Henry, Balotelli, Boateng…: os jogadores da Copinha com nomes de craques da Premier League

4 minutos de leitura

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, também conhecida como Copinha, é a maior competição das categorias de base do Brasil. O torneio reúne centenas de jogadores que buscam uma oportunidade no futebol profissional para seguir a carreira como atleta. No entanto, além do talento, os nomes chamam a atenção, tendo como inspiração alguns craques do esporte que atuaram na Premier League.

O início da Copinha já começou na última terça-feira (2) e a final está marcada para o dia 25 de janeiro de 2024, dia do aniversário da capital paulista.

Jogadores com nomes de craques na Copinha 2024

Thierry Henry

A lenda francesa conquistou muitos títulos por onde passou, sendo considerado ídolo em muitos clubes. Na Inglaterra, não foi diferente. Henry defendeu o Arsenal entre 1999 e 2007, encerrando a passagem com dois títulos da Premier League, três da Copa da Inglaterra e dois da Supercopa da Inglaterra. Mas o destaque vai para a campanha em 2003/04, quando os Gunners foram campeões invictos do Campeonato Inglês e o atacante foi o artilheiro com 30 gols.

Na Copinha, um outro Thierry Henry irá defender o São Paulo. Assim como o francês, o brasileiro atua como atacante, além de ser considerado uma das joias do Tricolor Paulista com apenas 16 anos.

Balotelli

A carreira de Mario Balotelli é marcada por altos e baixos e o jogador ganhou destaque no cenário mundial com a camisa do Manchester City. O jogador chegou ao clube em 2010 e atuou por dois anos. No período foi campeão da Copa da Inglaterra e Premier League. Entretanto, o italiano retornou à Inglaterra em 2014, mas como atleta do Liverpool, porém não correspondeu às expectativas.

O italiano será “representado” na Copa São Paulo no Novorizontino. O clube conta com o jovem atacante Pedro Balotelli, de 18 anos e um dos destaques do time sub-20.

Boateng

A passagem de Jerome Boateng pelo Bayern de Munique contou com muitos títulos e com o jogador sendo considerado um dos melhores defensores do mundo. No entanto, antes de chegar ao clube alemão, o zagueiro atuou em 2010 e 2011 pelo Manchester City, sendo campeão da Copa da Inglaterra. Seu irmão, Kevin-Prince, também jogou na Premier League, com as camisas de Tottenham e Portsmouth.

Com o mesmo sobrenome do astro, o garoto Stanley Boateng estará na Copinha com a camisa do Ceará. O jogador chegou ao clube em agosto de 2023 e é considerado uma das revelações de Gana. Nascido em Acra, o defensor conta com passagens pelas categorias de base da seleção ganesa.

Carbone

Benito Carbone defendeu muitos clubes italianos, mas conta com uma longa passagem pela Inglaterra. Entre 1996 e 2002, o jogador atuou por Sheffield Wednesday, Aston Villa, Brentford, Derby County e Middlesbrough.

O meio-campista conta com um “representante” na Copa São Paulo 2024, pelo menos quanto ao mesmo sobrenome. O jovem Carbone irá defender o Flamengo na edição, mas em posição diferente do italiano, reforçando o setor defensivo do Rubro-Negro.

Endo

O Liverpool buscou reforçar o meio-campo da equipe no início da temporada e anunciou a contratação de Wataru Endo. Embora não seja considerado titular absoluto, o meio-campista é considerado uma peça essencial para Jurgen Klopp, atuando em 24 oportunidades na temporada.

Assim como o Ceará, o Catanduva conta com um representante estrangeiro. Kaishi Endo atua como meio-campista e está defendendo o segundo clube no Brasil. Primeiramente atuou pela Independente de Limeira antes de chegar ao Catanduva.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.