10 jogadores do Campeonato Português que a Premier League deveria ficar de olho

Porto, Sporting e Benfica sempre têm bons nomes que cairiam como uma luva para os clubes da Premier League

0
454
Campeonato Português
Caso Sané realmente saia do Manchester City, já especulam João Félix com a camisa azul (Foto: Uefa Europa League

De Ricardo Carvalho a Nani, de José Mourinho a Cristiano Ronaldo. O Campeonato Português ajudou a construir parte da história da Premier League. Na temporada 2018-2019, a grande sensação foi o Wolverhampton do técnico português Nuno Espírito-Santo e dos compatriotas Rubén Neves, Diogo Jota e João Moutinho. Ao todo são oito portugueses lá.

A Liga NOS, como é nomeado o Campeonato Português, costuma fornecer ótimas peças e algumas jóias raras. Na temporada passada, o Manchester United fui buscar Diogo Dalot, no Porto.

Os Wolves trouxeram Hélder Costa, do Benfica, e Rubén Neves, do Porto, ambos importantíssimos nas duas últimas temporada. O mais recente é Rui Patrício, que chegou por 18 milhões de euros do Sporting.

Por isso, listamos aqui 10 jogadores do Campeonato Português que a Premier League deveria ficar de olho. Alguns já são conhecidos, mas outros são verdadeiras jóias escondidas em Portugal.

LEIA MAIS: Ruben Neves e Diogo Jota: dois lobos à portuguesa, com certeza

TODO TIME COMEÇA COM UM BOM GOLEIRO

Campeonato Português
Odysseas Vlachodimos foi campeão português com o Benfica nesta temporada (Foto: Paulo Aragão/RR)

O grego Odyessas Vlachodimos chegou ao Benfica em 2018 e fez uma primeira temporada muito boa. Apesar da sua estatura (1,91), ele é bem ágil e com 25 anos já é o titular do gol na sua seleção.

O Benfica se sagrou campeão português no domingo (18) muito graças às atuações do grego. Ao todo, Vlachdimos atuou nas 34 partidas do campeonato e saindo 15 vezes sem levar gol.

Em média ele faz 2.7 defesas por partida com incríveis 75% de eficiência. Alisson, por exemplo, faz duas defesas por jogo com 80% de sucesso. Ter números próximos do brasileiro é um feito e tanto, tendo em vista a temporada absurda do goleiro dos Reds.

Valor de mercado: 10 milhões de euros

OS DEFENSORES DO CAMPEONATO PORTUGUÊS

Campeonato Português
Juventus e Bayern já sondaram o valor de Alex Telles. FC Porto acenou que não aceita menos de 35 milhões de euros (Foto: Movenotícias)

Alex Telles chegou no Porto em 2016 e, desde então, só fez boas temporadas. Em 2018-2019, foram 32 jogos com quatro gols e oito assistências e oito grandes chances criadas.

Alex também vai bem na defesa: 65% de sucesso em desarmes, 0.4 dribles sofridos por jogo e 78% de eficiência no passe.

Alex Telles não é mais uma surpresa, e sim uma realidade. Segundo o Transfermarket, o valor de mercado é de 30 milhões de euros. Com 26 anos, ele vive a melhor fase de sua carreira e seria um tiro certo para os times da Premier League.

Aqui vão mais duas indicações do campeão Benfica: André Almeida e Rubén Dias.

Campeonato Português
André Almeida teve 11 assistências na Liga NOS, o mesmo número de Robertson na Premie League (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/GETTY)

O primeiro, André, é um lateral direito muito seguro na defesa. Nessa temporada, foram 33 jogos com 69% de aproveitamento no desarme, 0.4 dribles sofridos por jogo e nenhum erro capital que gerou chute ao gol (Andrew Robertson, que teve uma temporada sensacional na Premier League, teve 61% no desarme e 0.9 dribles sofridos).

O português também produz muito ofensivamente: foram 11 assistências e 10 grandes chances criadas. Além disso, o fato de ter 1,86m é um diferencial na posição. André Almeida tem um valor de mercado (7 milhões de euros) menor que Alex Telles, talvez por já estar com 28 anos, mas é uma opção tão certeira quanto.

Aposta certeira para o futuro

Campeonato Português
Juventus e Lyon já foram especulados como possíveis destinos de Rubén Dias (Foto: Paulo Calado)

Rubén Dias é uma verdadeira joia de apenas 22 anos e um grande futebol. O valor de mercado de 31 milhões de euros parece pouco diante do talento do português. Nesta temporada foram 32 jogos e 73% no desarme e apenas 0.2 dribles sofridos por jogo.

A qualidade de passe também chama a atenção: 86% de sucesso no passe. Com certeza não vai demorar para que o garoto de 1,88m apareça em algum gigante europeu.

