Quais são os jogadores que mais atuaram pela seleção inglesa?

Lendas como Wayne Rooney e Steven Gerrard figuram na lista dos que mais atuaram pelos Three Lions

0
571
jogadores seleção inglesa
FRANCOIS XAVIER MARIT/AFP via Getty Images

A seleção inglesa de futebol, ou os Three Lions, como é popularmente conhecida, conta com atletas de grande prestígio no futebol mundial desde sempre. Nomes como Wayne Rooney, David Beckham e Steven Gerrard figuram na lista dos jogadores que mais atuaram pela seleção da Inglaterra. Você confere quem são os outros jogadores com mais jogos pelos Three Lions na lista a PL Brasil preparou! 

Os jogadores que mais atuaram pela seleção da Inglaterra

Bryan Robson 

Iniciou sua carreira defendendo as cores do West Bromwich Albion, onde permaneceu por sete temporadas, de 1974 até 1981. Entretanto, Bryan Robson é mais conhecido e lembrado por sua passagem pelo Manchester United, durante treze temporadas, de 1981 até 1994.

Durante sua passagem pela equipe de Manchester, conquistou quatro vezes a Copa da Inglaterra e duas vezes o Campeonato Inglês. Ainda no United, tornou-se o capitão que ficou mais tempo carregando a braçadeira, durante doze temporadas. 

Posteriormente, deixou Old Trafford em 1994 e se transferiu para o Middlesbrough, ficando na equipe até 1996 e, após, tornando-se treinador do time. Como técnico, chegou duas vezes à final da Copa da Liga Inglesa e uma vez à final da Copa da Inglaterra, além de conquistar o título da segunda divisão do campeonato inglês no ano de 1995.

Mike King/Allsport/Getty Images

Após deixar o Boro, passou também pelo Bradford City, West Bromwich Albion e Sheffield United como técnico, porém não obteve sucesso. Até 2011, Robson treinou a seleção tailandesa de futebol. 

Pelos Three Lions, disputou três Copas do Mundo e uma Eurocopa. Ao todo, Robson soma 90 partidas vestindo a camisa da seleção inglesa. Além disso, foi capitão da equipe em 65 partidas, sendo o terceiro jogador que mais capitaneou a equipe. 

Leia mais: Seleção inglesa: Títulos e artilheiros dos Three Lions

Billy Wright 

Billy Wright dedicou toda sua carreira ao Wolverhampton Wanderers, permanecendo no clube desde sua juventude até a aposentadoria, de 1934 até 1959. Jogou sua primeira partida pelo clube aos 15 anos, em 1939, vencendo o Notts County. Mas, em função da Segunda Guerra Mundial, a partida não foi considerada oficial. Então, em 1945, sua estreia oficial foi contra o Lovells Athletic, pela Copa da Inglaterra. 

Wright assinou seu primeiro contrato profissional aos dezessete anos, mas com o agravamento da Segunda Guerra Mundial, o clube suspendeu suas partidas. Então, Wright foi convidado, durante este período, para defender o Leicester City. Posteriormente, ingressou na Guerra, mas, continuou atuando em partidas regionais dos Wolves, tendo disputado mais de 100 partidas durante o período. Após o término da guerra, Wright virou capitão da equipe. Com os Wolves, conquistou o tricampeonato inglês e uma Copa da Inglaterra.

Pelos Three Lions, ocupou o posto de capitão durante doze anos e somou mais de 105 partidas. Além disso, Wright foi o capitão da seleção inglesas nas três primeira participações inglesas em Copas do Mundo, em 1950, 1954 e 1958.

Bobby Charlton

Sir Bobby Charlton é um dos maiores jogadores ingleses da história. Começou sua carreira na base do Manchester United, em 1954, e permaneceu no clube até 1973. Acumula quatro títulos ingleses, uma Copa da Inglaterra, duas Supercopas da Inglaterra e uma Copa dos Campeões pela equipe de Manchester. 

Charlton sobreviveu ao desastre aéreo que acometeu a equipe do Manchester United em 1958, quando o time retornava de uma partida em Belgrado, na antiga Iugoslávia, quando o United garantiu a vaga nas semifinais da Copa dos Campeões. O acidente matou oito jogadores da equipe, entre eles, Tommy Taylor, então parceiro de ataque de Bobby Charlton. 

