Joe Gomez: o protagonista subestimado no Liverpool

Zagueiro da seleção inglesa vem fazendo grande temporada nos Reds

0
499
Joe Gomez: o protagonista subestimado no Liverpool
Shaun Botterill/Getty Images Sport

Que a campanha do Liverpool é surpreendente e histórica na Premier League não é novidade. Mas existem alguns jogadores no time dos Reds que não são tão exaltados, porém têm uma importância enorme para a equipe. Um desses nomes é o zagueiro Joe Gomez, que vem fazendo uma temporada sensacional.

Joe Gomez: o protagonista subestimado no Liverpool 

Desde a temporada 2018/2019, na qual o técnico Jürgen Klopp ‘oficializou' Gomez como zagueiro, ele jogou 19 vezes ao lado de van Dijk pela Premier League, onde o Liverpool não perdeu nenhuma vez e tomou apenas cinco gols. Em todos esses jogos, os Reds só não derrotaram o Chelsea época passada.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube
  • PL BRASIL RESPONDE #11 | O LIVERPOOL PODE CRIAR UMA DINASTIA?

Zagueiro é jovem, mas ideal para o sistema

Joe Gomez casa perfeitamente com o modelo de jogo que Jürgen Klopp foi maturando ao longo das temporadas. Isso porque o zagueiro consegue reunir bom posicionamento, ótima cobertura aos laterais e também tem qualidade para sair jogando.

Ao sair jogando, Joe Gomez consegue quebrar o primeiro bloco de marcação do adversário, facilitando o avanço dos laterais e dos meio-campistas. Ou seja: com ele conduzindo a bola, o Liverpool vai empurrando o adversário para o ataque. E isso é fundamental para uma equipe que pressiona na maior parte do jogo.

Desde o início da temporada que Klopp adotou uma linha alta na defesa. Ou seja: tem que ter um posicionamento e um senso de cobertura muito bom para manter essa estratégia em alto nível. E, até o momento, Gomez vem dando conta dessa demanda com maestria.

Julian Finney/Getty Images

Leia mais: Os 5 melhores zagueiros da década da Premier League

Para se ter ideia do impacto do zagueiro inglês no Liverpool, os Reds sofreram apenas oito gols em 36 jogos com Gomez em campo – seja ele atuando como zagueiro ou até como lateral, onde não tem o mesmo desempenho da zaga.

Ao longo dos jogos, Gomez foi deixando defeitos antigos para trás, como ficar desligado em alguns momentos da partida e também deixar espaços nas costas para o atacante aproveitar – este segundo erro era bem mais comum quando ele jogava como lateral-direito.

Gomez é um zagueiro jovem, com muito potencial para ser ainda melhor e que conseguiu ser protagonista de um dos melhores times da história do futebol inglês, podendo ser campeão da Premier League ainda em março.

O protagonismo do defensor também é bom para a Inglaterra, que segue na busca de um zagueiro para jogar ao lado de Maguire. É uma dupla que certamente pode render bons frutos à seleção inglesa, principalmente na Eurocopa deste ano.

Mike Hewitt/Getty Images Sport