Por que a Premier League vai pagar mais de R$ 40 milhões à polícia e como isso afeta os jogos

4 minutos de leitura

A Premier League vai realizar um pagamento à parte de 7 milhões de libras (R$ 43 milhões) à polícia inglesa.

A ação é uma medida que visa conter danos nos jogos de alto risco e flexibilizar os horários dos jogos do campeonato. A informação é do “Mail Sport”.

A quantia será dividida entre as forças de segurança do país que tenham dois ou mais times da Premier League em seu território. O investimento é visto como um “agrado” da liga à polícia e será feito como uma doação.

Pagamento da Premier League à polícia tem a ver com horários das partidas

Os 7 milhões de libras podem ser uma maneira de a Premier League conseguir realizar partidas em cada vez mais tarde nos fins de semana. Atualmente, há uma relutância das autoridades em promover partidas nesses horários por conta do temor de conflitos entre as torcidas e outras confusões.

A partida entre Manchester City e Liverpool, no primeiro turno, por exemplo, estava prevista para começar às 17h30 de um sábado, mas precisou ser realizada às 12h30 (de Londres), 9h30 no horário de Brasília. A polícia apontou preocupações sobre o comportamento das torcidas. As autoridades temem que, quanto mais tarde for o horário do jogo, mais tempo os torcedores terão para ficar nos bares consumindo álcool.

Comercialmente, é preferível que as partidas comecem mais tarde e sejam transmitidas em horário nobre. A ação visa privilegiar ainda mais o público internacional, principalmente os moradores dos Estados Unidos. A partida entre Liverpool e Arsenal, em dezembro, atingiu um pico de audiência de 1,9 milhão de espectadores no país norte-americano, o que é superior à média do Reino Unido.

Gabriel Magalhães em Arsenal e Liverpool (Foto: Icon Sport)

Índices de violência em jogos da Premier League têm crescido

Segundo dados do governo britânico, os incidentes relatados em partidas da Premier League aumentaram cerca de 60% em relação ao período antes da pandemia de Covid-19. Os números de prisões cresceu em 59%, enquanto as invasões de campo subiram aproximadamente 127%.

A partida entre West Bromwich e Wolverhampton, no último sábado (27), pela FA Cup, foi palco de mais um desses incidentes. Cenas de violência no estádio interromperam o jogo por 34 minutos.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.