Mercado: Joia da Championship encanta Xabi Alonso e é disputado por gigantes

4 minutos de leitura

Nem só de Premier League vive o mercado de transferências. Os clubes europeus também estão monitorando os nomes que estão brilhando na Championship enquanto se preparam para a movimentação da janela de verão, no final da temporada 2023/24.

Um nome que tem se destacado na segunda divisão inglesa é Crysencio Summerville, holandês de 22 anos que atua pelo Leeds. O ponta de 1,74m de altura já entrou na mira de três clubes europeus, sendo um deles o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso.

Joia do Leeds entra na mira do mercado da bola europeu

Summerville está entre os líderes das principais estatísticas no Leeds, que ocupa a 3ª posição da tabela no fim da 41ª rodada. O holandês é o artilheiro dos Whites (17 gols) na Championship e é o segundo em assistências (8) e grandes chances criadas (16), de acordo com a plataforma de dados “Sofascore”.

De acordo com o site espanhol “Mundo Deportivo” o Atlético de Madrid está monitorando o camisa 10 do Leeds, pensando na janela de verão. Porém, conforme noticia a mídia inglesa, os espanhóis não são os únicos. Na lista de interessados também estão o Porto e o Bayer Leverkusen, grande sensação do futebol europeu em 2024/25.

Ainda não se fala em valores, mas acredita-se que as chances de o jovem sair da Inglaterra serão maiores caso o Leeds não consiga o acesso para a primeira divisão. Na atual posição do clube na tabela, os Whites se classificam para os playoffs, cujo vencedor ganha a terceira vaga para a Premier League. No Leeds desde 2021, o ponta tem contrato até junho de 2026.

Os números de Crysencio Summerville na Champsionship 2023/24*

  • 38 jogos (36 como titular)
  • 17 gols (1º)
  • 8 assistências (2º)
  • 3,1 finalizações por partida (1º)
  • 16 grandes chances criadas (2º)
  • 2,7 passes decisivos por jogo (1º)

*Dados: Sofascore

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.