A partida entre Wolverhampton e Sheffield United neste domingo (25) reserva um duelo brasileiro à parte: João Gomes x Vini Souza. Os jogadores revelados pelo Flamengo fazem boa temporada na Premier League e disputarão os três pontos na próxima rodada, no Molineaux Stadium.
A PL Brasil conversou de forma exclusiva com uma peça fundamental para as trajetórias dos dois jogadores. O técnico Maurício Souza, que hoje comanda o Madura United, da Indonésia, trabalhou por anos com a dupla nas categorias de base do Flamengo e hoje pode ver as crias voando alto no futebol inglês.
João Gomes e Vini Souza chamavam a atenção desde a base do Flamengo
Apesar nunca terem tido a mesma grife de algumas revelações do Flamengo, os meio-campistas da Premier League eram extremamente valorizados internamente. Segundo Maurício Souza, era possível ver que ambos tinham potencial de crescimento muito alto.
Vini Souza e João Gomes estão entre os três jogadores que mais desarmam na Premier League da atual temporada, segundo o “Sofascore”. Com bons números, a dupla vem chamando a atenção e pode atrair o interesse de equipes maiores dos clubes ingleses na próxima temporada.
Vini Souza na Premier League 2023/24
- 24 jogos (23 como titular)
- 1 gol
- 93 desarmes (segundo da liga)
- Média de 3.9 desarmes por jogo
João Gomes na Premier League 2023/24
- 22 jogos (20 como titular)
- 2 gols
- 1 assistência
- 74 desarmes (terceiro da liga)
- Média de 3.4 desarmes por jogo
Antigo camisa 10, Vini Souza virou primeiro volante por causa de Mauricio Souza
O bom primeiro volante que Vini Souza se tornou poderia nunca ter acontecido se não fosse Maurício Souza. O técnico revela que convenceu o jogador a se tornar um camisa 5 durante uma conversa no sub-20. Ele atuava de forma mais avançada e tinha dificuldades na marcação, o que foi corrigido ainda na base do Flamengo.
—O Vinicius mudou de posição. Ele jogava como segundo volante, um homem que chegava à área. Numa conversa, a gente convenceu ele a vir jogar de camisa 5, de primeiro volante. Aí eu acho que foi a mudança de chave na carreira dele. Um jogador extremamente técnico, muita qualidade de passe, de drible, de proteção de bola. Evoluiu muito nas questões defensivas. Hoje é um jogador que tem uma capacidade de marcar muito grande.
Os dois ficaram juntos por dois anos no sub-20 do Rubro-Negro. Por outro lado, Maurício Souza trabalhou com João Gomes por cerca de quatro anos, entre sub-17, sub-20 e passagens no profissional.
Em que João Gomes e Vini Souza mais evoluíram?
De acordo com Maurício, que também passou por Vasco, Athletico-PR e Botafogo no futebol brasileiro, não é tão surpreendente ver o brilho dos volante para quem trabalhou na base. Contudo, o treinador destacou como a dupla evoluiu para chegar ao topo do futebol europeu, a Premier League.
—O que me chama a atenção é o amadurecimento profissional. São jogadores que já mostravam esse perfil. Mas vê-los jogando hoje numa liga fortíssima, muito difícil, e vê-los tendo destaques como estão tendo. Não me chama a atenção porque eu já conhecia, mas a capacidade deles de entendimento do jogo, de defender e se comprometer com as estratégias do jogo, da equipe. São jogadores que fazem a diferença na função.
Maurício Souza criou uma relação forte com os dois que perdura até hoje. O treinador acompanha os atletas na Premier League e conta que eles ainda mantém contato, assim como outros jogadores que passaram por seu comando e hoje brilham no cenário da bola.
—Eu tenho acompanhado. De vez em quando, a gente fala no Instagram. A gente acabou virando amigo. São jogadores do mais alto nível. Eles, o Rodrigo Muniz, e tem vários outros. A gente acabou fazendo uma relação bacana.
‘É mais que um título’: Maurício Souza celebra conquistas de ex-comandados
Para quem foi treinador da base, ver seus atletas brilhando no futebol profissional é uma vitória para a vida. Maurício deixa isso explícito ao comentar o orgulho de ver João Gomes e Vini Souza se destacando na Premier League.
—Não tem explicação. É mais que um título. Nós ganhamos vários títulos na base. Vê-los hoje realizando mesmo o sonho… Nós profissionais compartilhamos isso com ele. A gente sabe da entrega, da dedicação. São jogadores que vieram de famílias humildes. As famílias batalharam muito para eles poderem estar onde estão. Eles hoje conquistando pra mim é extremamente gratificando. A gente acaba participando dessa construção. É uma felicidade plena.
Wolverhampton e Sheffield United vivem situações opostas na tabela. Os Blades estão afundados na lanterna com 13 pontos, enquanto os Wolves fazem campanha confortável e são os 11º, com 35 pontos. A partida começa às 10h30 (de Brasília).