Pela seleção da Inglaterra, estreou em 1958. Marcou seus dois primeiros gols logo no segundo jogo, em um amistoso contra Portugal. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1958, mas não jogou. Na Copa de 1966, na Inglaterra, liderou a seleção rumo ao seu primeiro e único título. Além disso, Bobby Charlton é o segundo maior artilheiro da Seleção Inglesa, com 49 gols marcados.

Leia mais: Bobby Charlton: o craque que driblou a morte

Frank Lampard

Lenda do Chelsea, Frank Lampard iniciou sua carreira nas categorias de base do West Ham e atuou pela primeira vez como profissional em 1994. No ano seguinte, foi emprestado pelos Hammers ao Swansea e retornou ao clube londrino em 1996. Em 1999, auxiliou o West Ham na conquista da Copa Intertoto da Uefa.

Em 2001, Lampard se transferiu para o Chelsea e tornou-se um dos melhores meias do mundo. Nos Blues, conquistou o bicampeonato inglês, nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006, além de conquistar a temporada 2009/2010. Venceu quatro vezes a Copa da Inglaterra e foi bicampeão da Copa da Liga Inglesa.

Chegou duas vezes a final da Liga dos Campeões da Europa e saiu vitorioso na temporada 2011/2012. Posteriormente, em 2013, também foi campeão da Liga Europa, sendo este seu último título pelo Chelsea. Lampard passou também pelo Manchester City, durante uma temporada, e terminou sua carreira como jogador no New York City.

Pelos Three Lions, estreou em 1999, num jogo contra a Bélgica, em que foi titular e deu uma assistência para o gol de Alan Shearer. Marcou o seu primeiro gol pela seleção da Inglaterra em 2003, num amistoso contra a Croácia. No ano seguinte, seu bom desempenho no Chelsea permitiu que estivesse pela primeira vez em um torneio oficial pelos Three Lions: a Eurocopa de 2004, torneio em que foi destaque. Dois anos depois, foi convocado para a Copa do Mundo de 2006. Lampard soma 106 aparições pela seleção inglesa. 

Atualmente, atua como técnico do Chelsea e, antes, passou pelo Derby County. 

Leia mais: Como Lampard resolveria o problema da sua parceria com Gerrard na seleção

Ashley Cole

Revelado pelo Arsenal, o lateral-esquerdo Ashley Cole se destacou nos Gunners e também no rival Chelsea

Pela equipe do norte de Londres, conquistou dois campeonatos ingleses, três Copas da Inglaterra, além de duas Supercopas da Inglaterra. Posteriormente, pelos Blues, foram quatro Copas da Inglaterra, um Campeonato Inglês, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa, uma Copa da Liga Inglesa e uma Supercopa da Inglaterra. 

Pela seleção inglesa, somou 107 partidas. Além disso, ficou conhecido pela velocidade e bons dribles e cruzamentos. Foi titular nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010. 

Michael Regan/Getty Images

Bobby Moore

Bobby Moore foi um dos maiores ídolos do West Ham United, tendo atuado na equipe entre 1958 até 1974, somando 544 jogos com as cores dos Hammers. Foi campeão da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra em 1964. 

Após sua passagem gloriosa pelo West Ham, Moore se transferiu para o Fulham, em 1974, ficando até 1976. Posteriormente, voltou ao West Ham em 1977. Ao todo, Bobby Moore jogou 125 partidas pela equipe londrina. Passou também por dois times dos Estados Unidos: o Seattle Sounders e o San Antonio Thunder. Por fim, encerrou sua carreira no Herning Fremad, da Dinamarca.

jogadores seleção inglesa
STAFF/AFP via Getty Images

Pela seleção inglesa, Bobby Moore somou 108 jogos e disputou as Copas do Mundo de 1962, 1966 (quando a Inglaterra foi campeã) e 1970.

Steven Gerrard

Um dos maiores ídolos da história do Liverpool, Steven Gerrard passou quase que toda sua carreira na equipe de Merseyside. Foi revelado em 1998 e permaneceu na equipe até 2015. Gerrard foi campeão da Copa da Uefa, em 2001, da Supercopa Europeia, em 2001 e 2005, da Copa da Inglaterra, em 2001 e 2006, da Copa da Liga Inglesa, em 2001, 2003 e 2012, da Supercopa da Inglaterra, em 2001 e 2006, além da Liga dos Campeões da Europa em 2005.


