Textor dá ‘cartada final’ pelo Crystal Palace enquanto negocia com o Everton

4 minutos de leitura

Dono da Eagle Football Holdings, John Textor tem movimentado os bastidores da Premier League nas últimas semanas. O acionista do Crystal Palace deseja ser mais protagonista no futebol inglês.

O empresário tem 45% das ações do Palace, mas não consegue impor suas decisões. Por isso, entrou como candidato a comprador do Everton, enquanto Farhad Moshiri tenta se livrar do clube. No entanto, há outra possibilidade inesperada envolvendo a equipe do Selhurst Park.

Segundo o ‘Guardian’, Textor avalia ofertas de venda do Palace

Para comprar o Everton, Textor terá que se desfazer de toda sua parte no Palace. A Premier League não permite que um grupo seja dono de dois times da mesma liga.

Nesse sentido, o “Guardian” noticiou, na tarde desta quinta-feira (22), que John Textor teria recebido duas ofertas de venda dos 45% do Crystal Palace.

As ofertas em consideração seriam o resultado de um processo que começou em maio, em que vários investidores em potencial mostrarem interesse, incluindo um do Oriente Médio e outro que dizem ser um grupo apoiado por celebridades esportivas dos EUA.

Acredita-se também que Textor teria mantido discussões com os compatriotas Josh Harris e David Blitzer – que já possuem 18% das ações do Crystal Palace – sobre a compra de suas ações, embora eles ainda não tenham apresentado uma oferta oficial.

Esse processo está sendo conduzido pelos banqueiros americanos Raine Group, que supervisionou aquisições no Chelsea e no Manchester United nos últimos anos.

Textor dá ‘cartada final’ para se tornar majoritário no Palace, diz o ‘The Athletic’

John Textor é acionista majoritário da SAF do Botafogo (Foto: Icon Sport)

Poucas horas depois da informação do “Guardian”, o site “The Athletic” apresentou outra informação. Segundo a apuração, o dirigente teria realizado uma última oferta aos outros três acionistas do Palace para assumir o clube londrino. O norte-americano teme que Steve Parish, Josh Harris e David Blitzer rejeitem a proposta.

Não é a primeira vez que o empresário tenta comprar o restante das ações do Palace. Contudo, a tendência é que essa oferta “exceda os níveis de investimentos anteriores”.

Se mais uma vez for negado por seus pares do Crystal Palace, Textor terá que focar suas ações em completo na compra do Everton, que vive situação financeira delicada.

John Textor pagou 87,5 milhões de libras por 40% do Crystal Palace em 2021 e estendeu suas ações para cerca de 45%, além de ter comprado o Lyon um ano depois por meio de sua empresa, Eagle Football Holdings. A revista “Forbes” avaliou o clube em 624 milhões de libras em maio.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.