John Stones – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
278
John Stones
Foto: Reprodução/AFP

Antes de tudo, John Stones é um zagueiro inglês, de 27 anos, que atualmente joga no Manchester City. Em princípio, nascido em Barnsley, começou sua carreira no time da cidade, onde ficou 12 anos da sua vida. Posteriormente, passou pelo Everton, até chegar aos Citizens em 2016. Nesse meio tempo, conquistou títulos da Premier League, e o consideram um dos melhores da sua posição.

John Stones – Início da carreira

Decerto, o “berço” de John Stones no futebol foi o Barnsley FC, clube que hoje disputa a Championship. A saber, o atleta chegou ao clube em 2001, com apenas sete anos de idade, e se profissionalizou aos 18, em 2012. Assim, estreou no time em uma partida da 2ª divisão contra o Reading, substituindo um dos seus companheiros. Entretanto, naquela época ainda jogava como lateral-direito.

Trajetória, conquistas e highlights de John Stones

Em suma, como profissional John Stones só ficou uma temporada no clube de South Yorkshire. Era notória sua qualidade e efetividade defensiva, para um atleta de apenas 18 anos de idade. Então, após rumores, o Everton, da Premier League, o contratou no mercado da bola por 3 milhões de libras na temporada 2012/13, sem muito alarde no mercado de transferências.

Nos Toffees demorou a ter sua primeira chance, pois disputava com os laterais-direitos. No entanto, na temporada 2013/14, o treinador observando os 1,88m de John Stones e suas grandes habilidades defensivas pelo chão e na bola aérea. Então, decidiu mudá-lo de posição. Assim, ele virou zagueiro, e logo tomou a vaga de titular.

Aliás, sua grande velocidade, poder de antecipação e bola aérea defensiva o colocou logo entre os melhores zagueiros jovens da Premier League. Dessa forma, jogou mais três temporadas no Everton em altíssimo nível, o que chamaria a atenção no mercado da bola.

Transferências e mercado da bola – John Stones

Dessa maneira, o zagueiro dos Blues começou a chamar a atenção do mercado de transferências e rumores começaram a surgir. De tal forma que os maiores clubes da europa queriam contratá-lo e faziam sondagens junto ao Everton. E assim chegaram contatos de Barcelona, Real Madrid, Bayern, Arsenal, Chelsea, Juventus e muitos outros.

No entanto, o time que conseguiu convencer o clube de Liverpool a liberar o prodígio foi o Manchester City. Dessa forma, os Citizens desembolsaram a “bagatela” de 55,6 milhões de euros pelo defensor no mercado da bola, agitando o mercado de transferências.

No novo clube, John Stones já chegou sendo titular em 2016. De lá para cá, já atuou em mais de 100 partidas e fez exatamente 10 gols. Além disso, conquistou três títulos da Premier League e chegou a uma final de Champions em 20/21, perdida para o Chelsea.

Decerto, John Stones sempre foi figurinha carimbada nos rumores de transferências. No entanto, com 27 anos de idade, já não chama mais tanta atenção de grandes clubes. Além disso, não seria vantajoso para o Manchester City vendê-lo por mais barato que 55 milhões de euros. Aliás, o clube renovou seu contrato recentemente por mais quatro anos, até 2026.

O único rumor sobre John Stones no mercado da bola nos últimos anos, aconteceu em 2020 quando especulou-se uma possível ida dele para o Chelsea. Mas, não properou, e os Blues ficaram com Thiago Silva.