A legião de jogadores franceses no Newcastle

2 minutos de leitura

O Newcastle United, em temporadas recentes, teve como política no mercado trazer grande quantidade de jogadores franceses para compor o seu elenco.

  • Visitamos a loja de camisas mais foda da Inglaterra

Tal hábito teve seu início na temporada 2011/2012 quando os Magpies contrataram Yohan Cabaye, Sylvain Marveaux e Gabriel Obertan, que juntaram-se ao até então único francês do plantel, Hatem Ben Arfa.

Em sua primeira temporada “à francesa”, o Newcastle fez uma excelente campanha, terminando a Premier League na quinta posição, garantindo participação na Europa League da temporada seguinte.

Novas chegadas

Ao ver o tamanho do sucesso obtido com essa receita na última temporada, o técnico Alan Pardew usou o mercado de transferências seguintes para trazer ao Newcastle mais jogadores franceses.

Dessa vez desembarcaram em Tyneside: Mapou Yanga-Mbiwa, Massadio Haidara, Mathieu Debuchy, Moussa Sissoko, Romain Amalfitano e Yoan Gouffran, além de Loïc Remy, vindo no meio da temporada.

Dessa forma, o “Nouveauchâteau” da temporada 2012/2013 em 21 de setembro de 2013, iniciava contra o Hull City, uma partida com seis franceses em sua formação titular, um recorde na liga.

Outro recorde também obtido pela equipe foi o de número de gols em sequência marcados por jogadores franceses, 13 no total.

No entanto, apesar da grande expectativa do início, naquela temporada o clube não conseguiu repetir os bons resultados da anterior.

A equipe terminou aquela edição somente na décima sexta posição, cinco pontos acima do Wigan, primeiro entre os rebaixados.

Leia mais: Rafa Benítez no Newcastle: relação difícil com dono, amor da torcida e indecisões

Entre idas e vindas

Na temporada 2013/2014, o clube negociou alguns franceses de seu elenco, tendo como grande perda a saída de Cabaye.

No mercado de transferências, nenhum jogador do outro lado do Canal da Mancha foi contratado.

Naquela edição da Premier League o clube fez uma campanha apenas mediana, terminando o campeonato na décima posição sem grandes sustos ou aspirações.

Já a temporada 2014/2015 se mostrou bastante conturbada, com a chegada e saída de diversos atletas.

O Newcastle contratou Rémy Cabella e Emmanuel Rivière. Em compensação, negociou outros cinco franceses, diminuindo muito o número de jogadores oriundos da França.

Foi nessa temporada que o clube demitiu Alan Pardew e se viu perigosamente ameaçado de rebaixamento. O time se salvou apenas nas últimas rodadas, terminando o campeonato na décima quinta posição.

Melancólico fim dos jogadores franceses

A era dos franceses em Newcastle Upon Tyne teve o seu fim decretado na melancólica temporada 2015/2016.

O clube trouxe naquela janela apenas um jogador francês. No entanto, Florian Thauvin permaneceu nos Toons por apenas meia temporada, sendo logo emprestado para seu antigo clube.

Já entre aqueles que saíram do clube, estavam cinco franceses.

Em uma temporada com muitos erros, decisões tardias e pouco futebol, o clube acabou pagando caro por suas escolhas.

Nem mesmo a chegada de Rafael Benítez ao comando foi suficiente para salvar a equipe do rebaixamento.

Encerrava-se assim, de forma trágica e sem brilho, o reinado dos franceses no norte da Inglaterra.

Vinicius Alves
Vinicius Alves

Advogado, roqueiro e cervejeiro que ama falar e escrever sobre o jogo da bola chutada.