arteta já defendeu o jogador quando estava em má fase e o volante tem recebido oportunidades com o comandante.
Como foi o jogo
Logo com 17 minutos de jogo, Bukayo Saka cobrou um escanteio mandando a bola para a área e, após uma confusão da defesa do Newcastle, Sven Botman mandou para o próprio gol. Seis minutos depois, Jorginho deu um belo lançamento para Martinelli cruzar já dentro da área e Kai Havertz ampliar o placar.
No segundo tempo, mais dois gols para o Arsenal. Primeiro, Bukayo Saka finalizou sua bela jogada individual com um fantástico chute de dentro da área. A bola foi rasteira no canto esquerdo, sem chances para Loris Karius.
Ainda teve tempo de Declan Rice cobrar escanteio lançando a bola na área e Jakub Kiwior aumentar a goleada por 4 a 0. Foi o primeiro dele com a camisa do Arsenal.
Nos minutos finais, Joe Willock aproveitou o belo cruzamento de Dean Burn e descontou contra o time que o revelou. Os dois saíram do banco de reservas. O jogo terminou em 4 a 1 para o Arsenal.
Como foram os brasileiros em Arsenal x Newcastle
Gabriel Magalhães – 7
Mais uma boa partida do zagueiro, que segue em alta na temporada. O defensor que já soma quatro gols na Premier League poderia ter aumentado a conta, pois foi dele o cabeceio que originou o gol contra de Botman. Karius fez uma defesaça.
Jorginho – 7
Além da pré-assistência, tocou na bola 104 vezes (!) e deu um passe decisivo, além de duas bolas longas certas. Dominou o meio de campo ofensivo do Arsenal, mesmo sendo o homem mais defensivo do meio-campo dos Gunners, formando trio com Martin Odegaard e Declan Rice. Na saída do norueguês, no segundo tempo, Jorginho recebeu a braçadeira de capitão.
Foi substituído aos 43 minutos do segundo tempo por Elneny e repassou a braçadeira de capitão a outro brasileiro: Gabriel Magalhães.
Gabriel Martinelli – 7
Grande partida do brasileiro. criou muito, mas quase não teve chances de gol. Finalizou três vezes para fora, teve uma finalização bloqueada, e errou uma grande chance. Foi substituído aos 19 minutos do segundo tempo por Leandro Trossard.
Bruno Guimarães – 5,5
Voltou a ser um jogador “batedor” e pouco criativo no meio de campo. Defendeu muito, principalmente pelo lado esquerdo e atacou pelo lado direito. Deu um passe decisivo, um cruzamento e uma bola longa, além de uma interceptação. Foi substituído por Joe Willock aos 28 minutos do segundo tempo.
Tabela da Premier League
Com a vitória, o Arsenal segue na terceira posição (58 pontos) a apenas um ponto do segundo, Manchester City, e dois do líder, Liverpool. Já o Newcastle é o oitavo, com 37.
Na próxima rodada, o Arsenal visita o lanterna Sheffield United na segunda-feira (4), às 17h (horário de Brasília), no Bramall Lane. O Newcastle, por sua vez, recebe o Wolverhampton no sábado (2), 12h (horário de Brasília), no St. James Park.
Antes disso, o Newcastle tem um compromisso pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra, contra o Blackburn Rovers, na terça-feira (27), às 16h45 (horário de Brasília), no Ewood Park.