João Cancelo – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
387
Foto: Reprodução/Press Association

Antes de mais nada, João Pedro Cavaco Cancelo, mais conhecido como João Cancelo, é natural de Barreiro, Portugal. O lateral-direito nasceu em 27 de maio de 1994. Apesar de ter apenas 27 anos, Cancelo já pode ser considerado um andarilho no mercado da bola, pois disputou três das cinco grandes ligas europeias. Em suma, profissionalmente, vestiu as camisas de Benfica, Valencia, Internazionale, Juventus e Manchester City. 

Início de carreira – João Cancelo

Primeiramente, iniciou sua trajetória no Barreirense, clube da cidade. Todavia, aos 13 anos, chegou ao Benfica. Dessa forma, fez toda sua formação nos Encarnados, participando primeiramente do Sub-15, passando pelo Sub-17 e, enfim, ao time B. Com seu estilo ofensivo, não demorou para Cancelo ser monitorado por várias equipes ainda no Benfica B. Assim, rumores sobre sua saída não demoraram muito a aparecer, tanto que disputou apenas duas partidas pelo time profissional, contra Porto e Gil Vicente, respectivamente.

Trajetória, conquistas e highlights de João Cancelo

Portanto, João Cancelo esteve nos Encarnados até 2014, quando foi emprestado ao Valencia. No entanto, ao fim do empréstimo, o clube espanhol prontamente comprou o atleta. Assim, pelo time espanhol, vestiu a camisa em 91 oportunidades – marca que não superou ainda em outra equipe.

Dessa maneira, estreou na 5ª rodada da La Liga contra o Córdoba, em vitória por 3 x 0. No entanto, ainda demorou para o então jovem lateral conseguir uma vaga no time titular. Assim, a próxima chance seria apenas na 18ª rodada, contra o Celta. Decerto, João entrara nos acréscimos da partida.

Assim como em toda temporada de adaptação, João Cancelo não conseguiu se firmar no time. Decerto, depois desse confronto frente ao Celta, participou das três partidas seguintes atuando por 46’, 90’ e 74’ minutos contra Almería, Sevilla e Málaga, respectivamente. Todavia, só garantiu presença no time titular na temporada seguinte.

Transferências e Mercado da Bola de João Cancelo

Cancelo teve ótima passagem no Valencia, e, por isso, movimentou o mercado da bola, chamando atenção de vários clubes europeus. Sendo assim, rumores de clubes interessados em seu futebol eram sempre especulados no mercado de transferências. Em sua passagem pela Espanha, ele anotou quatro gols nas temporadas que esteve por lá (2014-2018), um deles sobre o Zenit, em derrota por 3 x 2 na fase de grupos da Uefa Champions League 15/16.

Inter de Milão

Os rumores se transformaram em proposta: a Internazionale se interessou pelo jovem de 24 anos e o contratou por empréstimo, um belo movimento no mercado de transferências. Em sua estreia pelo Calcio, João participou apenas de sete minutos em campo, no triunfo da Inter sobre a Roma por 1 x 3 no Estádio Olímpico.

Entretanto, poucos dias após esse jogo, sofreu uma lesão em preparação de um amistoso da seleção de Portugal. Com isso, ficou de fora de cinco partidas da Internazionale. No entanto, retornou com estilo: em um derby frente ao Milan, com vitória por 3 x 2. Participou apenas de 17 minutos em campo.

Contudo, essa temporada foi de afirmação para ele: adaptação ao novo estilo de futebol em que fora apresentado e a lesão logo de cara comprometeram um pouco a temporada. Ainda assim, anotou quatro assistências e um gol, contra o Cagliari, em goleada por 4 x 0.

Juventus

Assim, a Inter não chegou aos valores pedidos pelo Valencia e coube a Juventus que percebeu o potencial do atleta, já adaptado ao futebol italiano, contratá-lo. Um ótimo movimento no mercado da bola. Pela Vecchia Signora, João também participou apenas de uma temporada, mas colocou a Coppa Itália, Supercopa da Itália e o Scudetto no currículo. Em números, fez uma temporada inferior à da Inter, dando apenas duas assistências e anotando um gol, contra a Lazio.

Manchester City

Chegou ao City no início da temporada 18/19, em negociação que agitou o mercado da bola, envolvendo o lateral brasileiro Danilo. Desde então vem sendo bem utilizado pelo técnico Pep Guardiola. João vestiu a camisa dos Citizens em 77 oportunidades, anotou quatro gols e deu seis assistências.

Transferências e mercado da bola – João Cancelo

O valor no mercado da bola de João Cancelo refletiu suas últimas temporadas de altos e baixos. Contudo, o lateral-direito está avaliado, de acordo com o Transfermarkt, em 55 milhões de euros, valor que alcançou em 2019. Atualmente, até pelo momento em que o jogador e o Manchester City vivem, o nome de Cancelo é pouco especulado no mercado de transferências.

Seleção de Portugal

Pela seleção, Cancelo estreou marcando gol em um amistoso de preparação para a Copa de 2018, contra Gibraltar. Em três das quatro primeiras partidas pela seleção, o lateral foi às redes. Recentemente, na Euro-2020, foi o primeiro atleta a ser diagnosticado com a covid-19, tendo que ficar em isolamento.