O brasileiro João Pedro é um dos destaques do Brighton na temporada e marcou o gol da vitória dos Seagulls contra o Fulham por 2 a 1 no sábado (8), pela Premier League.
O tento saiu nos acréscimos da etapa final em uma cobrança de pênalti, e o técnico Fabian Hurzeler ressaltou que esse é um dos principais pontos fortes do atacante.
O camisa 9 tem números expressivos em cobranças de penalidades. Ele defende o Brighton desde o começo da temporada 2023/24 e soma 14 pênaltis convertidos no time. Ao considerar o período desde a campanha passada, apenas Mohamed Salah, do Liverpool, tem aproveitamento melhor (18).
— Ele treina muito (cobranças de pênaltis). Não é só cobrar um pênalti, é entender que é uma situação cheia de pressão. Tem que ficar calmo, encontrar a técnica certa, o canto certo. Também é uma qualidade marcar tantos gols de pênalti –, elogiou Hurzeler ao “The Athletic”.
O gol contra o Fulham foi o terceiro que o brasileiro marcou de pênalti nesta edição da Premier League e o sétimo ao levar em conta todas as temporadas dele na competição.
A vitória conquistada a partir da cobrança de João Pedro deixou o Brighton com 46 pontos e na 6ª posição, a três do 4º colocado Chelsea. Dessa forma, a equipe segue na luta por vaga em competição europeia em 2025/26.
O exemplo de João Pedro
Hurzeler ressaltou que o empenho do atacante em aprimorar as penalidades deve servir de exemplo para o time na busca pelo objetivo do clube.
— Ele treina (penalidades) toda semana. É algo que ele faz constantemente e, como tudo que você treina constantemente, você pode melhorar. Foi isso que disse aos jogadores, que há muitas coisas que podemos melhorar –, afirmou o técnico.
A categoria de João Pedro para cobrar pênaltis pode ser muito útil também à seleção brasileira. O atleta foi convocado pelo técnico Dorival Júnior e estará no plantel da Data Fifa de março, em jogos das Eliminatórias para a Copa de 2026. As partidas são contra Colômbia (20 de março) e Argentina (25 de março).
