Empresário diz que Textor interferiu em transferência de jogador para a Premier League

4 minutos de leitura

Um reforço do Everton chegou à Premier League na última janela de transferências graças a um nome conhecido no futebol brasileiro: John Textor.

✅Siga a PL Brasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp

O executivo norte-americano mudou a trajetória do meio-campista belga Orel Mangala, de 26 anos, de acordo com Giovanni Bia, empresário do jogador.

John Textor altera os planos

Tudo caminhava para que Mangala fosse o novo reforço da Fiorentina. No entanto, houve reviravolta no último dia da janela de transferências e o atleta assinou como o Everton por empréstimo até o final da atual temporada.

Porém, Mangala pertence ao Lyon, um dos clubes administrados por John Textor, e Giovanni Bia apontou interferência do norte-americano no processo em entrevista ao site “Tuttomercatoweb”.

— O presidente (Textor) decidiu entregar Mangala ao Everton, e tudo desmoronou. Os números do empréstimo eram de um total de 25-30 milhões de euros. Ele estava quase indo para Florença, mas tudo caiu por terra.

Orel Mangala pelo Everton
Orel Mangala pelo Everton. Foto: IMAGO

O belga foi jogador do Nottingham Forest entre 2022 e 2024. No início do ano, chegou por empréstimo ao Lyon e, ao final da temporada, o clube francês acionou a cláusula 17,5 milhões de euros (R$ 106 milhões). Pouco tempo depois, o meia negociou um novo empréstimo, dessa vez para a Fiorentina.

Na entrevista, o empresário não descartou a possibilidade de Mangala voltar a negociar com a Fiorentina para a temporada 2025/2026.

— As negociações poderiam recomeçar no verão? Dada a grande apreciação do jogador e da Fiorentina, acho que sim, mas depende do Everton e do caminho que eles tomarão. Mas repito, o jogador deu seu sim à Viola.

A relação entre John Textor e Everton

Nas últimas semanas, o nome de Textor tem sido fortemente ligado ao do Everton. O atual proprietário dos Toffees, Farhad Moshiri, está buscando um comprador pra equipe. A 777 Partners chegou a tentar a aquisição, mas o acordo não foi finalizado.

Textor tem 45% das ações do Crystal Palace e está avaliando opções para se desfazer de sua parte no clube. Na sequência, a ideia do empresário é fechar a compra do Everton. Isso porque a Premier League não permite que um grupo seja dono de dois times ou mais na competição.

Enquanto isso, os Toffees estão lutando para se recuperar na temporada. O time faz a pior campanha no Campeonato Inglês, está na lanterna da tabela e ainda não pontuou.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.