As fases preliminares da Champions League feminina 2023/24 se encerraram nesta quarta-feira (18), definindo as donas das 12 vagas restantes da competição. Barcelona, Lyon, Chelsea e Bayern de Munique já estavam pré-classificados para as vagas diretas da fase de grupos da competição.
Os grupos serão definidos por sorteio, que acontecerá na sexta (20), às 8h (horário de Brasília). Nesta fase, teremos oito brasileiras participando da competição, em cinco equipes de quatro países diferentes.
Quem são as jogadoras brasileiras na Champions League feminina 2023/24.
Leticia Santos (Frankfurt)
A lateral-direita Leticia Santos iniciou sua carreira internacional em 2015, quando saiu do São José – um dos clubes mais tradicionais no futebol feminino brasileiro. Antes de chegar ao Eintracht Frankfurt, ela passou por Avaldsnes (Noruega) e SC Sand e FFC Frankfurt, da Alemanha. Ela foi contratada pelo atual clube em 2020.
Leticia também acumula 36 partidas pela seleção brasileira, com a qual venceu a Copa América de 2022 e disputou as Olimpíadas de Tóquio, em 2021, e a Copa do Mundo de 2019.
Kathellen Sousa (Real Madrid)
A zagueira Kathellen Sousa fez sua estreia profissional já na Europa, em 2018. Antes, ela atuou em alguns clubes da liga universitária dos Estados Unidos, a NCAA, e depois passou pelo Bordeaux (França) e Inter de Milão. Kathellen foi contratada pelo Real Madrid em 2022, onde acumula 43 partidas e um gol.
Aninha (PSG)
Ana Vitoria, mais conhecida como Aninha, é meio-campista do PSG. Conhecida pela torcida do Corinthians por ter participado das conquistas da Libertadores de 2017 e do Campeonato Brasileiro de 2018, ela se transferiu para o futebol europeu em 2020, como agente livre. Depois de três anos no Benfica, ela foi contratada na última janela pelo clube francês.
Tainara (Bayern de Munique)
Tainara teve passagens por vários clubes brasileiros antes de chegar ao futebol europeu. Ela jogou no Vitória, Santos e Palmeiras antes de chegar ao Bordeaux, como agente livre. A zagueira foi vendida para o Bayern em 2022, onde marcou dois gols em 23 jogos. Ela também venceu a Copa América de 2022 com a seleção brasileira.
Quarteto de brasileiras (Benfica)
O Benfica é o único time na Champions com mais de uma brasileira no elenco. São elas a meio-campista Laís Araújo e as atacantes Valéria Cantuário, Nycole Raysla e Marta Cintra. Laís é a contratação mais recente, tendo chegado na última janela, enquanto Nycole é a mais antiga do elenco. Em 105 jogos, a camisa 9 marcou 55 gols.
Na atual temporada, Marta é uma das artilheiras da equipe, com quatro gols em seis jogos.