João Castelo-Branco é um dos grandes jornalistas da “ESPN” e que trabalha, principalmente, com a cobertura da Premier League. Torcedor do Arsenal, ele revelou uma pequena rixa com outra torcida inglesa.
O jornalista não é unanimidade entre os torcedores do Manchester City. O motivo da pequena “rivalidade” foi um vídeo em que Castelo-Branco comentou sobre o silêncio nas arquibancadas do Etihad Stadium.
A ‘rivalidade’ entre João Castelo-Branco e Manchester City
Em maio, o jornalista publicou um vídeo nas redes sociais falando sobre a torcida do City presente no Etihad Stadium.
— Várias torcidas tem virado plateias, nada pessoal, mas essa anda sendo uma das piores. Como um teatro. Já critiquei muito o Arsenal por isso no passado quando era a “biblioteca”. Continuarei fazendo meu trabalho. Dando estes detalhes que só vê quem está no local — escreveu na publicação.
Várias torcidas tem virado plateias, nada pessoal, mas essa anda sendo uma das piores. Como um teatro.
Já critiquei muito o arsenal por isso no passado quando era a “biblioteca”. Continuarei fazendo meu trabalho.
Dando estes detalhes que só vê quem está no local. pic.twitter.com/uo7hZTx1CR— Joao Castelo-Branco (@j_castelobranco) May 4, 2024
Em entrevista ao podcast “Tomando Uma”, da página no YouTube “Futeboteco”, João Castelo-Branco revelou que o vídeo não agradou os torcedores brasileiros do City.
— A torcida do Manchester City me detesta aqui no Brasil. Acham que eu sou clubista e que eu ‘pego no pé’ só do City. A realidade é que eu já falei isso em vários outros jogos. Eu já critiquei o Arsenal. Mas quando eu falo do City, os torcedores que estão assistindo o jogo acham que eu estou ‘pegando no pé’ só porque sou torcedor do Arsenal.
João Castelo-Branco fala sobre elitização no futebol
Mesmo com a polêmica envolvendo especificamente o City, o jornalista explicou que outros torcedores também deixam o estádio como um “teatro”.
O público está presente nos estádios de muitas divisões da Inglaterra, indo além da Premier League. Porém, na elite do futebol local, a “elitização” e a cultura local são alguns dos fatores que afetam as arquibancadas.
— É muito diferente da América do Sul. A maneira como eles assistem o futebol é realmente um teatro. Mas tem os seus momentos. Eu gosto das ironias dos cantos. Grande parte dos jogos você assiste em silêncio. E isso são em todos os estádios. Elitizou sim, os torcedores estão ficando mais velhos.
As características do Manchester City
Na entrevista, João Castelo-Branco explicou alguns dos motivos que podem deixar a torcida do City como “frias” durante os jogos.
— O estádio do City é no meio do nada. Você vai no Liverpool, no Newcastle e tem alguns pubs colados. A galera bebendo no pub na frente do estádio cria um clima diferente. O City investe muita grana pra fazer um trabalho legal e uma boa estrutura para o torcedor. Mas é um palco montado pelo clube.
O jornalista acrescenta os motivos para torcer contra o clube de Pep Guardiola, que vem dominando o futebol inglês nos últimos anos.
— O título mais legal que eu cobri foi o do Leicester. A torcida lotou as ruas. Você vai no dia do título em Manchester e parece que não aconteceu nada. Para eles já virou normal e eu entendo.