Zagueiro do Manchester City há poucos anos, Vincent Kompany mal trocou as chuteiras pela prancheta e conquistou seu primeiro título na carreira, agora como técnico, nesta temporada. O belga devolveu o Burnley à Premier League ao garantir o título da Championship. Assim como Kompany, outros ex-atletas se tornaram técnicos recentemente. Veja a lista com alguns nomes.
Ex-jogadores que viraram técnicos
Michael Carrick
Gutting. Thank you for your incredible support, #Boro fans ❤️ #UTB pic.twitter.com/nxXhcLZNr7
— Middlesbrough FC (@Boro) May 17, 2023
Ídolo do Manchester United, Michael Carrick marcou época para quem acompanha futebol nas décadas de 2000 e 2010. O ex-volante foi campeão de cinco Premier Leagues, uma Champions League e um Mundial de Clubes com os Red Devils. Se aposentou na temporada 2017/18 e, logo depois, estava trabalhando como auxiliar-técnico do United. Comandou o time em três partidas como interino em 2021/22, das quais venceu duas.
Na temporada 2022/23 ele aceitou seu primeiro desafio como treinador principal de um clube. Assumiu o Middlesbrough já com a temporada em andamento e fez o clube sonhar com uma volta à Premier League. O Boro lutava na parte de baixo na tabela e teve uma ascensão meteórica com a chegada de Carrick.
O quarto lugar levou o time aos playoffs, mas a equipe acabou fracassando sendo eliminada pelo Luton Town. Porém o clube pensa em estender o contrato do técnico para 2023/24 após 33 partidas e 18 vitórias no comando do clube.
Xabi Alonso
💬 @XabiAlonso: „We are happy to reach the semifinals, but we want more!“
🔜 #B04ASR I #UEL I #ForOurDream I #Bayer04 pic.twitter.com/25NyVZmfDZ
— Bayer 04 Leverkusen (@bayer04_en) May 17, 2023
Outra estrela do passado que assumiu o trabalho de técnico foi o espanhol Xabi Alonso. Também ex-volante, ele deixou sua marca como jogador do Real Madrid de 2009 a 2014, onde foi capitão e jogador de confiança. O ex-camisa 14 também atuou por Liverpool e Bayern de Munique. Sua carreira acabou no time alemão na temporada 2016/17. Alonso demorou para decidir virar treinador.
Ele só se tornou técnico na temporada 2019/20, quando assumiu a Real Sociedad B. Ficou três temporadas no time secundário dos bascos e se transferiu para o Bayer Leverkusen, onde começou seu primeiro trabalho como treinador principal de um clube. Na atual temporada, ele levou o clube alemão à semifinal da Europa League, onde disputa a vaga na decisão com a Roma de José Mourinho. São 34 jogos e 17 vitórias no comando do time.
Van Nistelrooy
Dono de 384 gols na carreira, três artilharias de Champions League, uma Premier League e duas La Liga, o ex-centroavante Van Nistelrooy é outro que virou técnico. Ele brilhou como jogador com as camisas de Manchester United e Real Madrid, além da seleção holandesa.
Em 2014, ele ingressou para a comissão técnica permanente da seleção holandesa onde foi auxiliar. Depois disso, se tornou técnico dos times de base do PSV Eindhoven, clube onde foi revelado como jogador. Ficou de 2015 a 2022 nesta função, até ser efetivado como treinador do time principal. Os números são bons, com 33 vitórias em 50 jogos até aqui.
Vincent Kompany
A record-breaking season for the boss to reflect on 🏆💭 pic.twitter.com/aUUzect93g
— Burnley FC 🏆 (@BurnleyOfficial) May 18, 2023
O ex-zagueiro Vincent Kompany é um dos maiores ídolos da história do Manchester City por ter participado dos grandes títulos do clube. Ele chegou aos Citizens em 2008, no início do projeto e ficou até 2019. Ao todo, ele conquistou quatro Premier Leagues, quatro Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra. É considerado um gigante dentro do Etihad Stadium, onde possui até uma estátua.
Em 2020 ele se aposentou no Anderlecht e ingressou na carreira de técnico. Começou no próprio time belga na temporada 2020/21 e, por lá, conseguiu 41 vitórias em 91 jogos à frente do time.
Na temporada 2022/23, aceitou o convite do Burnley para voltar à Inglaterra e fazer o clube recém-rebaixado voltar à Premier League. A missão dada foi cumprida sem ressalvas. Kompany foi campeão da Championship com uma campanha incrível de 101 pontos. Foram 34 vitórias em 54 partidas com os Clarets. Com apenas 37 anos, é um dos treinadores mais promissores do futebol mundial.
Filippo Inzaghi
Campeão da Copa do Mundo 2006 com a Itália, de duas Champions League com o Milan e passagem vitoriosa pela Juventus, Filippo Inzaghi foi um dos grandes centroavante que o futebol já teve. Os 317 gols na carreira colocaram Pippo Inzaghi como um dos grandes de sua época.
Inzaghi se tornou técnico assim que se aposentou na temporada 2012/13, quando assumiu o time sub-16 do Milan. Após passagem pelo sub-20, ele foi efetivado como treinador do time principal em 2014/15 e teve apenas 14 vitórias em 40 jogos.
Depois que deixou os Rossoneros, treinou Venezia, Bologna, Benevento, Brescia e hoje está no Reggina onde coleciona 16 vitórias em 38 partidas. Uma curiosidade é que ele é irmão do técnico Simone Inzaghi, da Inter de Milão, que vai disputar a final da Champions League contra o Manchester City.
Klose tentou a vida em ligas alternativas e não deu certo
O alemão Miroslav Klose se tornou técnico em 2016 e foi auxiliar da seleção alemã e do Bayern de Munique. Quando deixou o clube assinou com o Altach, da Áustria, em 2022. Mas foi rebaixado do campeonato local e acabou demitido com apenas quatro vitórias em 23 jogos. Desde então, está sem time para treinar.
Ex-atletas famosos que trabalham como auxiliares ou em divisões de base
O número de craques que estão trabalhando como auxiliares ou em divisões de base pelos clubes da Europa é grande. Veja alguns nomes:
- Yaya Touré (Tottenham): o marfinense está treinando o sub-16 dos Spurs e foi elogiado por Patrick Vieira.
- Fernando Torres (Atlético de Madrid): está comandando o time sub-19 do Atleti.
- Arbeloa (Real Madrid): também está comandando o time sub-19 do Real. Inclusive se envolveu em uma briga com Fernando Torres no clássico da categoria.
- Ricardo Carvalho (Portugal): é auxiliar de Roberto Martínez na seleção portuguesa.
- Frank Ribery (Salernitana): quando se aposentou aceitou emprego na comissão permanente da Salernitana, time onde jogava. Hoje trabalha com Paulo Sousa, ex-Flamengo.
- Dirk Kuyt (Sem clube): foi demitido do Ado Den Haag após conseguir apenas quatro vitórias em 17 jogos.
- Van Persie (Feyenoord): é auxiliar do seu clube de coração desde 2020 e, nesta temporada, comemorou o título da Eredivisie.
- Walter Samuel (Argentina): ídolo de Inter de Milão e Real Madrid, Walter Samuel foi campeão da Copa do Mundo 2022 como auxiliar-técnico.
- Alberto Gilardino (Genoa): o ex-atacante com passagem pela seleção italiana atualmente comanda o Genoa.