Relembramos 10 jogos entre times ingleses e brasileiros

Atenção, cornetas: essa lista foi muito difícil de montar!

jogos entre times ingleses e brasileiros

Equipes ingleses enfrentaram times brasileiros não se enfrentaram tantas vezes, mas muitos jogos ficaram na história.. De continentes diferentes, estes duelos ocorreram mais em amistosos ou Mundiais de clubes da Fifa. Dessa forma, separamos 10 grandes jogos entre times brasileiros e ingleses.

10 grandes jogos entre times ingleses e brasileiros

Santos 1×2 Aston Villa – Amistoso em 1972

Nenhuma equipe brasileira enfrentou mais times ingleses do que o Santos. Ao todo, foram 17 confrontos e apenas três vitórias inglesas.

A primeira vez que um time inglês derrotou o Santos foi em 1972. O Aston Villa, então na terceira divisão, venceu a equipe brasileira por 2 a 1.

O clube de Birmingham havia comprado um gerador de cinco mil libras apenas para essa partida. O jogo era de grande magnitude pois contava, claro, com Rei Pelé.

Com um público de 54.437 torcedores – muitos para ver de perto o craque brasileiro – os Villains abriram o placar logo aos cinco minutos.

Pelé era a grande estrela do jogo entre Santos e Aston Villa

Em cobrança de escanteio, a bola sobrou para McMahon testar para o gol e fazer 1 a 0. O segundo tempo demorou a acontecer já que os brasileiros reclamaram de problemas com um dos holofotes do estádio.

Com 15 minutos da segunda etapa, o Villa ampliou o placar. Rioch foi derrubado dentro da área e, na cobrança do pênalti, Graydon fuzilou a rede do goleiro Cejas.

O Santos partiu para cima e conseguiu marcar, mas a arbitragem anulou o gol do time brasileiro. Pouco tempo depois, o Peixe diminuiu o placar com um belo gol de falta de Edu, que mandou no canto do goleiro.

Se os jogadores do Aston Villa saíram de campo orgulhosos de terem vencido o Santos de Pelé, os torcedores ingleses deixaram o estádio radiantes por terem visto o Rei de perto.

Bolton 3×6 São Paulo – Amistoso em 2003 

São Paulo e Bolton se enfrentaram em um jogo, no mínimo, curioso. A partida de nove gols contou com quatro tentos de Gustavo Nery. Diego Tardelli e Fábio Simplício completaram o marcador para o time brasileiro, enquanto Jay-Jay Okocha, Ibrahim Ba e o brasileiro Jardel anotaram para a equipe inglesa.

O amistoso entre os dois foi disputado no Reebok Stadium, casa do Bolton, em 2003.

Leia mais: 10 clássicos marcantes entre Manchester United e Liverpool na era Premier League

Chelsea 0x1 Corinthians – Mundial de clubes da Fifa 2012

Em mais um duelo entre times brasileiros e ingleses pelo Mundial de clubes, o Chelsea perdeu para o Corinthians por 1 a 0 em 2012.

A equipe inglesa era comandada pelo técnico Rafa Benítez, que substituiu Roberto Di Matteo. O italiano foi campeão da Champions League, mas demitido após maus resultados.

Os Blues viram o adversário criar boas chances de gol, mas também assustaram e quase abriram o placar, não fosse pelo goleiro Cássio.

O único gol da partida saiu aos 23 minutos do segundo tempo. Em chute desviado de Danilo, a bola subiu e, o centroavante Paolo Guerrero, de cabeça, testou para o gol.

O Chelsea ainda marcaria com Fernando Torres, mas a arbitragem assinalou impedimento. Os Blues tentaram o empate, mas foram ineficientes no ataque e viram o time brasileiro levantar o troféu.

Manchester United 3×1 Atlético-MG – Manchester International Football Tournament 1987

Na pré-temporada de 1987/1988, o Manchester United disputou o Manchester International Football Tournament, que também contou com Manchester City, PSV e Atlético Mineiro.

Em uma das semifinais, os Reds Devils eliminaram o maior rival por 3 a 1, com gols de Brian McClair (2) e Bryan Robson. Na outra chave, o Galo, também pelo mesmo placar, despachou o time holandês.

Na grande final, disputada no Maine Road, casa do City, o Manchester United mostrou sua força e derrotou o Atlético por 3 a 1, com três gols de McClair. Tita descontou para o Galo.

Vasco 3×1 Manchester United – Mundial de clubes da Fifa 2000

Um dos motivos para a participação do Manchester United no Mundial de 2000 foi para fortalecer a candidatura inglesa à Copa do Mundo de 2006

Para disputar a competição, o United desistiu de participar da Copa da Inglaterra por questões de calendário, o que gerou muito problema.

O clube quase foi suspenso por um ano da copa nacional por pressão da AXA, principal patrocinadora da competição.

O Manchester United era um de dois representantes do continente europeu, ao lado do Real Madrid. Os Red Devils acabaram eliminados na fase de grupos, com uma vitória, um empate e uma derrota.

Leia mais

Quiz: Que treinador da Premier League você é?

