O que João Cancelo pode oferecer ao elenco do Manchester City?

Português se destaca pelo bom passe e versatilidade

joão cancelo manchester city-min
Crédito: Manchester City/divulgação

Manchester City oficializou a contratação do português João Cancelo em uma negociação com a Juventus que envolveu o brasileiro Danilo e mais um valor de 28 milhões de euros.

Cancelo é a quarta contratação do City nesta janela de transferências. O jogador português se junta a Zack Steffen, Angelino e Rodri. O seu contrato com o time de Manchester será de seis temporadas, com término em junho de 2025. 

Leia mais: Guia da Premier League 2019/2020: confira tudo sobre a nova temporada 

Carreira 

Cancelo começou a sua carreira nas categorias de base do Benfica. Ele chegou na equipe da capital portuguesa ainda bem jovem na categoria sub-15. Após isso, o atleta passou por todas os times de base até chegar ao profissional.

Na equipe de cima, o jogador teve sua a sua primeira chance de compor o plantel na temporada 13/14, por conta do seu grande desempenho na segunda divisão do Campeonato Português. Na Liga Pro, Cancelo atuou em 31 partidas, marcando um gol e distribuindo 12 assistências. 

Porém, no time principal o atleta não teve muitos minutos em campo. Apesar disso, ele acabou chamando atenção do Valencia. E no início da temporada 2014/2015, o jogador foi emprestado para o time espanhol. Ele atuou por empréstimo durante um ano e depois foi contratado em definitivo. 

Leia mais: Moise Kean, novo reforço do Everton, chega cercado de expectativas 

Em 2015/2016, Cancelo teve a melhor temporada da sua carreira. Ao todo foram 39 jogos, três gols e cinco assistências. Nos anos seguintes, o atleta continuou se destacando e provou ser um lateral bem consistente e versátil. E isso chamou atenção de um dos gigantes da Itália. Em 17/18 a Inter de Milão contratou o jogador por empréstimo de um ano. 

O lateral português atuou em 29 jogos com a camisa da Inter, marcando um gol e distribuindo quatro assistências. No entanto, a equipe de Milão não conseguiu negociar com o atleta em definitivo. Cancelo retornou ao Valencia, mas recebeu uma proposta da Juventus. E logo no início da janela de verão, a Velha Senhora pagou 35 milhões de euros e contratou o defensor de 25 anos. 

Na Juventus, João Cancelo fez excelente temporada e foi um dos destaques do elenco da equipe italiana. Tanto no Campeonato Italiano, quanto na Champions League, o jogador teve ótimas atuações e foi muito regular durante todo o ano. No total ele atuou em 34 partidas com um gol marcado e cinco assistências. 

YOUTUBE: 5 JOGADORES DO BRASILEIRÃO QUE CABERIAM NA PREMIER LEAGUE

O que Cancelo pode oferecer a Pep Guardiola? 

João Cancelo já passou por diversos clubes em sua jovem carreira de jogador profissional. E, por conta disso, se adaptou a inúmeras filosofias e características de jogo.

Pep Guardiola é um treinador que gosta de extrair o máximo de cada um de seus atletas. No Bayern de Munique, o técnico espanhol inovou e trouxe o capitão Philipp Lahm para o meio-campo. No Manchester City, conseguiu adaptar meio-campistas (Delph e Zinchenko) como laterais para trabalharem por dentro e ajudarem na articulação das jogadas.

Cancelo é o tipo de jogador que é capaz de se adaptar, exercer e assimilar inúmeras funções e formas de jogo. A sua versatilidade, talvez, seja o seu principal ponto. 

Tecnicamente ele pode oferecer muito. Diferentemente de Kyle Walker, que é um jogador de força, intensidade e chegada ao fundo, Cancelo é um atleta que gosta de trabalhar mais com a bola nos pés. O jovem português tem um ótimo passe e pode ajudar muito na saída e na construção de jogo do Manchester City. 

Outro ponto a ser destacado é a sua variação de posicionamento. Cancelo consegue atuar tanto na lateral direita quanto na esquerda e também pode se posicionar mais à frente em uma segunda linha de meio-campo, podendo ocupar a faixa de Kevin De Bruyne, David Silva, Gündogan e até mesmo Bernardo Silva. 

Leia mais: Ceballos no Arsenal dá esperança ao meio-campo dos Gunners

E assim como acontece pelo lado esquerdo, com Zinchenko, João Cancelo pode fazer a construção do jogo por dentro, algo muito parecido com o que Dani Alves fez durante a Copa América no Brasil. Com essa articulação pelo meio, o Manchester City ganha em qualidade e vantagem numérica para articular e quebrar o segundo terço do campo. 

Com essas inúmeras características e adaptações de jogo, o jovem português trará muita competitividade para a posição. Algo que Danilo não foi capaz de fazer nas duas últimas temporadas. 

João Cancelo deve agregar muito ao elenco do Manchester City, que cada vez mais se fortalece em busca do tricampeonato da Premier League. Vejamos como o jovem jogador, que passou por inúmeros clubes em sua carreira, irá sair na liga mais competitiva do mundo.