Os 5 jogadores mais jovens a atuarem pela Inglaterra

A promessa Jude Bellingham acaba de entrar no seleto grupo

0
709
jogadores jovens inglaterra
PAUL ELLIS/AFP via Getty Images

Ser um jogador de futebol é um anseio de milhões de crianças espalhadas em todo o mundo. Portanto, mais do que isso, defender seu país é, sem dúvidas, um dos maiores sonhos de um atleta. Porém, se tornar um dos jogadores mais novos a atuarem pela seleção é um feito para poucos que, tão novos, já entram para a história. A lista dos mais jovens a atuarem pela Inglaterra é motivo de muito orgulho para os jogadores que um dia foram tão novos e já vestiram a camisa do país. Recentemente, uma promessa entrou para essa lista, com apenas 17 anos.

Hoje, separamos os atletas que mais jovens estrearam e representaram a seleção inglesa.

Os 5 jogadores mais jovens a atuarem pela Inglaterra

5 – Thurston Rostron

Thurston Rostron foi um jogador inglês do século XIX. Nasceu em abril de 1863, na cidade de Darwen, localizada em Lancashire, no noroeste da Inglaterra.

Começou sua carreira atuando nos times juvenis do Helmshore FC e do Old Wanderers. Porém, muito pouco tempo depois, se transferiu para o Darwen, um dos times pioneiros do futebol profissional no norte da Inglaterra – que, inclusive, foi encerrado em 2009.

No começo do ano de 1881, foi convocado para a seleção inglesa. O jogador estreou em uma partida contra o País de Gales, no dia 26 fevereiro, quando tinha apenas 17 anos e 311 dias. O jogo terminou 1 a 0 para o os galeses e, apesar da derrota, Rostron ainda continuou na seleção no próximo confronto, que foi contra a Escócia. Porém, os ingleses perderam mais uma vez.

Além de ter estreado pela Inglaterra tão novo, Rostron também bateu recordes pelo Darwen. Em março do mesmo ano, o atleta participou do time que chegou à semifinal da Copa da Inglaterra. Inclusive, foi o mais jovem a participar do torneio até então.

No entanto, depois de jogar apenas algumas temporadas como jogador profissional de futebol, Rostron se despediu dos campos no ano de 1885. Faleceu em 1891, com apenas 28 anos. Apesar da pequena aparição de Thurston Rostron no esporte, o inglês ficou na história no seleto grupo de jogadores mais jovens a atuarem pela Inglaterra.

4 – James Prinsep

Antes mesmo de Rostron estrear pela seleção, James Prinsep já havia se tornado o mais novo atleta a jogar pela seleção inglesa. Nascido em julho de 1861, o jogador atuou pelo Clapham Rovers e bateu também o recorde de ser o mais novo a jogar uma final de Copa da Inglaterra, em 1879.

A primeira e única partida de Prinsep pela seleção da Inglaterra foi em abril de 1879. James tinha 17 anos e 251 dias. Além disso, conseguiu segurar o recorde de atleta mais jovem a atuar pela seleção por quase 125 anos, quando foi alcançado por ninguém menos que Wayne Rooney.

Leia mais: Quem é Jude Bellingham, a futura estrela do futebol europeu?

3 – Jude Bellingham

jogadores jovens inglaterra
CARL RECINE/POOL/AFP via Getty Images

Jude Bellingham, nascido em junho de 2003, é, com certeza, uma das maiores promessas da próxima geração inglesa. Com apenas 17 anos, vem acumulando recordes por onde passa.

Começou a jogar pelo Birmingham City no sub-8. Na temporada 2019/2020 fez sua estreia no time profissional, atuando na Championship. Como resultado do destaque que teve com apenas um ano jogando profissionalmente, o time aposentou a camisa 22 – a que Bellingham atuava -. Para o Birmingham, a justificativa para aposentar a camisa de um jogador que participou de apenas uma temporada no time principal é recordar uma das maiores revelações do clube e inspirar os outros.

Posteriormente, em junho deste ano, Bellingham se transferiu para o Borussia Dortmund. Logo na estreia pelo time alemão, se tornou o jogador mais novo a marcar pelo Dortmund, contra o Duisburg, pela Copa da Alemanha.

No começo de novembro, o técnico da seleção inglesa Gareth Southgate convocou Jude pela primeira vez. O atleta fez sua estreia no amistoso contra a Irlanda, no dia 12 de novembro. Os ingleses ganharam por 3 a 0 e Bellingham se tornou um dos três jogadores mais jovens a atuarem pela Inglaterra, com 17 anos e 137 dias.

2 – Wayne Rooney

jogadores jovens inglaterra
PAUL BARKER/AFP via Getty Images

Quando se trata de Wayne Rooney, a história fala por si só.

O jogador ingressou na base do Everton aos nove anos e, com 16, fez sua estreia profissionalmente. Dois anos depois, se transferiu para o Manchester United para se tornar um dos maiores ídolos do clube, além de ser o maior artilheiro da história dos Red Devils.

Depois de 13 anos em Manchester, teve um curto retorno ao Everton, de apenas um ano, além de passar outros dois jogando a Major League Soccer, pelo DC United. Hoje, atua como jogador-técnico no Derby County, time da Championship.

Rooney jogou pela primeira vez na seleção inglesa em 2003. Com 17 anos e 110 dias, participou da vitória da Inglaterra sobre a Austrália, por 3 a 1. Aliás, na época, assumiu o posto de atleta mais novo a atuar pela seleção – que era de James Prinsep há mais de um século.

Além disso, a primeira participação em torneios oficiais com a camisa da Inglaterra foi a Euro de 2004. Inclusive, ao marcar quatro gols, se tornou um dos mais jovens artilheiros do torneio. Em 2018, porém, aos 31 anos, Rooney anunciou sua aposentadoria da seleção. Sendo o maior artilheiro da história da Inglaterra, com 53 gols, o atleta se despediu após participar de 120 partidas.

1 – Theo Walcott

jogadores jovens inglaterra
PAUL ELLIS/AFP via Getty Images

Theo Walcott começou sua carreira no Southampton. Em 2005, se tornou o mais novo a atuar pelo time principal, com apenas 16 anos. No entanto, no ano seguinte, se transferiu para o Arsenal e jogou no clube londrino por 12 anos.

Devido ao destaque no Southampton e, posteriormente, no Arsenal, Walcott foi convocado pela seleção da Inglaterra, em 2006. Wayne Rooney se contundiu às vésperas da convocação e, assim, surgiu a oportunidade de Walcott. A estreia do atleta foi em um amistoso, contra a Hungria, em que os ingleses ganharam por 3 a 1. Theo tinha apenas 17 anos e 75 dias e, assim, se tornou o atleta mais jovem a jogar com a camisa da seleção, defendendo esse posto até hoje.

Theo Walcott permaneceu no Arsenal por 12 anos e, em 2018, foi para o Everton. Em outubro deste ano, foi emprestado ao Southampton. Inclusive, na volta aos Saints, marcou seu primeiro gol na nona rodada da Premier League, contra o Wolverhampton.

Leia mais: Quiz: quem são os 12 maiores artilheiros da seleção inglesa?