O meio-campista Joelinton foi convocado pela seleção brasileira pela primeira vez neste domingo (28). O jogador do Newcastle é um dos estreantes chamados pelo técnico interino Ramon Menezes para os confrontos contra Guiné e Senegal, nos dias 16 e 19.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o camisa 7 dos Magpies falou sobre a emoção ao ser convocado pela primeira vez.
— Não existem muitas palavras pra descrever esse momento. É a realização de um sonho de vida poder vestir a camisa da seleção brasileira. Orgulho enorme representar meu país. Sempre disse que esse era um objetivo que tinha, e graças a Deus hoje estou concretizando isso. É fruto de muito trabalho e de uma grande temporada com o Newcastle. Agradeço demais a todos que estão comigo desde sempre, que são nosso suporte nos momentos bons e ruins. Agora é desfrutar isso e corresponder a confiança depositada no meu trabalho.
Joelinton é um dos destaques da grande campanha do Newcastle nesta temporada, que chegou à final da Copa da Liga Inglesa e terminou a Premier League entre os quatro primeiros colocados depois de 20 anos. O meia brasileiro esteve presente em 40 dos 45 jogos do clube em 2022-23, começando entre os 11 titulares 37 vezes. Neste período, o jogador soma oito gols e duas assistências .
Carreira de Joelinton
Revelado pelas categorias de base do Sport, Joelinton venceu seus três títulos da carreira em Recife: Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste em 2014, além da Taça Ariano Suassuna de 2015.
Em 2015, Joelinton foi vendido ao Hoffenheim, da Alemanha, em uma transferência de R$ 7 milhões. No futebol alemão, não teve muito espaço, marcando 11 gols e dando seis assistências em 36 jogos de 2015 a 2019. O meia brasileiro chegou a ser emprestado ao Rapid Vienna, da Áustria, durante esse período, onde se destacou, estufando as redes 21 vezes e dando quatro passes para gol em 79 oportunidades de 2016 a 2018.
No Rapid Viena, Joelinton marcou seu primeiro gol em um amistoso contra o Chelsea, que contava com John Terry, Willian, Diego Costa e outras estrelas. A partida, que aconteceu em julho de 2016, na Áustria, foi a estreia do técnico Antonio Conte nos Blues.
Em julho de 2019, o meia brasileiro assinou contrato com o Newcastle até 2025, em uma transferência que custou cerca de 40 milhões de euros (R$ 168 milhões). A contratação mais cara da história do clube até então. Desde que chegou, Joelinton teve diversas funções no campo, sendo recuado em 2021 pelo treinador Eddie Howe. Assim, o atacante passou a atuar como segundo volante, o que deu muito certo, levando o atleta à sua primeira convocação para a seleção brasileira.
Convocação da seleção brasileira
Além de Joelinton, outros seis jogadores que atuam na Premier League foram convocados: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham) e Richarlison (Tottenham).
Confira a convocação completa:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Alex Telles (Sevilla) e Ayrton Lucas (Flamengo);
- Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras) e Vini Jr (Real Madrid).
O Brasil enfrenta Guiné em Barcelona, na Espanha, no dia 17. Depois, encara Senegal em Lisboa, Portugal, no dia 20. Essas serão oportunidades para a seleção brasileira vencerem pela primeira vez em 2023, já que no primeiro amistoso do ano, a Canarinho acabou perdendo para Marrocos por 2 a 1 em março, no estádio IBN Batouta, na cidade de Tânger.