O empresário John Textor está prestes a selar acordo para venda de sua participação no Crystal Palace ao grupo de investidores Sportsbank.
A negociação é de 230 milhões de libras (cerca de R$ 1,8 bilhão na cotação atual) pelos 45% do executivo no clube, segundo o “Daily Mail”. Desde o início a corporação despontou como a favorita entre os três postulantes à compra.
O grupo tem investidores de diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Canadá e partes da Europa. O jornal ressaltou ter recebido informações de que o Sportsbank admira o trabalho de Steve Parish, presidente do Palace, e gostaria de trabalhar ao lado do executivo. Além de Parish, Josh Harris e David Blitzer também são coproprietários do clube.
Os outros interessados seriam o empresário da tecnologia Stanley Tang e o consórcio esportivo da Morgan Stanley, Bejan Esmaili, que tem o técnico do Dallas Mavericks (NBA), Jason Kidd, e executivos sauditas entre os integrantes.
Para que os dois postulantes voltem à disputa, será necessário que os planos da Sportsbank “entrem em colapso”, como destacou o “Daily Mail”. A transação de Textor com o grupo está em “fase avançada” e deve ter um desfecho até o início de fevereiro de 2025.
Se o negócio evoluir rápido, é possível até que os investidores apliquem recursos na janela de transferências de janeiro. Textor “está convencido” que o Sportsbank vai conseguir concluir a negociação e ser aprovado pelos órgãos regulatórios da Premier League, segundo o site.
John Textor na Premier League
Isso encerraria a era John Textor na Premier League, que começou em agosto de 2021, quando a empresa Eagle Football Holdings, do norte-americano, comprou parte do Palace. Desde então, o executivo tenta –sem sucesso — expandir a atuação no futebol inglês.
Textor quis ampliar a fatia no time de Londres, mas não conseguiu. Além disso, almejou também o Everton, e até se tornou um dos favoritos a suceder o proprietário Farhad Moshiri, mas precisava vender a participação no Crystal Palace antes de concluir qualquer acordo, visto que a Premier League não permite que dois times da liga pertençam ao mesmo dono.
O empresário afirmou, em setembro, que estava perto de concluir a venda, mas nenhuma transação foi feita. Logo após, o grupo empresarial Friedkin Group (TFG) chegou a um acordo de aquisição de 94% das ações do Everton, e adicionou mais uma frustração à lista do norte-americano.
Atualmente, John Textor tem, por meio da Eagle Football Holdings, outros três clubes: o brasileiro Botafogo, o Lyon, da França, e o RWD Molenbeeck, da Bélgica.