Joelinton – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Joelinton Cássio Apolinário de Lira, ou simplesmente Joelinton, é um jogador de futebol brasileiro que começou como atacante e atualmente atua de volante. A saber, o jogador nasceu no dia 14 de agosto de 1996, na cidade de Aliança, Pernambuco. Atualmente joga pelo Newcastle, da Inglaterra.

Joelinton – Início de carreira

A princípio, Joelinton começou na base do Sport Recife, surgindo como uma das principais apostas do clube. Foi descoberto pelo técnico Marcelo Martelotte em 2013, porém começou a ser relacionado na equipe principal somente no ano de 2014, pelo então treinador Eduardo Baptista.

Trajetória, conquistas e highlights de Joelinton

A sua estreia entre os profissionais aconteceu contra o rival Santa Cruz, em uma partida válida pela Copa do Nordeste. Após o estadual, Joelinton começou a fazer grandes partidas no Campeonato Brasileiro, marcando seu primeiro gol no profissional contra o Fluminense, em um empate por 2 x 2.

Dessa forma, contribuiu também para a vitória por 1 x 0 diante do São Paulo, conquistando mais três pontos no campeonato. No ano seguinte, em alta com sua última temporada, o jogador assumiu a vaga de titular absoluto. Começou a sua caminhada marcando gol sobre o Socorrense, pela Copa do Nordeste e logo depois voltou a marcar contra o CENE, em uma vitória na Copa do Brasil.

Entretanto, os jogos mais importantes que chamaram atenção dos olheiros de clubes europeus, foi diante de Santos e principalmente do Flamengo. Sendo assim, após ganhar projeção mundial, Joelinton teve o seu destino traçado para jogar a Bundesliga no mercado de transferências de 2015.

Transferências e mercado da bola de Joelinton

De antemão, Joelinton começou sua carreira oficialmente no ano de 2014. Entretanto, o atleta possui apenas 25 anos e já atuou por três clubes, além do time do coração, o Sport. Certamente, está vivendo seu auge no Newcastle. Confira cada clube que o jogador atuou, rumores e mercado de transferências.

Hoffenheim

Com o excelente desempenho mostrado no clube brasileiro, acabou chamando a atenção e criando rumores em diversos clubes na Europa. Assim, no mercado da bola de 2015, o Hoffenheim comprou Joelinton por cerca de R$ 9 milhões. Posteriormente, na sua chegada ao clube, o brasileiro cedeu uma entrevista.

esTOU REALIZANDO O MAIOR SONHO DA MINHA VIDA. TODO JOGADOR SONHA EM JOGAR NA EUROPA E COMIGO NÃO SERÁ DIFERENTE. ESSE COM CERTEZA FOI O MELHOR DIA DA MINHA VIDA”, DESTACOU JOELINTON”

Em primeiro lugar, a sua estreia aconteceu em julho de 2015, marcando dois gols contra o Baiertal, da Alemanha. Entretanto, o atleta não teve muitas oportunidades e foi emprestado para o Rapid Viena, da Áustria, um ano depois. Em suma, pelo Hoffenheim, o atacante marcou 11 gols em 35 jogos.

Rapid Viena

Joelinton chegou ao Rapid Viena por empréstimo no mercado da bola de 2016, com pouco espaço no clube alemão. O seu primeiro gol pela equipe austríaca foi em um amistoso contra o poderoso Chelsea, de Diego Costa, William e Jhon Terry.

Certamente, um dos jogos de destaque pelo Rapid Viena, foi na vitória por 5 x 0 contra o St Polten, marcando duas vezes naquela ocasião. Logo após voltar para o clube alemão, o Newcastle o procurou para trazer o atleta no próximo mercado de transferências. Pelo Rapid Viena foram 21 gols em 79 jogos.

Newcastle

Antes de mais nada, três anos depois, no mercado da bola de 2019, Joelinton se transferiu para o Newcastle após alguns rumores. O clube inglês desembolsou cerca de R$ 170 milhões para contar com o brasileiro, tornando a maior contratação da história do clube.

Logo depois, fez a sua estreia na Premier League, perdendo de 1 x 0 para o Arsenal. Contudo, desencantou pouco mais de 10 dias, marcando o seu primeiro gol em uma vitória importante diante do Tottenham. A saber, com a chegada do técnico Eddie Howe, em 2021, o atleta deixou o ataque para jogar como volante pela primeira vez na sua carreira.

Na última temporada, ajudou o Newcastle à fugir da zona de rebaixamento, terminando na 11ª colocação. Enfim, até o momento, o volante brasileiro tem 117 jogos pelo clube inglês, marcando 14 gols, sendo considerado o melhor jogador da sua posição na temporada 2021/22.

Por fim, o mercado da bola promete ser agitado e propostas para o novo volante irão surgir. Um dos clubes interessados estão na Premier League, mas segundo o seu empresário, nenhuma proposta chegou oficialmente.