A Premier League é uma das competições que mais têm jogadores com nacionalidades diferentes. E como estamos perto da próxima Copa do Mundo, decidimos criar uma lista com alguns nomes históricos que representaram seus países jogando em terras inglesas, seguindo a ordem dos grupos sorteados no começo do mês.
Leia mais: Os 11 gols mais bonitos de Thierry Henry no Arsenal
Grupo A
Rússia – Arshavin
A Rússia teve poucos jogadores atuando na Premier League. O mais histórico é o atacante Andrey Arshavin. Em cinco temporadas, o russo virou ídolo do Arsenal.
Egito – Salah
Artilheiro da atual temporada e recém-chegado ao Liverpool, Mohamed Salah é um dos principais jogadores da competição. Em 16 jogos até aqui, o egípcio marcou 13 gols e é um dos maiores jogadores do Egito na história da Premier League.
Arábia Saudita – Nenhum
A Arábia Saudita é uma das poucas nações que nunca tiveram jogadores na Premier League.
Uruguai – Suárez
31 gols em 33 jogos, prêmio de melhor jogador da temporada e quase chegou ao título da liga. A temporada 2013/14 foi quase perfeita para o Liverpool e para Luis Suárez, fazendo com que ele se tornasse o uruguaio com maior destaque na Premier League. Polêmico, o jogador participou de quatro temporadas pelos Reds.
Grupo B
Portugal – Cristiano Ronaldo
Um dos maiores jogadores da história do futebol e vencedor de cinco prêmios de melhor jogador do mundo, Cristiano é o português que teve mais destaque em todas as edições da Premier League. O atacante teve uma brilhante passagem pelo Manchester United, alcançando o título da Liga dos Campeões, além dos três campeonatos da Premier League.
Marrocos – Boufal
Com duas temporadas no Southampton, Boufal é o representante da seleção marroquina na Premier League. Apesar de não ter marcado tantos gols, o único feito nesta temporada foi ter vencido o prêmio de gol mais bonito do mês de novembro.
Espanha – Fàbregas
Doze temporadas jogando na Inglaterra – mais especificamente em Londres – 327 jogos na Premier League, 110 assistências e 49 gols são os números de um dos maiores espanhóis de todos os tempos na Premier League. Revelado pelo Barça, tendo uma breve passagem pela Catalunha de 2012 a 2014, Césc Fàbregas fez a maior parte da sua carreira jogando no Arsenal e Chelsea.
Irã – Dejagah
Um dos menos conhecidos desta lista é o iraniano Dejagah. Com 49 partidas pelo Fulham na Premier League, o meia marcou cinco gols e deu três assistências.
Grupo C
França – Henry
Um dos maiores jogadores da história do Arsenal, o francês é um dos grandes jogadores da Premier League. Foi campeão duas vezes, além de ser vencedor de 10 prêmios individuais – 2 “Melhor Jogador do Ano”, 4 “Golden Boot” e outros 4 “Melhor Jogador do Mês”.
Austrália – Cahill
Sete temporadas, 323 jogos, 56 gols, 22 assistências e somente um time: o Everton. Este é o histórico de Tim Cahill, o maior jogador australiano de todos os tempos na Premier League. O meia é um dos melhores cabeceadores da história, já que praticamente metade de seus gols foram pelo alto.
Peru – Solano
Jogador histórico da Premier League, Nolberto Solano faz parte do seleto grupo de jogadores que passaram de 300 jogos na competição. O meia marcou 49 gols em seus 10 anos de carreira na Inglaterra, sendo um dos 5 maiores goleadores sul-americanos da competição.
Dinamarca – Eriksen
Atual meio-campista do Tottenham, o dinamarquês vem chamando a atenção de gigantes da Europa, como o Real Madrid. Nesta semana, ele chegou à marca de 150 jogos na Premier League. Na Copa, o craque deverá ser o jogador que levará a seleção nas costas.
Grupo D
Argentina – Aguero
O maior artilheiro da história do Manchester City, Sergio Aguero, pode ser considerado o jogador argentino com mais relevância no futebol inglês, ganhando até de Tévez. Apesar de ter triunfado somente um Golden Boot, o atacante sempre está na listas de maiores goleadores da temporada. Nesta, ele já tem nove gols marcados em 11 participações, perdendo para apenas para Kane, com 12, e para o surpreendente Salah, com 13.
Islândia – Gudjohnsen
Com passagens em quatro clubes da Inglaterra, o islandês fez sua história no Chelsea na era Abramovic. Chegando em 2000 ao clube londrino, o atleta foi bicampeão da Premier League pelo time. Em 211 partidas, o maior jogador islandês da história marcou 55 gols e deu 28 assistências.
Croácia – Modric
Um dos melhores meio-campistas da atualidade, camisa 10 do Real Madrid e o melhor jogador croata que já passou pela Premier League. Este é Luka Modric. Jogando no Tottenham, desfilou com sua habilidade incrível e incomparável. Em quatro temporadas, foram 127 jogos, 13 gols e 15 assistências.
Nigéria – Mikel
Comandante da Nigéria ao lado de Iwobi, do Arsenal, John Obi Mikel é um dos jogadores com mais história no Chelsea. Foram 11 temporadas pelos Blues e dois campeonatos. Entretanto, o volante, que deu dez assistências, marcou apenas um gol com a camisa londrina.
