Sir Jim Ratcliffe assumiu oficialmente o comando do futebol do Manchester United na última terça-feira (20), após confirmação da compra de 27,7% das ações do clube. Em uma de suas primeiras ações no novo posto, o bilionário convocou parte da imprensa inglesa e falou sobre vários temas importantes para os Red Devils.
O novo dono rompeu com a falta de comunicação imposta pela Família Glazer nos últimos anos e abriu o jogo sobre os assuntos tocantes ao United.
Sobre o que Ratcliffe falou
O que Jim Ratcliffe quer para o Manchester United?
O novo dono deixou claro que seu principal objetivo é devolver o Manchester United aos dias de glória e não ter benefícios pessoas. Ratcliffe é torcedor do clube e pretende fazer com que as conquistas voltem a Old Trafford. Contudo, ele quer cumprir isso de forma sustentável a longo prazo.
— Fundamentalmente você quer ver o seu clube onde deveria estar. É um dos maiores clubes do mundo. Deveria jogar o melhor futebol do mundo e não faz isso há 10 ou 11 anos (…) Temos duas questões: uma é o longo prazo, levar o Manchester United até onde gostaríamos de chegar, mas há também o curto prazo para tirar o máximo proveito do clube tal como está hoje.
Reformar Old Trafford ou construir um novo estádio?
Desde que o acordo para que Jim Ratcliffe chegasse ao United foi selado, em dezembro, o Old Trafford se tornou pauta. O empresário é crítico às atuais condições do Teatro dos Sonhos, que vem apresentando algumas avarias aos 114 anos de idade. O novo gestor do futebol chegou a sugerir a construção de um novo estádio.
— O Manchester United precisa de um estádio à altura de um dos maiores clubes do mundo e, neste momento, não existe. Old Trafford talvez tenha sido há 20 anos, mas certamente não é hoje. Há uma conversa mais ampla com a comunidade sobre se seria possível usar um projeto mais ambicioso no local como catalisador para regenerar a área de Old Trafford.
A imprensa inglesa chegou a noticiar que o Manchester United gostaria de receber investimento público para reformar Old Trafford ou construir um novo estádio.
Perguntado sobre isso, Ratcliffe justificou que as pessoas do Norte (onde fica a cidade de Manchester) não têm acesso a locais comuns no sul. O novo estádio poderia ser um “Wembley do norte”.
— As pessoas do Norte pagam os seus impostos como as pessoas do Sul pagam os seus impostos. Mas onde fica o estádio nacional de futebol? Está no sul. Onde fica o estádio nacional de rugby? Está no sul. Onde fica o estádio nacional de tênis? Está no sul. Onde fica o estádio nacional de concertos? É o O2, fica no sul. Onde fica a Vila Olímpica? Está no sul. Tudo isso fala sobre subir de nível e a Central de Força do Norte. Onde fica o estádio no norte?
Ratcliffe deixa porta aberta para Mason Greenwood
Mason Greenwood surgiu como uma das maiores promessas do Manchester United nos últimos anos, mas não defende o clube desde janeiro de 2022, quando enfrentou acusações de estupro e violência doméstica por parte de sua namorada. No começo da temporada, as denúncias foram retiradas e ele foi emprestado ao Getafe.
O jovem inglês tem contrato com os Red Devils até 2025. Ratcliffe evitou dar um tom definitivo sobre a situação e revelou que o clube irá tomar uma nova decisão após discutir o assunto.
— Não há nenhuma decisão tomada. Ele está emprestado, obviamente, mas não é o único. Temos um ou dois jogadores de futebol com quem temos que lidar e temos que tomar uma decisão, então faremos isso. O processo será: entender os fatos, não o exagero, e então tentar chegar a uma decisão justa com base em valores que são basicamente se ele é um cara bom ou não, e responder se ele jogaria bem com sinceridade pelo Manchester United e se estaríamos confortáveis com isso e os fãs se sentiriam confortáveis com isso.
Manchester United admite busca por Dan Ashworth, do Newcastle
Para virar a chave no mercado da bola, os Red Devils querem Dan Ashworth como “mago das contratações”. Ele está no Newcastle, que será resistente na liberação. As tratativas começaram nas últimas duas semanas.
— Dan Ashworth é claramente um dos maiores diretores esportivos do mundo. Não tenho dúvidas de que ele é uma pessoa muito capaz. Ele está interessado no Manchester United porque é o maior desafio do maior clube do mundo. Seria diferente no City porque você mantém o nível. Aqui é um trabalho de reconstrução significativo. Ele seria uma adição muito boa. Ele precisa decidir se vai dar esse salto. Conversamos com o Newcastle, que ficaria desapontado.
Futuro promissor para o Manchester United? 👀
De Caicedo a Lukaku: As 8 melhores contratações de Dan Ashworth, 'diretor dos sonhos' dos Red Devils 👇https://t.co/BlLqCrtPT3
— PL Brasil (@plbrasil1) February 14, 2024
Manchester City como inspiração para o Manchester United
Durante a conversa, várias vezes Jim Ratcliffe mencionou positivamente o Manchester City. O empresário chegou a ser perguntado se o rival seria uma inspiração para os Red Devils. O United já tirou Omar Berrada da direção do adversário e ainda tenta contratar Jason Wilcox, longa passagem pelo Etihad Stadium.
— Bem, eles (Manchester City) são um dos melhores times do planeta (…) Projeto? (risos) Temos muito que aprender com o nosso vizinho barulhento (City) e com o outro vizinho (Liverpool). Eles são o inimigo no final do dia. Não há nada que eu gostaria mais do que derrubar os dois do poleiro. Igualmente somos os três grandes clubes do Norte, muito próximos uns dos outros. Eles estão em uma boa posição há algum tempo e há coisas que podemos aprender com os dois.