Relembramos 10 jogos entre times ingleses e brasileiros

6 minutos de leitura

Equipes brasileiras e times ingleses não se enfrentaram tantas vezes, mas muitos jogos ficaram na história… De continentes diferentes, estes duelos ocorreram mais em amistosos ou Mundiais de clubes da Fifa. Dessa forma, a PL Brasil separou 10 jogos entre times brasileiros e ingleses.

10 grandes entre times ingleses e brasileiros

Santos 1×2 Aston Villa – Amistoso em 1972

Nenhuma equipe brasileira enfrentou mais times ingleses do que o Santos. Ao todo, foram 17 confrontos e apenas três vitórias inglesas. A primeira vez que um time inglês derrotou o Santos foi em 1972. O Aston Villa, então na terceira divisão, venceu a equipe brasileira por 2 a 1.

O clube de Birmingham havia comprado um gerador de cinco mil libras apenas para essa partida. O jogo era de grande magnitude pois contava, claro, com Rei Pelé.

Com um público de 54.437 torcedores — muitos para ver de perto o craque brasileiro – os Villains abriram o placar logo aos cinco minutos. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou para McMahon testar para o gol e fazer 1 a 0. O segundo tempo demorou a acontecer já que os brasileiros reclamaram de problemas com um dos holofotes do estádio.

Com 15 minutos da segunda etapa, o Villa ampliou o placar. Rioch foi derrubado dentro da área e, na cobrança do pênalti, Graydon fuzilou a rede do goleiro Cejas.

O Santos partiu para cima e conseguiu marcar, mas a arbitragem anulou o gol do time brasileiro. Pouco tempo depois, o Peixe diminuiu o placar com um belo gol de falta de Edu, que mandou no canto do goleiro.

Se os jogadores do Aston Villa saíram de campo orgulhosos de terem vencido o Santos de Pelé, os torcedores ingleses deixaram o estádio radiantes por terem visto o Rei de perto.

Bolton 3×6 São Paulo – Amistoso em 2003 

São Paulo e Bolton se enfrentaram em um jogo, no mínimo, curioso. A partida de nove gols contou com quatro tentos de Gustavo Nery. Diego Tardelli e Fábio Simplício completaram o marcador para o time brasileiro, enquanto Jay-Jay Okocha, Ibrahim Ba e o brasileiro Jardel anotaram para a equipe inglesa.

O amistoso entre os dois foi disputado no Reebok Stadium, casa do Bolton, em 2003.

Chelsea 0x1 Corinthians – Mundial de clubes da Fifa 2012

Em mais um duelo entre times ingleses e brasileiros pelo Mundial de clubes, o Chelsea perdeu para o Corinthians por 1 a 0 em 2012. A equipe inglesa era comandada pelo técnico Rafa Benítez, que substituiu Roberto Di Matteo. O italiano foi campeão da Champions League, mas demitido após maus resultados.

Os Blues viram o adversário criar boas chances de gol, mas também assustaram e quase abriram o placar, não fosse pelo goleiro Cássio. O único gol da partida saiu aos 23 minutos do segundo tempo. Em chute desviado de Danilo, a bola subiu e, o centroavante Paolo Guerrero, de cabeça, testou para o gol.

O Chelsea ainda marcaria com Fernando Torres, mas a arbitragem assinalou impedimento. Os Blues tentaram o empate, mas foram ineficientes no ataque e viram o time brasileiro levantar o troféu.

Manchester United 3×1 Atlético-MG – Manchester International Football Tournament 1987

Na pré-temporada de 1987/1988, o Manchester United disputou o Manchester International Football Tournament, que também contou com Manchester City, PSV e Atlético Mineiro. Em uma das semifinais, os Reds Devils eliminaram o maior rival por 3 a 1, com gols de Brian McClair (2) e Bryan Robson. Na outra chave, o Galo, também pelo mesmo placar, despachou o time holandês.

Na grande final, disputada no Maine Road, casa do City, o Manchester United mostrou sua força e derrotou o Atlético por 3 a 1, com três gols de McClair. Tita descontou para o Galo.

Vasco 3×1 Manchester United – Mundial de clubes da Fifa 2000

Um dos motivos para a participação do Manchester United no Mundial de 2000 foi para fortalecer a candidatura inglesa à Copa do Mundo de 2006. Para disputar a competição, o United desistiu de participar da Copa da Inglaterra por questões de calendário, o que gerou muito problema.

O clube quase foi suspenso por um ano da copa nacional por pressão da AXA, principal patrocinadora da competição. O Manchester United era um de dois representantes do continente europeu, ao lado do Real Madrid. Os Red Devils acabaram eliminados na fase de grupos, com uma vitória, um empate e uma derrota.

