Jorge Jesus está de volta! O vilão de antes é o herói de agora

Jorge Jesus
Foto: Divulgação/SL Benfica

O grande Mister Jorge Jesus é, de fato, uma grande figura do futebol mundial. Com seu jeito único, a expressão “ame ou odeie” nunca fez tanto sentido. Entretanto, as críticas e cobranças são o preço que se paga por ser um dos melhores. Em 2020/21, o comandante não conseguiu atender essas expectativas no Benfica, de modo que gerou dúvida acerca de sua permanência no clube. Entenda mais sobre o assunto na coluna Conceito Premier.

Jorge Jesus deixou o Flamengo na metade de 2020 e regressou ao Benfica, clube pelo qual possui muita história. Todavia, em sua segunda passagem pelas Águias, o Mister não atingiu os objetivos que planejava. Assim, o mesmo se despediu do Brasil sob pretexto de disputar a Champions League, mas sem sucesso em 2020/21.

Ainda, o comandante foi alvo de muitas críticas por conta de sua personalidade forte e, de certo modo, controvérsia. Mas não é para pouco. Afinal, o seu retorno ao Benfica veio rodeado de expectativas, sendo muitas delas frustradas.

Jorge Jesus e o retorno ao Benfica

A saber, Jorge Jesus está em sua segunda oportunidade pelo clube português. Assim, em sua primeira passagem, de 2009 a 2015, o treinador marcou época e conquistou muitos títulos para as Águias.

Após cinco anos fora, o mister voltou ao Benfica, mas sem o sucesso que se esperava. Primeiramente, o objetivo principal do clube era ingressar na Champions, mas foi eliminado ainda na fase preliminar em jogo contra o PAOK, da Grécia. Além disso, o clube não conquistou nenhum título em 2020/21, criando muita insegurança no trabalho de Jorge Jesus.

Ainda, muitos pediram a saída do treinador que mal havia voltado e com razão, afinal, um clube gigante como o Benfica não pode viver um jejum como este. Além disso, o próprio técnico estava insatisfeito e chegou a ser veiculado na imprensa brasileira o seu retorno ao Flamengo.

O Mister está de volta!

Entretanto, a temporada 2021/22 veio para ser a sua redenção. Sem dar chilique na beira do campo e com discursos mais humildes, Jorge Jesus já atingiu uma marca histórica com as Águias: ele é o primeiro técnico português, dentre as sete vezes, a vencer seis partidas consecutivas no começo da Primeira Liga.

Sim, o Benfica começou invicto na Primeira Liga, com seis jogos e seis triunfos. Ademais, o clube também conseguiu se classificar para a fase de grupos da Champions League, mas estreou com empate diante do Dínamo de Kiev, fora de casa.

Além da marca histórica, o Mister foi o segundo melhor treinador do mês de agosto da Primeira Liga, ficando atrás, por pouco, de Bruno Pinheiro, do Estoril Praia.

Enfim, se a temporada passada foi de se esquecer, essa tem tudo para ser memorável, e Jorge Jesus tem tudo para conduzir o time ao alto nível do futebol mundial. Portanto, o Benfica deve manter o treinador para o restante da época.

Benfica 2021/22

As Águias estão com bom aproveitamento no escalão principal português. Assim, contam com 21 pontos e são líderes da competição. Além disso, a equipe está no grupo E da Champions e ocupa a segunda colocação. Enfim, o Benfica fará sua estreia pela Taça da Liga no dia 27 de outubro.