Até Rabiot na lista: 10 jogadores que passaram pela base do Manchester City e você não sabia

8 minutos de leitura

O Manchester City ficou conhecido nos últimos anos por pagar caro por seus destaques, como foram os casos de Ederson, Rúben Dias, De Bruyne, Grealish e Haaland. Isso abre brecha para que algumas jovens estrelas da base dos Citizens não sejam aproveitadas.

Nem todo prospecto que passou pelas portas da base do clube permaneceu tempo suficiente para se tornar um componente necessário para o sucesso. A PL Brasil separou 10 nomes bastante conhecidos que você provavelmente não lembra que passaram pelo Manchester City.

1. Jadon Sancho

Foto: Icon sport

O jovem inglês que “não vingou” no rival United era da base do City, mas nunca jogou profissionalmente pelo clube. Fez parte do elenco que venceu a Copa do Mundo Sub-17 em 2017.

Após ficar fora do elenco de pré-temporada do City em 2017 devido a uma disputa contratual, Sancho se transferiu para o Borussia Dortmund, onde fez sucesso na Bundesliga.

2. Kasper Schmeichel

Foto – IconSport

Seu pai, Peter, apesar de ser ídolo no Manchester United, também jogou no City. Após uma série de cinco empréstimos para Darlington, Bury, Falkirk, Cardiff City e Coventry City, Schmeichel deixou o Etihad em caráter definitivo para se juntar ao Notts County em 2009.

Por lá, subiu na pirâmide da Football League através de acessos e passando pelo Leeds United antes de ingressar no Leicester City em 2011, com quem venceria a Premier League em 2016 e a Copa da FA em 2021

3. Daniel Sturridge

Sturridge começou sua carreira nos Citizens e teve certo espaço: 32 jogos e seis gols. Antes um ponta-direita, queria chegar mais perto do gol e teve altos e baixos no Chelsea, onde chegou em 2009 e foi campeão da Premier League, Champions League e FA Cup.

Viveu seu auge no Liverpool, fazendo parceria com Luis Suárez. Ele ficou nos Reds até 2019, ano em que o time venceu a Champions League.

4. Denis Suárez

O talentoso e promissor meia espanhol chegou da base do Celta de Vigo para a base do Manchester City em 2011, mas teve apenas duas aparições no time profissional antes de ir para o Barcelona B.

Na Catalunha, também não demonstrou seu potencial, apesar de ter feito parte do time que venceu LaLiga. Também foi campeão da Europa League com o Sevilla antes de retornar ao Celta.

5. Jason Denayer

O zagueiro foi contratado pelo City em 2013, depois de impressionar como jovem na Bélgica. No entanto, ele nunca teve uma chance no time principal e foi emprestado para Celtic, Galatasaray e Sunderland — conquistando títulos de liga na Escócia e na Turquia — antes de ser vendido ao Lyon em 2018.

Atualmente aos 27 anos, está no Shabab Al Ahli, nos Emirados Árabes Unidos.

6. Kieran Trippier

(Foto: Icon sport)

O lateral-direito começou no Manchester City aos nove anos em 1999. Após assinar seu primeiro contrato profissional com o clube em 2007, ele foi campeão da FA Youth Cup na mesma temporada, mas só conseguiu uma aparição em um amistoso contra o Barcelona com a equipe principal.

Passou por Barnsley e Burnley antes de ser contratado pelo Tottenham, onde teve grande destaque e se tornou um dos grandes jogadores da posição na geração inglesa. Atualmente, está no Newcastle.

7. Brahim Díaz

Díaz jogou 15 vezes pelo City, com apenas cinco dessas partidas sendo na Premier League. O meia-atacante espanhol foi vendido para o Real Madrid em 2018, onde atuou 21 vezes, marcando dois gols.

Ele ainda foi emprestado ao Milan na temporada 2020/21, quando marcou sete gols em 39 partidas, e foi campeão italiano antes de voltar ao clube merengue, onde, aos 23 anos, tenta chegar à titularidade.

8. Adrien Rabiot

(Foto: Icon Sport)

Campeão do mundo pela França em 2018, Rabiot fez parte do elenco juvenil do City em 2008. No entanto, ele escapou das mãos dos Citizens e se juntou ao Paris Saint-Germain.

Lá, Rabiot conquistou 16 troféus, incluindo quatro títulos da Ligue 1, antes de se transferir para a Juventus em 2019. Foi especulado no Manchester United nas últimas janelas de transferência.

9. Jeremie Frimpong

Destaque do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso e um dos principais alas do mundo, o jovem Frimpong passou pelas categorias sub-18, sub-19 e sub-21 do Manchester City, mas nunca teve oportunidade no time principal.

Acabou por sair para o Celtic em setembro de 2019. Rapidamente se tornando um favorito dos torcedores, o holandês conquistou o tríplice na sua primeira temporada na Escócia, sendo também nomeado o Jovem Jogador da Temporada do clube, antes de chegar à Alemanha.

10. Loris Karius

O goleiro atuou pelas equipes sub-18 e sub-21 do City depois que olheiros o observaram jogar na jovem equipe alemã que enfrentou a Macedônia, completando sua contratação em julho de 2009.

Ele não conseguiu fazer uma aparição na equipe principal durante o tempo em Manchester. Desde então, foi destaque no Mainz antes de se juntar ao compatriota Jürgen Klopp no Liverpool, onde teve uma passagem difícil. Atualmente está no Newcastle.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]