Ex-técnico de João Gomes e Vini Souza no Flamengo exalta sucesso da dupla na Premier League: ‘Diferentes’

6 minutos de leitura

A partida entre Wolverhampton e Sheffield United neste domingo (25) reserva um duelo brasileiro à parte: João Gomes x Vini Souza. Os jogadores revelados pelo Flamengo fazem boa temporada na Premier League e disputarão os três pontos na próxima rodada, no Molineaux Stadium.

A PL Brasil conversou de forma exclusiva com uma peça fundamental para as trajetórias dos dois jogadores. O técnico Maurício Souza, que hoje comanda o Madura United, da Indonésia, trabalhou por anos com a dupla nas categorias de base do Flamengo e hoje pode ver as crias voando alto no futebol inglês.

João Gomes e Vini Souza chamavam a atenção desde a base do Flamengo

Apesar nunca terem tido a mesma grife de algumas revelações do Flamengo, os meio-campistas da Premier League eram extremamente valorizados internamente. Segundo Maurício Souza, era possível ver que ambos tinham potencial de crescimento muito alto.

Na base, os dois já demonstravam muito talento, muita qualidade no jogo. Já se via que seriam dois jogadores diferentes.

Vini Souza e João Gomes estão entre os três jogadores que mais desarmam na Premier League da atual temporada, segundo o “Sofascore”. Com bons números, a dupla vem chamando a atenção e pode atrair o interesse de equipes maiores dos clubes ingleses na próxima temporada.

Vini Souza na Premier League 2023/24

  • 24 jogos (23 como titular)
  • 1 gol
  • 93 desarmes (segundo da liga)
  • Média de 3.9 desarmes por jogo

João Gomes na Premier League 2023/24

  • 22 jogos (20 como titular)
  • 2 gols
  • 1 assistência
  • 74 desarmes (terceiro da liga)
  • Média de 3.4 desarmes por jogo
João Gomes comemora gol contra o Tottenham (Foto: Icon sport)
João Gomes comemora gol contra o Tottenham (Foto: Icon sport)

Antigo camisa 10, Vini Souza virou primeiro volante por causa de Mauricio Souza

O bom primeiro volante que Vini Souza se tornou poderia nunca ter acontecido se não fosse Maurício Souza. O técnico revela que convenceu o jogador a se tornar um camisa 5 durante uma conversa no sub-20. Ele atuava de forma mais avançada e tinha dificuldades na marcação, o que foi corrigido ainda na base do Flamengo.

O Vinicius mudou de posição. Ele jogava como segundo volante, um homem que chegava à área. Numa conversa, a gente convenceu ele a vir jogar de camisa 5, de primeiro volante. Aí eu acho que foi a mudança de chave na carreira dele. Um jogador extremamente técnico, muita qualidade de passe, de drible, de proteção de bola. Evoluiu muito nas questões defensivas. Hoje é um jogador que tem uma capacidade de marcar muito grande.

Vinícius Souza em jogo do Sheffield United
Vinícius Souza em jogo do Sheffield United (Foto: Icon sport)

Os dois ficaram juntos por dois anos no sub-20 do Rubro-Negro. Por outro lado, Maurício Souza trabalhou com João Gomes por cerca de quatro anos, entre sub-17, sub-20 e passagens no profissional.

Em que João Gomes e Vini Souza mais evoluíram?

De acordo com Maurício, que também passou por Vasco, Athletico-PR e Botafogo no futebol brasileiro, não é tão surpreendente ver o brilho dos volante para quem trabalhou na base. Contudo, o treinador destacou como a dupla evoluiu para chegar ao topo do futebol europeu, a Premier League.

O que me chama a atenção é o amadurecimento profissional. São jogadores que já mostravam esse perfil. Mas vê-los jogando hoje numa liga fortíssima, muito difícil, e vê-los tendo destaques como estão tendo. Não me chama a atenção porque eu já conhecia, mas a capacidade deles de entendimento do jogo, de defender e se comprometer com as estratégias do jogo, da equipe. São jogadores que fazem a diferença na função.

Maurício Souza criou uma relação forte com os dois que perdura até hoje. O treinador acompanha os atletas na Premier League e conta que eles ainda mantém contato, assim como outros jogadores que passaram por seu comando e hoje brilham no cenário da bola.

Eu tenho acompanhado. De vez em quando, a gente fala no Instagram. A gente acabou virando amigo. São jogadores do mais alto nível. Eles, o Rodrigo Muniz, e tem vários outros. A gente acabou fazendo uma relação bacana.

João Gomes Vini Souza Flamengo
Vini Souza ( o segundo de cima) e João Gomes (o último de baixo) pelo sub-20 do Flamengo (Foto: @Flamengo)

‘É mais que um título': Maurício Souza celebra conquistas de ex-comandados

Para quem foi treinador da base, ver seus atletas brilhando no futebol profissional é uma vitória para a vida. Maurício deixa isso explícito ao comentar o orgulho de ver João Gomes e Vini Souza se destacando na Premier League.

Não tem explicação. É mais que um título. Nós ganhamos vários títulos na base. Vê-los hoje realizando mesmo o sonho… Nós profissionais compartilhamos isso com ele. A gente sabe da entrega, da dedicação. São jogadores que vieram de famílias humildes. As famílias batalharam muito para eles poderem estar onde estão. Eles hoje conquistando pra mim é extremamente gratificando. A gente acaba participando dessa construção. É uma felicidade plena.

Wolverhampton e Sheffield United vivem situações opostas na tabela. Os Blades estão afundados na lanterna com 13 pontos, enquanto os Wolves fazem campanha confortável e são os 11º, com 35 pontos. A partida começa às 10h30 (de Brasília).

Mauricio Souza
Maurício Souza em treinamento do Flamengo (Foto: Icon Sport)

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.