A Inglaterra produziu alguns dos maiores jogadores da história do futebol. Além do fato de serem os inventores do esporte mais popular do mundo, muitos atletas encantaram pelo talento apresentado dentro dos gramados, se tornando ícones da modalidade.
De campeões mundiais a elogiado por Pelé, muitos ícones vestiram a camisa da Inglaterra e se estabeleceram como lendas no país. A PL Brasil separou cinco nomes entre os maiores jogadores ingleses da história.
Os maiores jogadores ingleses
- Bobby Moore
- Bobby Charlton
- Gordon Banks
- Wayne Rooney
- Harry Kane
- Jimmy Greaves
- Paul Gascoigne
- David Beckham
- Alan Shearer
- Gary Lineker
- Stanley Matthews
- Kevin Keegan
- Peter Shilton
- Paul Scholes
- Steven Gerrard
- Frank Lampard
- John Barnes
- Glenn Hoddle
Embora conte com apenas um título de expressão no futebol masculino, com a Copa do Mundo de 1966 que foi realizada na Inglaterra, a seleção inglesa é uma das mais tradicionais. No decorrer dos anos, produz grandes talentos para o esporte.
Bobby Charlton
Considerado um dos maiores talentos que a Inglaterra produziu, Sir Bobby Charlton escreveu o nome na história da Inglaterra e do Manchester United. O ex-meio-campista sobreviveu ao terrível desastre aéreo de Munique em 1958 e participou da reconstrução dos Red Devils.
Vencedores de três títulos da Primeira Divisão e Champions League com United, Bobby Charlton liderou a seleção inglesa no título mundial de 1966, mesmo ano em que recebeu a Bola de Ouro.
Foram 807 jogos e 260 por clubes. Na Inglaterra são 106 aparições e 49 gols. Até 2015 era o maior artilheiro da seleção, sendo ultrapassado por Rooney e Kane. Bobby Charlton faleceu em novembro de 2023 em decorrência do hemotórax traumático, uma queda e Alzheimer.
Bobby Moore
O líder da icônica seleção inglesa de 1966 era Bobby Moore. O zagueiro era o capitão da equipe e foi o responsável por levantar o maior troféu do futebol. Por clubes, gravou o nome da história do West Ham.
A habilidade de leitura de jogo e capacidade de interceptar os adversários era inigualável. Ele é um dos poucos jogadores com mais de 100 aparições pela seleção nacional. Quando Bobby Moore faleceu em 1993 vítima de câncer colorretal, Pelé descreveu o zagueiro como um dos maiores da história.
— Bobby Moore era meu amigo e o melhor zagueiro que enfrentei. O mundo perdeu um de seus melhores jogadores e um cavalheiro muito honrado.
Gordon Banks
Ele era descrito pelos jornais da época como um goleiro “tão seguro quanto os Bancos da Inglaterra”. Se Bobby Charlton e Bobby Moore comandavam entre os jogadores de linha, Gordon Banks brilhava entre as duas traves.
Campeão mundial em 1966, foi nomeado o Goleiro do Ano pela Fifa por seis anos consecutivos, entre 1966 e 1971. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, a IFFHS, descreveu Banks como o segundo maior goleiro do século XX, atrás apenas de Lev Yashin. Em 1970 ficou marcado pela defesa espetacular na finalização de Pelé.
Wayne Rooney
Rapidamente o atacante demonstrou o talento que iria apresentar na Inglaterra. Wayne Rooney surgiu no futebol aos 16 anos com o Everton, mas foi brilhar com o Manchester United. Em 559 jogos, balançou as redes em 253 oportunidades e se tornou o maior artilheiro dos Red Devils.
Rooney não brilhou apenas com o United. Por muitos anos, foi um nome importante na seleção. Em 2015, ultrapassou Bobby Charlton e se tornou o maior artilheiro da Inglaterra — que mais tarde cairia de posição — em 120 aparições internacionais.
Harry Kane
Revelado no Tottenham, o atacante chegou ao time principal em 2009, mas conseguiu se estabelecer no elenco apenas em 2014. Desde então se tornou um dos grandes nomes não apenas dos Spurs, mas da Premier League.
Harry Kane é o maior artilheiro do Tottenham com 280 gols. Ele também é o segundo maior goleador da Premier League com 213, sendo superado apenas por Alan Shearer.
O atacante não demonstra o talento apenas nos clubes. Em março de 2023, ultrapassou Rooney e assumiu a liderança como maior artilheiro da seleção inglesa com mais de 60 gols. Ele é um dos dois jogadores ingleses que ganhou a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo, ao lado de Gary Lineker.