O futuro do meio-campista Jonjo Shelvey é incerto. O jogador se recupera de uma lesão na panturrilha e deverá ficar afastado por até oito semanas. No entanto, enfrenta uma situação complexa no Newcastle, com o contrato encerrando no dia 30 de junho, mas conta com uma cláusula onde o vínculo pode ser renovado automaticamente.
Considerado um dos ídolos da história recente dos Magpies, Shelvey desde a temporada 2015-16, disputando 197 partidas e balançando as redes em 18 oportunidades. No entanto, poderá perder espaço no clube após algumas contratações.
Jonjo Shelvey enfrenta situação complexa no Newcastle
As diretorias dos clubes estão trabalhando com algumas negociações nessa metade da temporada europeia. Diversos jogadores estão no último ano de contrato, podendo assinar um pré-acordo com nova equipe ou acertar a renovação para estender o vínculo atual.
O Newcastle, que iniciou uma nova era após o investimento do príncipe da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, enfrenta uma situação complexa com o meio-campista inglês Jonjo Shelvey, considerado um dos ídolos da atualidade do clube.
O jogador está no último ano de contrato, encerrando no dia 30 de junho, mas existe a possibilidade de renovação automática. No acordo, uma das cláusulas afirma que se ele atingir a meta de partidas como titular, o vínculo estende por mais 12 anos. Portanto, Shelvey precisaria iniciar duas partidas para atingir a meta.
No entanto, o jogador inglês está lesionado. Na pré-temporada, as expectativa para cumprir o acordo eram altas, sendo um dos homens de confiança do técnico Eddie Howe. Contudo, sofreu uma lesão no tendão da coxa e precisou ficar afastado até outubro.
No período de recuperação, perdeu espaço entre os titulares, iniciando apenas uma partida, na Carabao Cup, além de entrar em campo em outras três oportunidades, mas frequentando o banco de reservas. Além disso, sofreu outra lesão, dessa vez na panturrilha e deverá ficar afastado por pelo menos oito semanas, retornando apenas em fevereiro.
A temporada do Newcastle é boa, mas o clube busca continuar investindo em jogadores, com um planejamento para o futuro. Segundo informações da imprensa local, o ítalo-brasileiro Jorginho está perto de trocar de time na Premier League, chegando para ocupar uma vaga no meio-campo.
Além disso, a imprensa britânica aponta outros nomes para a parte central do Newcastle, como Youri Tielemans, Khéphren Thuram e Kouadio Koné, que podem chegar na janela de transferências do inverno europeu.
Dessa forma, Shelvey deve perder espaço no meio-campo quando retornar aos gramados, com os reforços assumindo a titularidade, enquanto o veterano corre contra o tempo para atingir a meta para renovar o contrato.