O MEIO-CAMPO É O LUGAR DOS CRAQUES NO CAMPEONATO PORTUGUÊS

O primeiro a ser citado não é novidade, e até Pep Guardiola já o elogiou. Bruno Fernandes é um meia ofensivo de talento e provavelmente será eleito o melhor do campeonato.

Foram 33 jogos com incríveis 20 gols e 13 assistências. O português tem só 24 anos, mas já vale 31 milhões de euros.

Rumores apontam que o City pagará 55 milhões de euros por Bruno Fernandes (Foto: AFP)

Fortes rumores surgiram sobre uma possível ida dele ao Manchester City, o que animou o técnico Pep Guardiola. Este é outro nome que já é realidade e, se não for jogar nos Citizens, não vai demorar a se aventurar em outro grande clube.

Luiz Pizzi é o jogador com mais assistências na temporada. Foram 18 ao total (na Premier League, o maior número de passes para gol foi de Eden Hazard com 15, além de 13 gols marcados. O português é de fato um todo-campista.

Arma e desarma com a mesma qualidade e se encaixaria bem num campeonato tão intenso como a Premier League. Apesar de já ter 29 anos, é uma aposta para os clubes ingleses. O valor de mercado não tão alto: 19 milhões de euros.

Campeonato Português
Pizzi, que se chama Luis Miguel Afonso Fernandes, ganhou esse apelido quando criança por causa dos gols de Juan Antonio Pizzi, ex-Barcelona (Foto: Lusa)

LEIA MAIS: Os 5 maiores portugueses da era Premier League

A AMEAÇA QUE VEM PELA PONTA

Campeonato Português
O Camisa 27 foi essencial para levar o Benfica ao título (Foto: Move Notícias)

Rafa Silva é um meia, de 26 anos, que pode atuar pela ponta direita ou por dentro. Nesta temporada foram 26 jogos, tendo iniciado 20 deles, com 16 gols e duas assistências além de 12 grandes chances criadas.

Também foi o 3º jogador que completou dribles (62). É criatividade de sobra que caberia bem em times médios/grandes na Inglaterra. Valor de mercado: 23 milhões de euros.

Campeonato Português
Chiquinho é o quinto jogador que mais criou grandes chances na Liga Portuguesa com 11 (Foto: Getty Images)

Chiquinho é um meio-campista com potencial. Com 23 anos, o português conseguiu se destacar mesmo atuando por uma equipe limitada como o Moreirense. Bate muito bem de fora da área e articula desde trás.

Foram 34 jogos, 8 gols, 7 assistências e 11 grandes chances criadas. O valor de mercado é de três milhões de euros, então pode ser uma boa aposta com baixo investimento.

QUER GOLS? VÁ BUSCAR EM LISBOA

Campeonato Português
Seferovic foi o artilheiro da Liga Portuguesa em 2019 (Foto: Paulo Calado)

O Benfica terminou o campeonato com incríveis 103 gols marcados em 34 jogos. A média de três gols por jogo é explicada pela excepcional fase dos ataques. Seferovic, 27 anos, e João Felix, 19 anos, só não fizeram chover esta temporada.

Haris Seferović é um atacante de referência de 1,85m, de uma imposição física incrível e uma finalização mortal. O suíço marcou 23 gols em 29 jogos (tendo iniciado apenas 20), ele marcou 1 gol a cada 86 minutos em campo (Aubameyang marcou 22 em 36 jogos na Premier League).

Além de cinco assistências e sete grandes chances criadas. Está no auge de forma física e técnica, e encaixaria bem na maioria dos times ingleses. O valor de mercado gira em torno dos 15 milhões, mas certamente o Benfica fará jogo duro para vende-lo.

O Fenômeno

Campeonato Português
Caso Sané realmente saia do Manchester City, já especulam João Félix com a camisa azul (Foto: Uefa Europa League

João Félix é a grande joia de Portugal. O garoto de 19 anos vem assombrando a liga com tamanha habilidade para marcar e criar chances de gol. O Manchester City já demonstrou interesse nele, mas não há nada certo. Muito provavelmente estamos falando de um jogador nível world class, então é um investimento certo.

João Felix marcou 15 gols em 26 jogos nesta temporada. Foram também sete assistências e 12 grandes chances criadas. Isso só na Liga Portuguesa, porque na Europa League ele também foi o grande nome da equipe, mostrando um amadurecimento incrível com apenas 19 anos. Segundo o transfermarket, o miúdo-maravilha tem um valor de mercado de 35 milhões de euros.

Apesar do Campeonato Português não ser considerada uma das grande cinco ligas da Europa, é sempre importantes os clubes da Premier League olharem com cuidado para lá. Porto e Benfica costumam fazer um trabalho incrível de scout e podem fornecer ótimos jogadores. Então quando João Félix ou Rubén Dias estiverem fazendo sucesso por aí, não diga que não avisamos, hein?