O futebol na época do Natal é uma tradição na Inglaterra. Desde 1957, a Terra da Rainha recebe o Boxing Day, feriado celebrado no Reino Unido desde o fim do século XIX e que é acompanhado vários jogos do Campeonato Inglês. Em 2023/24, não será diferente. Haverá cinco jogos de Premier League no dia 26 de dezembro.
Entretanto, neste ano, haverá uma novidade. A Premier League terá um jogo na véspera de Natal após quase 30 anos. Wolverhampton e Chelsea se enfrentam no dia 24 de dezembro, às 10h (horário de Brasília), no Molineux Stadium, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Inglês.
A última vez que que houve uma partida de Premier League na véspera do Natal foi em 1995, num clássico entre Leeds e Manchester United disputado no Elland Road com 40 mil pessoas. O duelo terminou com uma vitória por 3 a 1 para o time mandante, o que causou êxtase para os torcedores dos Whites.
Afinal, a equipe havia acabado de ser derrotado por 6 a 2 para o Sheffield Wednesday. O jornal “Yorkshire Evening Post”, de Leeds, chamou o triunfo de “o melhor Natal da vida” da torcida do clube da casa.
O Manchester United, do técnico Alex Ferguson, não estava bem. Vinha de quatro partidas sem vencer e viu os planos irem por água abaixo quando Nicky Butt fez pênalti, convertido por Gary McAllister.
Andy Cole empatou por volta dos 30 minutos, mas Tony Yeboah colocou o Leeds em vantagem novamente ainda no primeiro tempo. Brian Deane fechou o placar que se tornou um presente de Natal para os torcedores dos Whites.
Como foi o último jogo da Premier League no Natal
Pode parecer loucura, mas já aconteceram partidas do Campeonato Inglês em pleno dia 25 de dezembro, antes mesmo da era Premier League. A última foi disputada entre Blackpool e Blackburn em 1965, no Bloomfield Road. O time da casa venceu por 4 a 2 na ocasião, em um jogo emocionante na costa noroeste, já que ambos lutavam contra o rebaixamento.
Neil Turner abriu o placar para o Blackpool, mas George Jones empatou ainda no primeiro tempo. Bobby Waddell, Roy Charnley e Alan Ball emplacaram três gols seguidos e Mike England descontou. Os Rovers, que foram muito prejudicados por um surto de poliomelite no início da campanha, acabaram rebaixados naquela temporada.
A vitória do Blackpool foi vista como uma “revanche”, já que o primeiro jogo do Campeonato Inglês que aconteceu no dia de Natal foi em 1959. Uma vitória pelo placar mínimo do Blackburn sobre o rival local, com gol de Ray Charnley.