Joel Matip – Mercado da bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
292
Joel Matip
Foto: Reprodução/Sky Sports

Joel Matip é um zagueiro alemão-camaronês nascido em 8 de agosto de 1991, em Bochum, na Alemanha. Atualmente, o jogador defende as cores do Liverpool. A saber, teve seu primeiro contato com a bola aos seis anos quando se juntou a base do time local, Bochum SC Weitmar.

Joel Matip – Início de carreira 

Primeiramente, Joel Matip se juntou ao clube de sua cidade, Bochum SC Weitmar quando tinha seis anos de idade. Posteriormente, seria observado pelos olheiros do VfL Bochum e logo convidado a se juntar às categorias de base do clube, movimentando pela primeira vez o mercado de transferências. Em suma, atuou por três pela equipe de sua cidade até o Schalke 04 fazer uma proposta para ingressá-lo em seu time juvenil.

Decerto, o jovem Matip se destacou nas equipes de base do Schalke 04 em virtude da sua presença nos dois lados do campo. Não só sendo fundamental na antecipação na marcação do adversário quando estava na defesa, como também com um jogo aéreo muito forte quando estava no setor ofensivo.

A saber, seu primeiro jogo na equipe B do Schalke 04 como titular foi contra o FC Saarbrucken. Entretanto, atuou em apenas quatro partidas pela equipe B e logo Joel Matip foi chamado para integrar o time principal. Dessa forma, faria sua estreia como jogador profissional do Schalke 04 em uma partida contra o Bayern de Munique, na qual também marcou o seu primeiro gol e sendo eleito o melhor jogador em campo.

Trajetória, conquistas e highlights de Joel Matip

Certamente, sua primeira temporada no time profissional teve um retrospecto positivo para um jogador jovem. Matip participou de 20 partidas e balançou as redes em três oportunidades. Na sua segunda temporada pelo clube, o zagueiro já figurava entre os 11 titulares com certa frequência. Além disso, Matip fazia parte do elenco que chegou às semifinais da Liga dos Campeões de 2011 e também do time campeão da Copa da Alemanha

Entretanto, não repetiu o mesmo desempenho na temporada seguinte. Devido ao seu jogo forte, a torcida questionava suas atuações e sua frequente escalação entre os titulares. Com efeito dessas críticas, os rumores em cima do jogador começaram a circular no mercado da bola, mas nada oficial foi divulgado. Assim, na segunda metade da temporada, Matip melhorou seu futebol recuperando a confiança da torcida.

Nas temporadas seguintes, Matip apresentaria oscilações em seu desempenho, como também sofreria com lesões que o deixariam fora metade da temporada 2014/15. A lesão mais grave foi no tendão da coxa em uma partida contra o Werder Bremen. Em baixa com o time do Schalke 04, alguns rumores de uma possível saída do jogador começaram a circular no mercado de transferências.

Transferências e Mercado da Bola de Joel Matip

A princípio, o nome de Joel Matip nunca foi forte no mercado da bola. Devido a oscilação de desempenho do jogador, poucas equipes demonstraram real interesse em contratá-lo. Mas na temporada 2015/16, rumores surgiram com o nome do jogador, pois teria recusado um contrato de renovação com o Schalke 04. Dessa forma, não demorou muito para essa notícia se tornar oficial. Assim, em fevereiro de 2016, deixou o time alemão de forma gratuita, rumo ao Liverpool.

Liverpool

A primeira vista, Joel Matip chegou para melhorar a defesa do Liverpool que vinha sofrendo críticas na temporada anterior. Assim, fez sua estreia em partida pela Copa da Liga Inglesa contra Burton Albion, na qual os Reds ganharam por 5 x 0. Seu primeiro gol pela equipe foi em duelo da Premier League contra o Crystal Palace. Matip jogou em 29 rodadas na sua primeira temporada na Terra da Rainha. 

Contudo, a segunda temporada pelos Reds não foi da maneira que Joel Matip esperava. Após cometer erros que custaram a vitória da equipe, o jogador passou a receber duras críticas, principalmente depois de marcar um gol contra na derrota para o West Bromwich Albion em duelo válido pela quarta rodada da FA Cup. Ainda nessa temporada, Matip sofreria uma lesão na coxa que o deixou fora do restante do campeonato.

Na temporada 2018/19, em uma partida pela Liga dos Campeões contra o Napoli, Matip quebrou a clavícula deixando de fora por seis semanas. Nesse período, surgiram rumores no mercado da bola de que o Fulham, de Claudio Ranieri, havia sinalizado um interesse na contratação do jogador, porém o zagueiro optou por continuar no Liverpool. No final daquela temporada, Matip assistiu os Reds conquistarem a Liga dos Campeões.

As lesões se repetiram nas temporadas seguintes, fazendo o zagueiro perder valor no mercado de transferências. A saber, o último time que demonstrou interesse no mercado da bola em adquirir o zagueiro foi o PSG que na época não havia renovado com Thiago Silva.

Seleção de Camarões

Apesar de ter nascido na Alemanha, Joel Matip optou por defender a seleção de Camarões. Dessa forma, seria convocado pela primeira vez para a disputa da Copa das Nações Africanas de 2010. Entretanto, o jogador se recusou a jogar o torneio.

Eventualmente, faria parte do elenco que disputou a Copa do Mundo em 2010 e da Copa no Brasil em 2014. A saber, o jogador se aposentou da seleção camaronesa devido a conflitos com a comissão técnica.