Joe Gomez – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
270
Foto: Reprodução/Imago Images

Joseph Dave Gomez, ou apenas Joe Gomez, é um jogador de futebol profissional inglês. A saber, nasceu em Catford, um distrito do sudeste de Londres em 23 de maio de 1997. Atualmente, Joe é zagueiro do Liverpool. Em suma, começou na lateral direita e pode jogar na esquerda também, mas acabou deslocado como zagueiro central.

Joe Gomez – Início de carreira

Joe Gomez é filho de uma mãe inglesa e pai gambiano e possui dupla nacionalidade. Além disso, também tem quatro irmãos. O próprio zagueiro admite a importância dos pais em toda a sua vida, ao orienta-lo para que o mesmo tomasse sempre as melhores decisões.

A principio, a carreira de Joe Gomez como jogador demorou para engrenar. A saber, o garoto disputava alguns torneios amistosos como a Sunday League Football. Dessa forma, estava sendo observado pelo Charlton Athletic e recebeu um convite do clube, passar por um teste de seis semanas. Contudo, Gomez acabou sendo reprovado na sua primeira tentativa para ser um jogador profissional.

Entretanto, assim como seus ídolos Rio Ferdinand, John Terry, Jamie Carragher, além de outros que estampavam a parede de seu quarto, Joe Gomez não abaixou a cabeça mesmo com o não. Assim, após a reprovação no teste, voltou a disputar a Sunday League Football. Posteriormente, alguns meses depois, recebeu novamente um convite do clube e dessa vez, acabou sendo aceito.

Trajetória, conquistas e highlights de Joe Gomez

Portanto, após chegar ao Charlton Athletic aos 10 anos, o zagueiro começou a ganhar destaque nas categorias de base do clube. Posteriormente, após três no Charlton ele ganhou uma chance no sub-18 do clube. Assim, surgiram alguns rumores de alguns times que estavam de olho no jovem zagueiro. Contudo, mesmo com os rumores de sua saída, ele assinou seu primeiro vinculo profissional com The Addicks, acabando com o interesse de outros clubes no mercado de transferências.

A saber, alguns meses antes de firmar o vinculo com o clube, ele já havia feito sua estreia em um jogo pela League Cup, em agosto de 2014. Em seguida, ele estreou na Championship em uma vitória por 3 x 2 sobre o Derby County jogando em casa. Dessa forma, em sua temporada de estreia como profissional, ele atuou em 21 partidas e assim, começou a ser visado e surgiram rumores sobre ele no mercado de transferências.

Joe Gomez - Charlton Athletic
Foto: Reprodução/Getty / Justin Setterfield

Transferências e Mercado da Bola de Joe Gomez

Tendo desenvolvido seu futebol jogando nos The Addicks, Joe Gomez queria dar um passo à mais em sua carreira. Assim, no mercado da bola em 2015, o Liverpool anunciou a sua contratação. Dessa forma, os Reds desembolsaram na época, £3.5 milhões para trazer o jovem zagueiro no mercado de transferências para Anfield. Dessa forma, permanece no clube até os dias atuais, não sendo um alvo constante no mercado da bola. A saber, tem seu valor no mercado de transferências avaliado em €30 milhões, segundo o Transfermarkt.

Joe Gomez
Foto: Reprodução/Sportsmole

Liverpool

Em suma, desembarcou em Anfield em junho de 2015, com um contrato de cinco temporadas. Assim, fez sua estreia contra o Stoke City, como lateral-esquerdo e veio dele o passe para gol de Phillipe Coutinho, vencendo por 1 x 0. Contudo, em outubro, Gomez sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior, enquanto estava servindo a seleção da Inglaterra.

Assim, voltou aos gramados só na temporada 2016/17 após a grave lesão. A saber, retornou em janeiro de 2017 em um duelo pela FA Cup, contra o Plymouth Argyle. Na temporada 2017/18, fez sua estreia na Champions League, na vitória por 4 x 2 sobre o Hoffenheim nos playoffs da competição. Além disso, devido à lesão de Nathaniel Clyne, Joe Gomez se tornou a primeira opção na lateral-direita com 31 jogos disputados. Contudo, sofreu outra lesão que o tirou dos últimos jogos da temporada, entre eles, a final da Champions League, em que os Reds foram derrotados pelo Real Madrid.

Em suma, somando todas as lesões que teve desde que chegou em 2015, Joe Gomez já perdeu 136 partidas pela camisa do Liverpool. Contudo, conquistou até o momento, quatro títulos pelo clube. Entre eles, a Champions League e a Premier League, sendo regular praticamente a temporada toda. Além disso, também venceu a Supercopa da Uefa e o Mundial de Clubes pelos Reds.

Joe Gomez - Liverpool
Foto: Reprodução/oGol

Seleção Inglesa

Pelo English Team, Joe Gomez passou por todas as categorias inferiores, do sub-16, até o sub-21. Dessa forma, disputou a Eurocopa sub-17 em 2013 e venceu a competição, derrotando a Holanda nos pênaltis. Contudo, na seleção principal, nunca conseguiu engrenar uma sequencia de jogos, tanto pelo seu histórico de lesões e por disputar vaga com outros defensores de elite da Premier League, como Harry Maguire e John Stones.

Joe Gomez - Inglaterra
Foto: Reprodução/Imago