Por que John Textor pode estar perto de deixar a Premier League

5 minutos de leitura

O executivo norte-americano John Textor pode estar perto de vender sua participação no Crystal Palace e, com isso, deixar de ser sócio de um clube da Premier League.

O executivo de 59 anos teria recebido uma proposta de 230 milhões de libras, cerca de R$ 1,7 bilhão na cotação atual, do grupo de investidores Sportsbank pela parte que tem no time londrino, segundo o “Daily Mail”.

A oferta compreenderia aos 45% de Textor no Crystal Palace e teria sido feita com base na avaliação do clube. O valor total do time de Selhurst Park foi fixado em 500 milhões de libras (R$ 3,7 bilhões), de acordo com o site.

O Sportsbank seria apenas um dos três interessados em adquirir a fatia, mas os outros postulantes não foram revelados. Textor colocou o banco Raine Group como responsável por mapear as propostas, e a entidade agora se encarrega de definir o acordo ideal.

Sportsbank tem investidores de diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Canadá e partes da Europa. O tabloide britânico ressaltou ter recebido informações de que o grupo admira o trabalho de Steve Parish, presidente do Palace, e gostaria de trabalhar ao lado do executivo.

Fim da ‘era John Textor' na Premier League?

A possível venda colocaria fim a uma trajetória que iniciou em agosto de 2021, quando a empresa Eagle Football Holdings, de John Textor, adquiriu a participação no Crystal Palace.

Desde então, o empresário sofreu alguns reveses ao tentar expandir a atuação no futebol inglês. Textor esperava aumentar a fatia ao assumir a porcentagem de outros sócios do clube londrino, mas não teve sucesso.

Pouco depois, tentou comprar o Queens Park Rangers (QPR), time da Championship, de acordo com o “The Athletic”, e a negociação também não avançou.

John Textor Crystal Palace
John Textor em ação na Europa (Foto: Icon Sport)

Para completar, em julho, o norte-americano voltou esforços para a aquisição do Everton e até se tornou um dos favoritos a suceder o proprietário Farhad Moshiri. O executivo tinha um “período de exclusividade” para fechar a aquisição, mas precisava vender a participação que tem no Palace antes de concluir qualquer acordo, visto que a Premier League não permite que dois clubes da liga pertençam ao mesmo dono.

Em setembro, Textor afirmou que estava perto de concluir a venda do Palace, mas nenhum negócio foi feito. Logo após, o grupo empresarial Friedkin Group (TFG) chegou a um acordo de aquisição de 94% das ações do Everton, e adicionou mais uma frustração à lista do norte-americano.

Atualmente, John Textor tem, por meio da Eagle Football Holdings, outros três clubes espalhados pelo mundo: BotafogoLyon, da França, e RWD Molenbeeck, da Bélgica.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.