Dono do Botafogo, John Textor pode trocar de clube na Inglaterra. De acordo com informações do “The Athletic”, o empresário norte-americano está pronto para vender suas ações no Crystal Palace e deseja adquirir um novo time na Premier League.
A bola da vez será o Everton, que está em um processo de venda caótico de Farhad Moshiri para a 777 Partners. Textor pode aproveitar as incertezas que rondam a parceira do Vasco e entrar na corrida pelos Toffees.
John Textor iniciou movimentos para vender o Crystal Palace
Através da Eagle Football Holding, John Textor tem 45% das ações do Crystal Palace e é o maior acionista do clube. O bilionário procurou um banco de investimentos para encontrar um comprador de sua parte na equipe.
A decisão acontece após o dirigente não conseguir se tornar o dono majoritário do Palace e não ter um alto poder de decisão no dia a dia da equipe, como tem em Botafogo e Lyon. Textor já dava indicativos de que tomaria essa decisão em entrevista anteriores caso não recebesse mais forças nos bastidores.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (24), Textor oficializou a intenção de vender o Crystal Palace, se mostrou orgulhoso do trabalho feito no clube e destacou que o comprador poderá ter um futuro promissor pela frente.
— Sinto-me extremamente confiante de que um bom número de potenciais parceiros aproveitará a oportunidade de fazer parte deste futuro promissor.
John Textor está à frente do Palace desde agosto de 2021. À época, desembolsou 86 milhões de libras para comprar 40% das ações do clube.
Everton enche os olhos de Textor
Se conseguir vender o Crystal Palace com agilidade, Textor tentará comprar o Everton. O empresário já havia avisado anteriormente que buscaria a compra de outro time da Premier League se negociasse sua parte no Selhurst Park. O futebol inglês é um ponto central dos negócios do americano.
Textor já iniciou conversas para adquirir o Everton. Ao “The Athletic”, confirmou a situação e explicou um pouco mais de seu movimento. O chefão do Botafogo está estudando a situação e quer se inteirar sobre em que pé estão as tratativas do clube com a 777 Partners.
— Sim (tive conversas sobre a compra do Everton). Eu perguntei a eles se existe uma maneira de resolver toda essa confusão e resolver os problemas de todos. Tenho a mente muito aberta a isso, mas não quero entrar em uma situação em que não seja bem-vindo.
Textor está encantado com a oportunidade. O empresário ressaltou a rica história que o clube possui e destacou sua boa localização.
— O Everton representa o melhor do futebol inglês: as lutas, a glória, a necessidade. Adoro que seja fora de Londres. Todo mundo deveria querer comprar o Everton agora.
Qual o estágio do imbróglio entre Everton e 777 Partners?
Farhad Moshiri acertou a venda de 94,1% das ações do Everton para a empresa em setembro de 2023. Contudo, a 777 ainda não pôde tomar o controle do clube por não ter sido aprovada pela Premier League. Desde então, a holding realizou aportes milionários na equipe.
Agora, a 777 enfrenta um momento delicado e responde na Justiça dos Estados Unidos por acusações de fraude por pegar empréstimos de até 350 milhões de dólares (R$ 1,7 bilhão) e dar como garantia de pagamentos fundos que não lhe pertencem ou que não existem.
Com a venda paralisada, o Everton recebeu outras propostas de compra, além das sondagens de John Textor. Os futuros tanto do clube quanto da empresa, neste momento, são incertos.