Pep Guardiola tem apostado em alguns garotos da categoria de base no time profissional do Manchester City durante a temporada 2023/24. Um deles é o ponta-direita de 20 anos, Oscar Bobb, que vem indo bem na temporada.
Ele soma dois gols e duas assistências em 2023/24 e foi titular na vitória dos Citizens sobre o Copenhague nessa quarta-feira (7), no Etihad Stadium, pelo jogo da volta das oitavas de final da Champions League. Ao final da partida, o jovem norueguês falou em português com Fred Caldeira, repórter da “TNT Sports”.
— Estive dois anos no Porto na minha formação. Cheguei com 12 anos e depois vim pra cá com 16, mas fui para a Noruega antes — explicou Bobb sobre como aprendeu a falar a língua portuguesa.
Oscar Bobb na Premier League 2023/24
- 9 jogos (1 como titular)
- 1 gol
- 1,28 de gols esperados (xG)
- 1 assistência
- 1,07 assistência esperada (xA)
- 2 grandes chances criadas
- 9,9 passes certos por jogo (aproveitamento de 87%)
- 1 drible certo por jogo (aproveitamento de 75%)
- 1,8 disputas de bola vencidas (aproveitamento de 67%)
- 1,7 duelos no chão ganhos (aproveitamento de 65%)
No Manchester City, o ponta-direita tem a oportunidade de praticar o português com Ederson, Bernardo Silva, Matheus Nunes e Rúben Dias. Mas também usa o idioma para falar com outros jogadores. “É mais fácil falar em português com os espanhóis, ajuda“, disse.
O clube brasileiro da joia do Manchester City
Oscar Bobb teve a oportunidade de enfrentar o Fluminense na final do Mundial de Clubes, entrando aos 36 minutos do segundo tempo, no lugar de Nathan Aké. Mesmo participando pouco do jogo, viu Julián Álvarez marcar o gol derradeiro da goleada que deu o título ao Manchester City na Arábia Saudita.
Relação de Oscar Bobb com Portugal
Nascido em Oslo, Bobb defendeu o Lyn em um torneio juvenil no Algarve, em Portugal, chamando a atenção do Porto, que entrou em contato com a mãe do atleta, Turid Gunnes, pedindo que ele assinasse com o clube português, chegando até a pagar para que eles conhecessem o clube. Ela se mudou para Portugal em outubro de 2015 por decisão própria, antes de assinar os documentos para inscrever o filho na Federação Portuguesa de Futebol.
No entanto, a documentação foi rejeitada em janeiro de 2016. Ainda assim, Bobb e sua mãe permaneceram no país e, um ano depois, ele tentou uma vaga na Escola de Futebol Hernâni Gonçalves. A Fifa não ficou convencida que a mãe do jogador havia se mudado para Portugal por vontade própria, nem que a escola de futebol era independente ao Porto, negando um certificado de transferência.
O caso chegou à Corte Arbitral do Esporte, que ficou ao lado da Fifa, e Bobb voltou à Noruega para defender o Valerenga, tradicional clube da capital do país.
Após dois anos e meio no Valerenga, Bobb se mudou para o Manchester City em julho de 2019 e foi escolhido pelo jornal “The Guardian” como o melhor jogador jovem do clube de sua faixa etária.