Pelos Three Lions, sua primeira convocação foi no ano 2000, para um amistoso contra a Ucrânia. Também foi convocado para a Eurocopa de 2000. Gerrard foi um dos líderes da classificação da Inglaterra nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Formou o que, para os ingleses, seria o melhor meio-campo do mundo, junto de David Beckham, Frank Lampard e Joe Cole. Stevie G anunciou sua aposentadoria da seleção inglesa em 2014, após a Copa do Mundo, somando 114 partidas pela seleção.

Atualmente, Steven Gerrard atua como técnico do Rangers, na Escócia.

David Beckham 

David Beckham começou sua carreira no Manchester United, em 1993. Ficou no clube até 2003 e apenas em uma temporada foi emprestado (em 1995, para o Preston North End). Marcou sua época nos Red Devils conquistando títulos importantes como a Liga dos Campeões, na temporada 1998/1999, além de seis Campeonatos Ingleses, um Mundial de Clubes, duas Copas da Inglaterra e quatro Supercopas da Inglaterra.  

Beckham passou também pelo Real Madrid, onde jogou com Ronaldo, Zidane, Figo e vários outros nomes importantes da época. Porém, depois que deixou o Manchester United, Beckham nunca mais atingiu o ápice de seu futebol. Posteriormente, atuou pelo Los Angeles Galaxy, nos Estados Unidos, pelo Milan, da Itália e encerrou a carreira na França, jogando pelo Paris Saint-German

Pelos Three Lions, Beckham soma 115 jogos e marcou 17 gols. Jogou junto de Steven Gerrard, Frank Lampard e Joe Cole, no que os britânicos consideravam o melhor meio-campo do mundo. Atualmente, comanda uma equipe de futebol nos Estados Unidos, a Inter Miami. 

jogadores seleção inglesa
ADRIAN DENNIS/AFP via Getty Images

Leia mais: A frustração de Alex Ferguson com David Beckham

Wayne Rooney

Rooney estreou na equipe principal da Inglaterra em 2003, quando bateu o recorde de jogador mais jovem a representar a Seleção Inglesa. Porém, mais tarde, Theo Walcott o superou. Participou das Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014 e chegou a ser considerado como o melhor jogador da Inglaterra. Ao todo, soma 120 partidas pelos Three Lions. 

Começou sua carreira no futebol aos nove anos, na equipe juvenil do Everton, equipe em que também fez sua estreia como profissional, em 2002. Ficou por duas temporadas no clube de Merseyside e depois se transferiu para o Manchester United em 2004. Rooney acumula quatro títulos da Premier League, uma Liga dos Campeões e duas Copas da Liga Inglesa. 

Depois dos Red Devils, voltou para os Toffees por um ano e se transferiu para o D.C United, dos Estados Unidos. Atualmente, Rooney joga pelo Derby County na segunda divisão do Campeonato Inglês. 

jogadores seleção inglesa
BEN STANSALL/AFP via Getty Images

Leia mais: Wayne Rooney: um dos maiores da era Premier League

Peter Shilton

O jogador com mais partidas pela seleção inglesa é Peter Shilton, com 125 aparições pelos Three Lions. Shilton estreou em 1970, numa partida contra a Alemanha Ocidental, após ter chamado a atenção do técnico da seleção, Alf Ramsey.

Peter Shilton era o goleiro titular da seleção inglesa na Copa do Mundo de 1986, quando Maradona marcou, contra a Inglaterra, um gol que viria a ser conhecido como “La mano de Dios”. 

Shilton iniciou sua carreira no Leicester City, onde ficou por 8 anos e conquistou um troféu da segunda divisão inglesa. Logo depois, jogou pelo Stoke City durante 3 anos. Posteriormente, seu próximo clube seria o Nottingham Forest. Lá, Shilton conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Liga Inglesa, duas Ligas dos Campeões e uma Supercopa da Uefa. 

Posteriormente, Shilton ainda passou pelo Southampton, Derby County, Plymouth Argyle, Wimbledon, Bolton Wanderers, Coventry City, West Ham e encerrou sua carreira no Leyton Orient, quando passou da marca de 1.000 partidas como profissional. 

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • AS ESTATÍSTICAS DO NOTTINGHAM FOREST NA PREMIER LEAGUE | PL BRASIL EM NÚMEROS #02