John Textor deu um passo importante para comprar o Everton. Dono da Eagle Football Holdings, o empresário é acionista de Botafogo, Lyon, Crystal Palace e RWD Molenbeek.
De acordo com o “The Athletic”,Textor ganhou a exclusividade no processo de aquisição do clube do Goodson Park. Isso deixa o norte-americano mais perto dos Toffees, mas ainda existem processos a serem superados.
John Textor se aproxima do Everton, mas precisa vender ações do Crystal Palace antes
O interesse do dirigente em comprar o Everton atravessa alguns meses. Agora, Textor assinou acordos com Fahrad Moshiri, empresário dono de 94% das ações do clube. O estadunidense terá a preferência da compra da instituição por um determinado período.
No entanto, para que a compra do Everton seja selada, Textor precisa vender sua parte no Crystal Palace. O gestor tem 45% das ações do clube londrino e está disposto a se livrar dessa parte para que possa assumir um projeto onde tenha maior protagonismo.
A Premier League não permite que a mesma empresa seja dona de dois clubes diferentes da liga ao mesmo tempo. John Textor contratou o banco Raine Group para buscar compradores de sua fatia no Palace em maio.
Apesar de ser o principal acionista do Crystal Palace, o dono do Botafogo reclama de não ter autonomia das decisões que cercam o clube. Tudo que acontece no Selhurst Park passa pela escolha de um colegiado formado com todos os acionistas.
A incerta situação do Everton
As negociações entre Everton e Textor esfriaram recentemente. Isso porque o Friedkin Group recebeu o período de exclusividade do clube e ficou perto de fechar a compra.
No entanto, a empresa se retirou da briga após realizar diligências no clube. A situação financeira e os empréstimos contraídos junto à 777 Partners preocuparam o Friedkin Group. Com isso, Textor voltou ao páreo.
A 777 também ficou perto de comprar o Everton em 2023, mas a negociação foi barrada pela Premier League e, poucos meses depois, a empresa norte-americana apresentou colapso financeiro.