O revés foi justamente para o Vasco, campeão da Copa Libertadores dois anos antes. No dia 8 de janeiro, em um ensolarado e quente Rio de Janeiro, o United foi facilmente vencido pelo Gigante da Colina por 3 a 1.

Romário (aos 24 e 26 minutos) e Edmundo em gol marcante (aos 43) fizeram 3 a 0 ainda no primeiro tempo, que teve péssima exibição de Gary Neville, com duas falhas clamorosas. Na segunda etapa, não deu chance para o United. O volante Nicky Butt descontou no fim da partida.

Internacional 3×1 Manchester City pelo Torneio Joan Gamper, em Barcelona, em 1982

Internacional e Manchester City se enfrentaram na final do Torneio Joan Gamper, disputado em 1982. Para chegar lá, os Citizens eliminaram o Colônia, da Alemanha, nos pênaltis, após um empate em 1 a 1.

Já o Inter arrancou um empate em 0 a 0 com o Barcelona, de Diego Maradona, e venceu nas penalidades, triunfou por 4 a 1. A grande final entre brasileiros e ingleses teve vitória colorada. O City perdeu para o Inter por 3 a 1 e viu o adversário levantar o troféu.

Gols de Edvaldo, Paulo Cezar e Fernando Roberto para o time brasileiro, com MacDonald descontando para os ingleses.

Liverpool 0x3 Flamengo – Mundial de clubes da Fifa 1981

O Liverpool vivia a sua era de ouro, ganhando títulos a cada temporada. O torcedor dos Reds assistia a um dos grandes times de todos os tempos da história do futebol inglês.

Era a primeira vez que os Reds disputavam o Mundial já que na outra oportunidade, em 1978, tanto o clube como o Boca Juniors desistiram de participar do torneio. O primeiro tempo foi apático do Liverpool, que viu o Flamengo marcar três vezes.

Após lançamento de Zico, Nunes invadiu a área sozinho e só tocou na saída do goleiro. O placar era aberto logo aos 13 minutos e nada de reação do Liverpool.

O Rubro-Negro ampliou o placar aos 34 minutos. Zico cobrou falta no meio do gol, o goleiro deu rebote e o volante Andrade só empurrou para a rede.

Depois, Nunes foi novamente lançado e bateu cruzado para anotar o terceiro. O que se viu na segunda etapa foi o time brasileiro tocando a bola e esperando o tempo passar.

Palmeiras 0x1 Manchester United – Mundial de clubes da Fifa 1999

O Mundial de clubes de 1999 contou com um grande duelo entre o Manchester United, campeão europeu, e o Palmeiras, vencedor da Libertadores. O United era basicamente o mesmo time campeão da Champions League que havia vencido o Bayern de Munique na final, com dois gols nos acréscimos, com exceção de Peter Schmeichel, que havia deixado o clube.

Aos 35 minutos, Giggs cruzou da linha de fundo, o goleiro Marcos ‘caçou borboleta’ e Keane apareceu na área para completar de cabeça: 1 a 0 para os ingleses.

O United tomou vários sustos com o ataque do Palmeiras e precisou da ótima atuação do goleiro Bosnich. Após o apito final, o troféu foi para o clube inglês. No entanto, os jogadores dos Red Devils pouco comemoraram. Foi a primeira conquista – e até agora única – do Mundial de clubes por um clube inglês em sua história.

Santos 4×2 Sheffield Wednesday – Amistoso em 1962

O Santos do Rei Pelé excursou bastante pela Europa. Em uma de suas turnês por gramados europeus, o Peixe desembarcou em Sheffield para jogar sua primeira partida em solo inglês. O jogo contra o Sheffield Wednesday atraiu a atenção da cidade toda. Mais de 50 mil ingleses se aglomeraram para ver o time brasileiro em campo.

Com um hat-trick de Coutinho e outro gol de Pelé, o Santos derrotou os Owls por 4 a 2 e ganhou rasgados elogios de adversários e da imprensa inglesa.

São Paulo 1×0 Liverpool – Mundial de clubes da Fifa 2005

Fazia doze anos que equipes brasileiras não venciam times ingleses ou até de outro continente na final do Mundial. O Liverpool derrotou o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, facilmente por 3 a 0, com gols de Peter Crouch (2) e Steven Gerrard, antes de enfrentar o São Paulo na decisão.

Os Reds contavam com ótimo desempenho defensivo e não haviam sofrido gol nos últimos 11 jogos. No entanto, o São Paulo abriu o placar logo no primeiro tempo.

Recuado, o centroavante Aloísio dominou no peito e viu a ultrapassagem do volante Mineiro. Com um belo passe por cima, achou o companheiro, que só tirou do goleiro Pepe Reina para abrir o placar.

Depois do gol, o Liverpool foi para cima, mas parou na grande noite de Rogério Ceni, que fez grandes defesas. Até hoje, os Reds nunca venceram o Mundial de clubes.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]