Os maiores jogadores galeses da era Premier League

Maior campeão da Premier League, Ryan Giggs entrou na nossa lista

Bale Giggs
Michael Regan/Getty Images

Inglaterra e País de Gales, além de fazerem parte da Grã-Bretanha, têm uma relação muito próxima no futebol, tanto que há pouquíssimo tempo, Swansea e Cardiff City, equipes do país vizinho à Inglaterra, disputavam a Premier League. O país galês já revelou bons nomes ao futebol mundial, principalmente por meio do Campeonato Inglês. Mas, você sabe quem são os maiores jogadores galeses na era Premier League?

Nomes como os de Gareth Bale, que voltou recentemente ao Tottenham, e Ryan Giggs, ídolo do Manchester United e atual técnico da seleção galesa, são alguns dos destaques de uma série de jogadores notáveis que defendem as cores do País de Gales e que já jogaram ou ainda jogam a Premier League.

Na última convocação da seleção galesa por Giggs, no dia 30 de setembro, apenas dois jogadores não atuam na Inglaterra: Aaron Ramsey, meio-campo da Juventus, e Rabbi Matondo, atacante do Schalke 04. Todos os outros 25 jogadores atuam na Premier League ou em divisões inferiores do Campeonato Inglês.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • CAMISAS MAIS BONITAS DA PREMIER LEAGUE 2020/21

Maiores jogadores galeses da era Premier League

James Collins 

James Collins jogou na Premier League por West Ham e Aston Villa, atingindo a marca de 279 partidas disputadas. Aos 15 anos, quando fazia parte da equipe do Cardiff City, o zagueiro se transferiu para os Hammers e ajudou o time a voltar para a primeira divisão inglesa.

Craig Bellamy 

Craig Bellamy atuou na Premier League por Coventry City, Newcastle United, Blackburn Rovers, Liverpool, West Ham United, Manchester City e Cardiff City somando 294 partidas. O atacante teve sua melhor fase quando jogou pelo Newcastle, na temporada 2002/2003, sob comando do técnico Sir Bobby Robson.

Clive Brunskill/Getty Images

Andy King

Andy King pode não ter o mesmo prestígio que os outros jogadores galeses citados nesta lista, mas, com certeza, foi uma das peças mais importantes do Leicester City na conquista da Premier League na temporada 2015/2016. Na ocasião, King não foi titular absoluto, mas jogou 25 partidas pela equipe campeã.

Só pelos Foxes, King tem 379 jogos. Também jogou pelo Swansea, Derby County, Rangers e, atualmente, está emprestado ao Huddersfield Town.

Aaron Ramsey 

Ramsey deixou o Arsenal em 2019 de graça para se juntar à Juventus, mas atingiu a incrível marca de 262 jogos de Premier League. Este número faz com que o ele seja o oitavo galês com mais aparições na PL.

O jogador se juntou ao Arsenal aos 17 anos, vindo do Cardiff City, na temporada 2008/2009.

Julian Finney/Getty Images

Leia mais: A relação estreita entre o futebol do País de Gales e a Inglaterra 

Joe Allen 

Também conhecido como Xavi galês, Joe Allen atuou por Swansea e Liverpool e, atualmente, joga pelo Stoke City e soma mais de 200 aparições na Premier League.

Apesar de não ter tido tanto sucesso no Liverpool quanto era esperado, Allen teve grande influência no meio-campo da seleção galesa por possuir uma visão de jogo diferenciada.

Mark Hughes 

Mark Hughes atuou por Manchester United, Chelsea, Southampton, Everton e Blackburn Rovers. Um dos melhores jogadores galeses de sua geração, foi uma das estrelas no United nos primeiros anos da era Premier League.

Hughes se aposentou em 2002, mas desde 1999 comandava a seleção galesa, na qual ficou até 2004. Depois, foi contratado pelo Blackburn Rovers e venceu uma Copa da Liga Inglesa nas quatro temporadas em que esteve no clube. Treinou por um ano o Manchester City, mas não teve muito sucesso. Também passou por Fulham, Queens Park Rangers e Southampton como treinador.

Shaun Botterill/ALLSPORT

Gareth Bale 

Durante a janela de transferências, foi possível entender o carinho e admiração da torcida do Tottenham por Gareth Bale. Entre 2007 e 2013, Bale somou 203 aparições defendendo as cores dos Spurs, além de ganhar dois prêmios PFA Player of The Year. Antes do Tottenham, Bale também atuou pelo Southampton, clube no qual somou 45 partidas.

Nesta temporada, Bale está de volta ao time que o mostrou para o mundo e contará com uma torcida apaixonada por seu futebol. O galês ficará emprestado aos Spurs até o final da temporada e depois volta ao Real Madrid.

Leia mais: Como Gareth Bale pode se reencontrar (e ajudar) no Tottenham?

Robbie Savage 

Revelado pelo Manchester United, Robbie Savage ficou famoso por atuar em outros clubes da Premier League.

O meio-campista jogou por Leicester City, Birmingham City, Blackburn Rovers e Derby County e atuou na liga inglesa por 11 anos, até ser rebaixado com o Derby County para a Championship.

Matthew Lewis/Getty Images

Gary Speed 

O volante Gary Speed atuou por Leeds United, Everton, Newcastle United e Bolton Wanderers, e o auge de sua carreira na Premier League foi entre 1998 e 2004, quando defendeu as cores do Magpies.

Antes de se aposentar, em 2010, Speed era jogador e treinador do Sheffield United. Após a aposentadoria dos gramados, continuou por mais um ano no comando dos Blades e, depois, foi anunciado como técnico da seleção galesa.

Em 27 de novembro de 2011, Gary Speed foi encontrado morto em sua casa.

Ryan Giggs 

O jogador galês com mais aparições na Premier League não poderia ser outro. Ídolo no Manchester United e atual técnico da seleção de País de Gales, Ryan Giggs ganhou 13 PLs vestindo as cores dos Red Devils. Além disso, foram quatro Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa e duas Ligas dos Campeões.

Giggs Manchester United País de Gales
Clive Brunskill/Allsport

Leia mais: Entendendo a difícil relação entre Ryan Giggs e os torcedores galeses

Além de ser o galês com mais aparições, Giggs também é o jogador com mais títulos da Premier League e o 2º jogador com mais partidas no campeonato. Também é um dos quatro jogadores do Manchester United a vencer duas vezes a Liga dos Campeões (os outros são Paul Scholes, Gary Neville e Wes Brown).