Grupo E
Brasil – Coutinho
Seis temporadas, camisa 10 de Anfield, ídolo do clube e o principal jogador do time. Apesar de não ser bem um goleador, o meio-campista da Seleção é deslumbrante quando vai para cima de seus adversários. Elogiado por Gerrard, um dos maiores ídolos do clube, Coutinho é a esperança do clube para vencer a Champions League. Assim, iria para a Copa do Mundo com um enorme prestígio e confiança.
Suíça – Xhaka
Duas temporadas pelo Arsenal, 48 jogos na Premier League, dois gols e cinco assistências: estes são os dados de Granit Xhaka no Campeonato Inglês. Esperança da Suíça na Copa, ao lado de Shaqiri, o meia deve dar trabalho para a nossa Seleção.
Sérvia – Ivanovic
O representante sérvio da lista é Ivanovic. Além de Matic, que atualmente está no Manchester United, Branislav Ivanovic jogou no Chelsea e na seleção da Sérvia. Em 261 partidas, venceu três campeonatos ingleses, uma Champions League, uma Liga Europa e participou de 42 gols da equipe, sendo 22 marcando e 20 dando assistências.
Costa Rica – Campbell
Considerado uma promessa da base dos Gunners, Joel Campbell, após uma belíssima participação na última Copa do Mundo, é a esperança dos costa-riquenhos na próxima edição. Em sete temporadas como profissional, Joel não teve tantas oportunidades no Arsenal. Foram 23 jogos, três gols e duas assistências.
Grupo F
Alemanha – Ozil
Meia de grande habilidade, visão e passe, Mesut Ozil pode ser considerado o alemão mais importante na Inglaterra. Há um bom tempo no Arsenal, Ozil já conquistou os torcedores dos Gunners e promete dar muito mais à equipe londrina, caso não saia. Ozil tem como principal habilidade o passe, haja vista suas 47 assistências para gol no Campeonato Inglês.
México – Chicharito
O atacante mexicano é um dos maiores jogadores da história de seu país. Porém, na Inglaterra, não teve tanto sucesso. Aparecendo para o mundo no Manchester United, o jogador acabou de chegar no West Ham, e já vem marcando seus gols.
Suécia – Ibrahimovic
Considerado um dos melhores jogadores da história do futebol, Zlatan Ibrahimovic é o sueco com maior destaque na Premier League. Em sua segunda temporada na competição, o atacante já soma 17 gols em 32 jogos, uma proporção de um a cada duas partidas.
Coreia do Sul – Son
Um dos jogadores em melhor momento no Tottenham é o sul-coreano Son. O ponta do time londrino está sendo de extrema importância para o clube e para a sua seleção, sendo a esperança de gols da última.
Grupo G
Bélgica – Hazard
A seleção belga tem diversos jogadores históricos na Premier League que vão estar na próxima Copa do Mundo, como De Bruyne, Lukaku, Courtois, entre outros. Porém, um jogador destaca-se mais: Eden Hazard. Chegou jovem ao Chelsea e depois de longos anos é a estrela do time. O jogador venceu dois campeonatos ingleses e disputou o Mundial em 2012.
Panamá
A segunda seleção que participa da Copa do Mundo na Rússia que nunca teve nenhum jogador representante na Premier League é o país panamenho.
Inglaterra – Kane
Harry Kane é a esperança de gols do Tottenham e da seleção inglesa. Desejado pelo Real Madrid, o inglês já está novamente na briga pela artilharia da Premier League, com 12 gols, um a menos que o líder Salah.
Tunísia – Khazri
Pouco conhecido no mundo do futebol, o tunisiano Khazri é o representante de seu país nesta lista. O meia, que chegou na temporada 2015/16 ao Sunderland, está emprestado ao Rennes da França, enquanto o time inglês disputa a Championship.
Grupo H
Polônia – Fabianski
O goleiro com mais defesas nesta temporada na Premier League é também o polonês com mais história na competição. Com passagem pelo Arsenal, o jogador se destaca no Swansea City.
Senegal – Mané
Um dos melhores jogadores da Premier League é Sadio Mané. O motorzinho do Liverpool já foi um dos eleitos como o “Melhor jogador do Mês” nesta edição do Campeonato Inglês. Pela seleção, o atleta é o maior jogador e a esperança de uma campanha histórica de seu país que conseguiu classificar-se à Copa do Mundo.
Colômbia – Juan Pablo Angel
A seleção colombiana tem o seu goleiro titular atuando na Premier League: David Ospina, do Arsenal. Porém, um jogador histórico pouco conhecido é Juan Pablo Angel. Com sete temporadas disputadas no Aston Villa, o atacante tem 175 partidas, 44 gols e 14 assistências. O colombiano é um dos maiores goleadores sul-americanos da Premier League.
Japão – Okazaki
Jogador que chegou no ano histórico do Leicester, Shinji Okazaki é mais um atleta histórico da Premier League. Representante da seleção japonesa na lista, o atacante, em três anos, ganhou o título da competição em 2015/16, além de marcar 12 gols e ser praticamente um titular absoluto.