Enquanto Jürgen Klopp busca encerrar a passagem pelo Liverpool com o título da Premier League, a diretoria trabalha para encontrar o treinador para a próxima temporada. Alguns nomes estão sendo ligados a equipe e um ex-jogador dos Reds indicou quem seria o substituto ideal para o alemão.
O substituto ideal para Klopp
No final de janeiro, Klopp anunciou que irá deixar o Liverpool no final da temporada. Desde então, nomes como Xabi Alonso e Roberto De Zerbi são considerados os favoritos para comandarem a equipe a partir de julho. Porém, o ex-lateral-direito Glen Johnson acredita que Gareth Southgate, treinador da Inglaterra, seja o nome ideal para os Reds.
Johnson concedeu entrevista para a “Betfred” e sugeriu a contratação de Southgate, caso o treinador da seleção inglesa esteja disponível.
— Se ele estiver disponível no verão, então você terá que analisar todas as opções. Ele faz um trabalho brilhante na Inglaterra, então não há razão para que ele não possa ter sucesso em um clube como o Liverpool, já que estaria lidando com jogadores de padrão semelhante. Você precisa conversar, porque não pode simplesmente dispensá-lo se ele estiver disponível.
O contrato de Southgate com a Inglaterra vai até o final de 2024, mas o treinador pode deixar o comando da seleção após a Eurocopa, que está marcada para começar no dia 14 de junho e vai até 14 de julho.

Quem foi Glen Johnson?
Glen Johnson foi um lateral-direito e que passou por alguns clubes ingleses durante a carreira como atleta profissional. Formado nas categorias de base do West Ham, chegou ao time principal em 2002.
Johnson passou por Millwall, Chelsea e Portsmouth, mas se destacou com a camisa do Liverpool. Ele chegou ao clube em 2009 e foi campeão da Copa da Liga Inglesa. Em 2015, foi contratado pelo Stoke City, encerrando a carreira em 2019. Pela seleção inglesa, defendeu o sub-21 e no time principal fez parte do elenco da Copa do Mundo 2010 e Eurocopa 2012.
Liverpool enfrentaria concorrência do United
A permanência de Southgate na Inglaterra está garantida até a Eurocopa. Enquanto isso, o treinador está sendo ligado a outros clubes. Nas últimas semanas, a “ESPN” indicou que o Manchester United está avaliando a contratação do inglês.
Johnson acredita que Southgate pode encontrar resistência no United, com a possibilidade dos jogadores não reagirem tão bem com o trabalho do treinador.
— Não tenho certeza, porque apesar de ser um cara de primeira linha e um grande técnico, acredito que Gareth (Southgate) recebe mais respeito dos jogadores da seleção inglesa porque ele é inglês. Os jogadores estrangeiros do Manchester United inicialmente não terão o mesmo nível de respeito por Gareth que os jogadores ingleses.
Na entrevista, Johnson acrescentou que outros treinadores de qualidade passaram pelo Manchester United e encontraram dificuldades, o que não garante o sucesso para Southgate.
— O Manchester United é um clube enorme, com grande apoio e no papel também tem um elenco muito bom. Um técnico de ponta como Gareth poderia entrar, livrar-se de muitas madeiras mortas, dar ao time uma espinha dorsal e fazer o Manchester United ter sucesso novamente. No entanto, muitos bons treinadores assumiram esse cargo nos últimos anos e falharam.