O revés foi justamente para o Vasco, campeão da Copa Libertadores dois anos antes. No dia 8 de janeiro, em um ensolarado e quente Rio de Janeiro, o United foi facilmente vencido pelo Gigante da Colina por 3 a 1.

Romário (aos 24 e 26 minutos) e Edmundo em gol marcante (aos 43) fizeram 3 a 0 ainda no primeiro tempo, que teve péssima exibição de Gary Neville, com duas falhas clamorosas.

Na segunda etapa, não deu chance para o United. O volante Nicky Butt descontou no fim da partida.

Internacional 3×1 Manchester City pelo Torneio Joan Gamper, em Barcelona, em 1982

Internacional e Manchester City se enfrentaram na final do Torneio Joan Gamper, disputado em 1982. Para chegar lá, os Citizens eliminaram o Colônia, da Alemanha, nos pênaltis, após um empate em 1 a 1.

Já o Inter arrancou um empate em 0 a 0 com o Barcelona, de Diego Maradona, e venceu nas penalidades, triunfou por 4 a 1.

A grande final entre brasileiros e ingleses teve vitória colorada. O City perdeu para o Inter por 3 a 1 e viu o adversário levantar o troféu.

Gols de Edvaldo, Paulo Cezar e Fernando Roberto para o time brasileiro, com MacDonald descontando para os ingleses.

Liverpool 0x3 Flamengo – Mundial de clubes da Fifa 1981

O Liverpool vivia a sua era de ouro, ganhando títulos a cada temporada. O torcedor dos Reds assistia a um dos grandes times de todos os tempos da história do futebol inglês.

Era a primeira vez que os Reds disputavam o Mundial já que na outra oportunidade, em 1978, tanto o clube como o Boca Juniors desistiram de participar do torneio. O primeiro tempo foi apático do Liverpool, que viu o Flamengo marcar três vezes.

Leia mais: Manipulação de resultado marcou último Liverpool x Man United antes da 1ª Guerra

Após lançamento de Zico, Nunes invadiu a área sozinho e só tocou na saída do goleiro. O placar era aberto logo aos 13 minutos e nada de reação do Liverpool.

O Rubro-Negro ampliou o placar aos 34 minutos. Zico cobrou falta no meio do gol, o goleiro deu rebote e o volante Andrade só empurrou para a rede.

Depois, Nunes foi novamente lançado e bateu cruzado para anotar o terceiro. O que se viu na segunda etapa foi o time brasileiro tocando a bola e esperando o tempo passar.

Palmeiras 0x1 Manchester United – Mundial de clubes da Fifa 1999

O Mundial de clubes de 1999 contou com um grande duelo entre o Manchester United, campeão europeu, e o Palmeiras, vencedor da Libertadores.

O United era basicamente o mesmo time campeão da Champions League que havia vencido o Bayern de Munique na final, com dois gols nos acréscimos, com exceção de Peter Schmeichel, que havia deixado o clube.

Aos 35 minutos, Giggs cruzou da linha de fundo, o goleiro Marcos ‘caçou borboleta' e Keane apareceu na área para completar de cabeça: 1 a 0 para os ingleses.

O United tomou vários sustos com o ataque do Palmeiras e precisou da ótima atuação do goleiro Bosnich.

Após o apito final, o troféu foi para o clube inglês. No entanto, os jogadores dos Red Devils pouco comemoraram. Foi a primeira conquista – e até agora única – do Mundial de clubes por um clube inglês em sua história.

Santos 4×2 Sheffield Wednesday – Amistoso em 1962

O Santos do Rei Pelé excursou bastante pela Europa. Em uma de suas turnês por gramados europeus, o Peixe desembarcou em Sheffield para jogar sua primeira partida em solo inglês.

O jogo contra o Sheffield Wednesday atraiu a atenção da cidade toda. Mais de 50 mil ingleses se aglomeraram para ver o time brasileiro em campo.

Com um hat-trick de Coutinho e outro gol de Pelé, o Santos derrotou os Owls por 4 a 2 e ganhou rasgados elogios de adversários e da imprensa inglesa.

São Paulo 1×0 Liverpool – Mundial de clubes da Fifa 2005

Fazia doze anos que equipes brasileiras não venciam times de outro continente na final do Mundial. O Liverpool derrotou o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, facilmente por 3 a 0, com gols de Peter Crouch (2) e Steven Gerrard, antes de enfrentar o São Paulo na decisão.

Os Reds contavam com ótimo desempenho defensivo e não haviam sofrido gol nos últimos 11 jogos. No entanto, o São Paulo abriu o placar logo no primeiro tempo.

Recuado, o centroavante Aloísio dominou no peito e viu a ultrapassagem do volante Mineiro. Com um belo passe por cima, achou o companheiro, que só tirou do goleiro Pepe Reina para abrir o placar.

Depois do gol, o Liverpool foi para cima, mas parou na grande noite de Rogério Ceni, que fez grandes defesas. Até hoje, os Reds nunca venceram o Mundial de clubes.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • 5 vira-casacas da Premier League