Jill Roord: conheça a melhor jogadora do mês de setembro na WSL

Analisamos a temporada da holandesa do Arsenal

0
517
Conheça Jill Roord, melhor jogadora do mês de setembro na WSL
(Foto: Catherine Ivill/Getty Images)

A Women’s Super League 2020/2021 começou bastante agitada e um das equipes de destaque é a líder Arsenal. No primeiro mês de competição, as Gunners conseguiram três vitórias convincentes, mostrando logo de cara que buscarão pelo título. Certamente, muito desse sucesso inicial se deve a uma jogadora: Jill Roord.

Hoje conheceremos um pouco mais sobre a jovem jogadora do Arsenal, que foi eleita a atleta do mês de setembro da WSL.

Jill Roord: Início de carreira na Holanda 

Natural da Holanda, Jill Roord nasceu em Oldenzaal – um município da região de Twente. Ainda jovem, a holandesa entrou para as categorias de base do principal time da região e um dos mais tradicionais do país, o FC Twente. E foi vestindo a cores das Tukkers que Roord estreou pela equipe profissional, aos 16 anos de idade.

Junto do clube que a lançou para o futebol, Roord conseguiu levantar sete canecos. Os dois primeiros vieram na temporada de estreia, com um título na Eredivisie 2012/2013 e também na BeNe League. Os triunfos se repetiram na época seguinte, dessa forma fazendo com que Roord fosse campeã quatro vezes com apenas 17 anos.

A temporada de maior sucesso individual, no entanto, veio a acontecer em 2015/2016. A meio campista conseguiu ser artilheira da Eredivisie e conquistou o quarto título consecutivo da liga doméstica. Em 2017, Roord trocaria o escudo de sua camisa vermelha e seria contratada pelo Bayern de Munique. Mas, não sem deixar boas histórias.

Conheça Jill Roord, melhor jogadora do mês de setembro na WSL
(Foto: Mark Wieland/Getty Images)

“Tenho memórias fantásticas e às vezes sinto falta das pessoas de lá. Foi um momento muito especial com ótimas lembranças.” – Jill Roord em entrevista ao Football Orange

Leia mais: Lucy Bronze: a melhor jogadora inglesa da atualidade

O sucesso de Jill Roord na seleção

No mesmo ano em que deixou a Holanda para atuar por um clube alemão, Jill Roord também conseguiu o passe para disputar a UEFA Women’s Euro. Apesar de não ser um dos principais nomes da seleção, a jogadora fez parte de um momento histórico para o seu país. Foi campeã pela primeira vez na competição e jogando em casa.

O time recheado de estrelas, como Lieke Martens e Vivianne Miedema, chegou forte para a disputa da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2019. E Roord teve papel fundamental em uma das partidas da fase de grupos, quando marcou o único gol na vitória sobre a Nova Zelândia. Na competição a Holanda chegou até a final, mas perdeu para os Estados Unidos por 2 a 0.

Conheça Jill Roord, melhor jogadora do mês de setembro na WSL
(Foto: Alex Grimm/Getty Images)

Com 56 aparições pela seleção, a meio-campista tem sido figurinha carimbada nas convocações. Foi dela o gol na última vitória da Holanda em 2020, em partida válida pelas eliminatórias da próxima Euro. 

Atual temporada no Arsenal 

Contratada em 2019, Jill Roord é atualmente uma das três holandesas que compõem o elenco do Arsenal. Com ela jogam Daniëlle van de Donk e Vivianne Miedema, ambas frequentes nas convocatórias para a seleção. Apesar de ser um prodígio, a meio campista é quem tem o menor destaque das três.

Na Women’s Super League 2020/2021, a meio-campista iniciou a campanha das Gunners como titular. E em duas partidas conseguiu fazer dois hat-tricks. Como resultado desse desempenho acima da média, Roord foi eleita a atleta do mês de setembro da WSL.

Na eleição, além da companheira Miedema, ela bateu Megan Walsh (Brighton), Kirsty Hanson (Manchester United) e Izzy Christiansen (Everton).

Apesar do início avassalador, a holandesa ficou fora das partidas seguintes na liga. Isso porque sofreu uma lesão jogando pelos Países Baixos. Com isso ela só deve retornar a campo em novembro, após nova data FIFA.

Leia mais: Os desafios de Sarina Wiegman na seleção inglesa feminina

Não há posts para exibir