Não é novidade que os brasileiros sempre chamam a atenção das grandes ligas da Europa, e com a Premier League não é diferente. O Brasil é o segundo país com mais jogadores contratados pelos ingleses nos últimos dez anos, com 71, atrás apenas da Espanha com 72, segundo o “Transfermarkt”.
Com os olhares voltados para o país, o Brasil movimenta o mercado de transferências entre os times da Premier League. Só que nem todas as negociações são finalizadas.
Brasileiros que quase jogaram na Premier League
Muitos nomes quase desfilaram pelos campos na Inglaterra. Ídolo do Palmeiras, um “parça” do Neymar e até campeão da Copa do Mundo ficaram perto de jogar na Premier League.
Thiago Neves
Pouco tempo depois de se destacar no futebol brasileiro, mais precisamente em 2008, Thiago Neves era um dos destaques do Fluminense. Pela Libertadores, conduziu o time ao vice-campeonato aos 23 anos e chegou a marcar um hat-trick na final contra a LDU no Maracanã.
Depois da campanha pela Libertadores, Neves assinou com o Hamburgo. Só que ele quase tomou outro destino na carreira. Em 2019, durante uma entrevista ao canal no YouTube “De Sola”, o então jogador do Cruzeiro, confirmou que houve interesse do Manchester City em sua contratação. Na época, o clube de Etihad estava passando por um processo de reformulação e contava com Jô no elenco.
Lucas Lima
Revelado na Inter de Limeira e com passagem por Internacional e Sport, Lucas Lima ganhou destaque no futebol brasileiro com a camisa do Santos. No clube do litoral paulista, o meia quase jogou no Barcelona em 2017.
Uma temporada antes, em 2016/2017, o Crystal Palace estava de olho no substituto de Yannick Bolasie, vendido ao Everton e hoje está no Criciúma. Os Eagles voltaram os olhares para Santos e sinalizaram uma proposta de 20 milhões de euros, recusada por Lucas Lima. A ideia do jogador era assinar com um time de primeiro escalão da Europa.

Aislan
Aos 20 anos, Aislan era um dos grandes nomes para o futuro do São Paulo. Em 2008, ainda na base do Tricolor Paulista, ele foi emprestado para um período teste no Sheffield United. Na época, o zagueiro despertou o interesse do Liverpool.
Os dois clubes iniciaram as negociações, porém ele nunca assinou com os Reds. Em 2014, Aislan conversou com a “ESPN” e declarou que não sabe os motivos para o acordo não se finalizado. “Queria muito ter ido para o Liverpool”, acrescentou na entrevista.

Muller
Um dos grandes nomes do futebol brasileiro, Muller possuí um currículo recheado, com destaque para as passagens pelo São Paulo. Em 1994, o atacante recém campeão da Copa do Mundo despertou o interesse da Premier League e negociou com o Everton.
Muller chegou a viajar para Liverpool e estava prestes a assinar o contrato, porém as negociações não concretizaram por divergências de repasses financeiros e a cláusula contratual. No mesmo ano, ele se transferiu para o Kashiwa Reysol.
Lulinha
Revelado pelo Corinthians, Lulinha é um dos grandes nomes da base do futebol brasileiro. Pelo Timão foram 297 gols, maior artilheiro das academias do clube. Ele foi promovido ao time principal em 2007 e com status de promessa, despertou o interesse da Europa.
Na época, Tottenham e Chelsea disputaram a contratação do jogador, negociação que jamais se confirmou. Em 2015, durante uma entrevista ao “Terra”, Lulinha revelou que chegou a negociar com o Manchester United antes de ser promovido ao time principal do Corinthians.
Kléber Gladiador
Formado no São Paulo, Kléber “Gladiador” assinou com o Dínamo de Kiev em 2004. Quatro anos depois ele retornou ao Brasil, dessa vez para vestir a camisa do Palmeiras por empréstimo, até chegar ao Cruzeiro. Na equipe mineiro, em apenas cinco menos, o atacante obteve destaque e despertou o interesse do futebol inglês.
O Liverpool estava de olho em opções para reforçar o ataque, que contava com Fernando Torres e Dirk Kuyt, e iniciou as negociações com Kléber. O desejo do jogador em permanecer no time mineiro impediu o acordo.
Dedé
Vivendo grande fase em 2012, Dedé era um dos grandes nomes do Vasco e um dos melhores zagueiros do país. O desempenho chamou a atenção do Queens Park Rangers.
O QPR enviou uma proposta de 12 milhões de euros pelo brasileiro, a maior que o Vasco recebeu pelo jogador. Mas a oferta foi recusada por Dedé, almejando uma vaga na seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014.

Leandro Damião
Um dos maiores nomes da história recente e décimo maior artilheiro do Internacional, Leandro Damião enfrentou uma novela entre 2011 e 2013. A pedido de Harry Redknapp, o Tottenham tentou a contratação do atacante no início da temporada 2011/2012.
As negociações foram retomadas em 2012, com André Villas Boas no comando dos Spurs. O atacante se destacava nas Olímpiadas de Londres ao marcar seis gols. Um ano depois o clube tentou outro acordo mais uma vez em vão. Meses depois ele assinou com o Santos.

Marcos
Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, Marcos construiu toda a carreira vestindo a camisa Alviverde. Com a queda para a segunda divisão, o clube visava a reestruturação. Em janeiro de 2003, o Arsenal esteve perto de contratar o goleiro.
Marcos viajou até Londres para conhecer as instalações e assinar o contrato. A transferência estava prestes a se concretizar, até que ocorreu uma reviravolta e goleiro, que se transformaria em “São Marcos”, permaneceu no Brasil para continuar a história com o Palmeiras.

Everton Cebolinha
Artilheiro na Copa América e destaque do Grêmio, Everton Cebolinha se tornou alvo de especulações em 2019. Ele foi ligado ao Manchester United, mas foi o Arsenal que chegou perto de assinar com o jogador.
Os Gunners sinalizaram uma proposta de 40 milhões de euros por Everton, valor considerado baixo pelo Grêmio. O acordo não avançou e um ano depois o jogador se transferiu para o Benfica. Desde 2022 está no Flamengo.
