O brasileiro Joelinton se tornou um dos jogadores mais versáteis da Premier League. Antes centroavante, depois meio-campista e, mais recentemente, tem atuado até como zagueiro pelo Newcastle.
✅Siga a PLBrasil no Threads, BlueSky e WhatsApp
Isso ficou evidente na última rodada da Premier League, quando os Magpies empataram em 1 a 1 contra o Manchester City. Mas as idas à defesa começaram antes com Eddie Howe.
Joelinton virou zagueiro?
Os primeiros momentos do brasileiro na defesa vieram ainda na pré-temporada, durante a viagem do Newcastle para o Japão. Foi uma ordem de Howe durante a goleada para o Urawa Red Diamonds que quase passou despercebida,
Apenas um jornalista perguntou sobre a mudança depois do jogo, e Howe revelou que o recuo do camisa 7 à zaga foi circunstancial. Inicialmente, era pela falta de jogadores e pelas substituições normais durante os amistosos.
No entanto, o exercício foi um teste para o que poderia ocorrer posteriormente. E isso se mostrou evidente no jogo contra o Manchester City, em que Joelinton ocupou praticamente três funções defensivas no campo.
— Joelinton teve três papéis diferentes. Isso é muita instrução para um jogador assumir. Ele começou bem alto no campo, depois ele estava cuidando de Rico Lewis e preenchendo espaço como um terceiro zagueiro — disse Jamie Carragher durante o programa “Monday Night Football”.
Contra o time de Guardiola, o brasileiro pressionava Lewis, depois cuidava de Gündogan no meio, e ainda cuidou de Haaland como um zagueiro pela esquerda antes de trocar de posição com Lewis Hall, o lateral-esquerdo.
Os planos de Howe no Newcastle
O técnico dos Magpies já havia elogiado a versatilidade do camisa 7 durante a temporada em entrevista ao jornal “Chronicle Live”:
— Joe mostrou suas qualidades. Ele mudou seu papel em alguns jogos, começando como um 6, depois como um 8 e voltando para um 6. Ele nos mostrou sua versatilidade. E ele fez um bom trabalho para o time.
O brasileiro também foi elogiado por Graham Potter, ex-técnico do Chelsea e convidado do Monday Night Football na análise pós-jogo contra o Manchester City.
— Um jogador tem que acreditar nisso. Você está olhando os clipes e pedindo a ele para defender a área e ser como um zagueiro, e no próximo clipe ele está apoiando como meio-campista, é fascinante — disse.
Potter ainda lembra que foi um jogador que foi contratado por muito dinheiro como centroavante, e que isso diz algo sobre o relacionamento pessoal com o treinador e a confiança que eles têm um no outro.
Foi Howe quem fez a transição de Joelinton para o meio-campo e o brasileiro constantemente elogia o treinador por conta disso — e ele explicou com detalhes em entrevista à PL Brasil.