Joelinton: ‘Firmino é, sem dúvidas, uma grande inspiração’

Atacante destacou trabalhos de Klopp e Guardiola na Premier League

0
305
Joelinton
Catherine Ivill Getty Images

De uns anos para cá, o boom de brasileiros na Premier League foi ficando cada vez maior. Além do protagonismo dos brazucas aumentarem, novos atletas que nasceram aqui no Brasil chegaram na elite do futebol inglês. Uma das novidades desta temporada, por exemplo, foi Joelinton, que chegou do Hoffenheim para defender o Newcastle.

Além de ser o primeiro pernambucano a atuar na Premier League, também se tornou a maior transferência da história do clube e custou cerca de 40 milhões de libras. Em 34 jogos com a camisa do clube inglês, o brasileiro marcou três gols e deu quatro assistências.

Em entrevista à PL Brasil, Joelinton comentou a relação com o seu técnico Steve Bruce, citou treinadores que gostaria de trabalhar, destacou Firmino como inspiração e muito mais.

Joelinton
Stu Forster Getty Images

PL Brasil: Joelinton, como você avalia sua temporada até aqui pelo Newcastle?

Joelinton: Não está sendo uma temporada fácil para a nossa equipe. Estou feliz por ter jogado todos os jogos até aqui, logo no meu primeiro ano. Ainda estou me adaptando, e cada jogo é importante para isso.

Sei que o peso de ser o camisa 9 é muito grande, até pelo alto investimento feito em mim, e isso me faz querer sempre melhorar para dar o meu melhor dentro de campo.

PL Brasil: Quais as principais diferenças que você percebeu do futebol inglês para o alemão?

Joelinton: Acho que o principal fator que percebi é a intensidade da força física nos jogos. Eu, como atacante, preciso usar desse artifício para jogar contra os defensores que costumam ser muito fortes e rápidos.

É um campeonato mais competitivo, recheado de jogadores de alto nível, formando equipes muito qualificadas.

PL Brasil: Qual foi o pior momento da temporada até aqui?

Joelinton: Acredito que entre o final de 2019 e o início desse ano, pois é uma batida muito forte de jogos em sequência e acabamos perdendo muitos jogadores por lesão. Isso nos atrapalhou, desperdiçamos muitos pontos em casa, e acredito que tenha sido a pior fase até agora.

Quiz: Nomeie jogadores brasileiros que atuaram na Premier League

Joelinton
Catherine Ivill Getty Images

PL Brasil: Sobre o Steve Bruce, ele sempre defendeu você mesmo quando a bola não entrava. Como é a relação de vocês?

Joelinton: Logo que cheguei ao Newcastle tive o primeiro contato com ele. É uma grande pessoa, que cobra bastante os jogadores nos treinos e por isso tem uma grande relação com todo mundo. Tenho um imenso respeito por ele por sempre tentar extrair o melhor de mim.

PL Brasil: Sobre a torcida do Newcastle, como é a reação dela com você?

Joelinton: Quando cheguei foi maravilhoso, todos me receberam muito bem. É claro que sempre tem os torcedores que cobram bastante, que querem ver seu time ganhando sempre, a qualquer custo, ainda mais de um camisa 9, que tem a função de fazer os gols.

Mas é uma questão de momento, e quando os gols saem, apoiam de forma firme. Todo clube é assim, e aqui não seria diferente.

PL Brasil: Hoje a gente olha vários brasileiros sendo ídolos da Premier League. Qual a tua maior inspiração dentre eles?

Joelinton: Firmino, sem dúvida, é uma grande inspiração que tenho. Até pela trajetória parecida, me espelho muito nele para chegar longe na carreira. É um grande jogador, uma excelente pessoa e eu tenho uma admiração muito grande por ele.

PL Brasil: Além da torcida do Newcastle, qual torcida da Inglaterra que você mais admira?

Joelinton: A torcida do Liverpool chama muito a atenção de todo mundo. É extremamente apaixonada e que joga junto com o time. Sem dúvidas, é uma torcida que é admirada pelo mundo todo.

PL Brasil: Qual treinador do futebol inglês você teria o prazer de trabalhar?

Joelinton: A Premier League é recheada de grandes treinadores, mas acho que o Klopp e o Guardiola são os dois maiores do mundo, então seria uma honra, um dia, ser treinado por um deles.

PL Brasil: Quais os seus principais objetivos do Newcastle para os próximos anos?

Ainda não penso muito lá na frente. Estou pensando no recomeço dessa temporada para que a equipe consiga terminar o campeonato numa boa colocação e, aí sim, projetar o próximo ano. Mas, com certeza, marcar muitos gols é um objetivo que sempre carrego comigo.

COLABOROU MARCELO BECKER

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

Quem são os maiores campeões ingleses? Confira a lista