Premier League: os 10 jogadores com mais assistências na liga

4 minutos de leitura

Com grandes temporadas pelo Manchester City, o meia belga Kevin De Bruyne, caminha a passos largos para ser um dos jogadores com mais assistências na era Premier League. No top-10, ele e inglês James Milner são os únicos que ainda estão em atividade e atuando na liga.

Abaixo, você confere os jogadores com mais passes para gols na história da liga inglesa. As informações deste artigo são atualizadas conforme os dados do site oficial da Premier League.

Os 10 jogadores com mais assistências na era Premier League

  • Ryan Giggs: 162 em 632 jogos
  • Kevin De Bruyne: 114 em 260 jogos
  • Cesc Fàbregas: 111 em 350 jogos
  • Wayne Rooney: 103 em 491 jogos
  • Frank Lampard: 102 em 609 jogos
  • Dennis Bergkamp: 94 em 315 jogos.
  • David Silva: 93 em 309 jogos
  • Steven Gerrard: 92 em 504 jogos
  • James Milner: 86 assistências
  • David Beckham: 80 assistências em 95 jogos

Ryan Giggs (Manchester United)

Manchester United: os 4 jogadores do Arsenal 'odiados' por Giggs

Ryan Giggs é o jogador com mais assistências na história da Premier League. A lenda do País de Gales é considerado por muitos como o maior jogador desta era do Campeonato Inglês. Foram 162 passes para gol em 632 jogos.

Kevin De Bruyne (Chelsea e Manchester City)

De Bruyne Manchester City
Kevin De Bruyne comemora gol pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

A primeira experiência do meia-atacante belga na Premier League foi pelo Chelsea, mas foi no Manchester City que ele se afirmou como um dos maiores jogadores e um dos maiores garçons da história da liga inglesa. Até o momento, Kevin De Bruyne tem 114 assistências na história do campeonato.

Cesc Fàbregas (Arsenal e Chelsea)

Premier League Fabregas
Fabregas em ação pelo Chelsea. Foto: Icon Sport

Um dos jogadores com mais assistências na era Premier League é também um dos grandes meio-campistas da liga. Cesc Fàbregas desfilou um futebol de muito talento pelos gramados ingleses. Foram 111 assistências em 350 jogos.

Wayne Rooney (Everton e Manchester United)

Wayne Rooney - 03.11.2015 - Manchester United / CSKA Moscou - Champions League
Wayne Rooney em ação pelo United (Foto: Icon Sport)

Não podemos falar de Premier League, sem falar de Wayne Rooney. O atacante é um dos atletas mais talentosos que atuou na liga inglesa. Ele é o segundo maior artilheiro e ocupa a terceira posição na lista de jogadores com mais assistências na era Premier League. Foram 103 assistências em 491 jogos.

Frank Lampard (West Ham, Chelsea e Manchester City)

Frank Lampard foi um dos ídolos do Chelsea
Frank Lampard pelo Chelsea em 2005, quando foi vice da Bola de Ouro (Foto: Icon Sport)

Frank Lampard trazia muito perigo ao gol adversário, seja finalizando, seja assistindo um companheiro de equipe. Estamos falando de um dos maiores jogadores ingleses de todos os tempos. Foram 102 assistências em 609 jogos.

Dennis Bergkamp (Arsenal)

Dennis  Bergkamp no Arsenal
Dennis Bergkamp atuando pelo Arsenal. (Foto: IconSport)

Se Thierry Henry brilhou com a camisa do Arsenal, precisa dividir suas glórias com o Dennis Bergkamp. Enquanto o holandês servia, o francês mandava para as redes. Bergkamp foi um dos jogadores mais inteligentes da Premier League. Foram 94 assistências em 315 jogos.

David Silva (Manchester City)

David Silva em ação pelo Manchester City
David Silva em ação pelo Manchester City (Foto: IconSport)

O espanhol David Silva é um dos maiores ídolos da história do Manchester City e foi um dos talentosos a vestir a camisa do clube. É um dos símbolos da fase vencedores do clube nos últimos anos. Foram 93 assistências na liga inglesa.

Steven Gerrard (Liverpool)

Gerrard Liverpool
Steven Gerrard em seus últimos jogos pelo Liverpool. (Foto: IconSport)

O único integrante da lista sem título de Premier League não precisa dela para fazer história. Steven Gerrard liderou com maestria o Liverpool nos bons e maus momentos. Claro, é um dos jogadores com mais assistências na era Premier League. Foram 92 assistências em 504 jogos.

James Milner (Leeds United, Newcastle, Aston Villa, Manchester City e Liverpool)

Milner em campo pelo Liverpool - Foto: Pressinphoto / Icon Sport
James Milner em campo pelo Liverpool (Foto: IconSport)

James Milner é sinônimo de Premier League. O aguerrido e versátil jogador inglês vestiu a camisa de vários clubes, atuou em praticamente todas as posições de meio-campo e nas duas laterais. Sua dedicação em campo é sempre destacada pelos torcedores. Para Milner, são 86 assistências na história do campeonato.

David Beckham (Manchester United)

David Beckham of Manchester United during the UEFA Champions league final match between Manchester United and Bayern Munich on May 26, 1999 in Camp Nou, Barcelona, Spain. (photo by Alain Gadoffre / Onze / Icon Sport)
O jovem David Beckham jogando pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

O inglês David Beckham não se destacava apenas pelas cobranças de falta precisas, mas também pelos passes açucarados e cruzamentos certeiros. Fez história na Premier League vestindo a camisa do Manchester United. Foram 80 assistências em 265 jogos.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]