Mercado: João Pedro, ex-Fluminense, acerta com clube da Premier League

2 minutos de leitura

A Premier League acaba de ganhar mais um brasileiro. Trata-se do atacante João Pedro, que desde que deixou o Fluminense em 2019, atua pelo Watford, clube atualmente na Championship (a segunda divisão do Campeonato Inglês.

O Brighton, uma das sensações do Brighton na Premier League, oficializou a contratação do João Pedro nesta sexta-feira (5). Os Seagulls pagaram 34 milhões de euros (cerca de R$ 188 milhões) ao Watford pelo Brasileiro, e a transação pode ultrapassar R$ 200 milhões, com bônus adicionais.

O acerto vai gerar uma quantia para o Fluminense, que além do mecanismo de solidariedade ao clube formador do atleta, também havia fixado direito a 10% da mais valia da próxima negociação envolvendo João Pedro. Saiba quanto o Flu vai ganhar.

Revelado pelo Tricolor de Laranjeiras, João Pedro foi vendido ao Watford por 11,5 milhões de euros e deixou o clube ao fim de 2019, quando completou 18 anos. Teve tempo de jogar cinco vezes pela equipe inglesa na Premier League de 2019/20, quando o time foi rebaixado.

Depois foram mais três temporadas no Watford de boa frequência no time titular. Jogou a Championship de 2020/21, subiu, atuou na Premier League 2021/22, caiu, e agora disputa a segunda divisão pela segunda vez.

No entanto, os Hornets, que também foram a primeira casa de Richarlison na Europa, estão longe de subir para a elite na atual temporada. O clube é o atual 13º colocado e está seis pontos abaixo do Sunderland, o sexto e, por enquanto, dono da última vaga nos play-offs. Faltam duas rodadas para acabar o campeonato.

Ao mesmo tempo, João Pedro é um destaque individual da equipe: é o camisa 10, artilheiro, líder em dribles certos e o segundo que mais cria chances de gol no elenco.

João Pedro pelo Watford na Championship 2022/23

  • 11 gols – 1º do time
  • 4 assistências – 3º do time
  • 2,7 chutes por jogo – 2º do time
  • 45 chances criadas – 2º do time
  • 3,7 dribles certos por jogo – 1º do time

Por isso, faz sentido que o brasileiro chame a atenção de um time numa liga maior, como parece ser o caso do Brighton. Lá ele não encontraria nenhum brasileiro, mas se juntaria aos latinos Moisés Caicedo, Estupiñan, Mac Allister e Enciso. Além disso, os Seagulls fazem uma ótima campanha na atual Premier League, brigando por uma vaga em competições europeias sob o comando de Roberto de Zerbi.

O jornalista Fabrizio Romano não divulgou valores ou tempo de contrato. Em setembro último, João Pedro renovou seu contrato com o Watford até 2028. Ele ficou próximo de se transferir para o Newcastle na última janela. Também chegou aos 100 jogos com a camisa dos Hornets em março de 2023.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]