Finalizado
1
-0
Man Utd - Lyon
Club Friendly List
O Manchester United enfrentou o Lyon nesta quarta-feira (19), em Edimburgo, na Escócia. Os Red Devils venceram o segundo amistoso da pré-temporada por 1 a 0, com gol do holandês Donny Van de Beek. A partida marcada pelas presenças dos brasileiros Jeffinho e Antony, além de novidades lançadas pelo técnico Erik Ten Hag.
O holandês escalou o Manchester United na primeira etapa com Kovar; Wan-Bissaka, Varane, Lisandro Martínez, Álvaro Fernández; Mount, Mainoo e Hannibal; Antony, Sancho e Amad. O brasileiro Antony, ponta-direita de origem, fez todo o primeiro tempo atuando pela esquerda, o que pode indicar uma possível mudança no seu estilo de jogo para a temporada.
Na temporada passada, o ex-São Paulo foi duramente criticado em alguns momentos por executar a mesma jogada na maioria das vezes. Antony tem o costume de cortar para o pé esquerda e trazer o jogo para o centro, o que, de certa forma, o torna previsível. Contra o Lyon, o jogador foi um dos mais ativos do Manchester United no primeiro tempo e teve a melhor chance de balançar as redes nos primeiros 45 minutos de jogo, mas parou no goleiro Antony Lopes.
A configuração do ataque foi composta por outras novidades. Jadon Sancho entrou como “falso 9” e Amad Diallo foi aberto na direita. O jovem de 21 anos se destacou em empréstimo pelo Sunderland na última temporada e deve ser aproveitado por Ten Hag.
Mason Mount volante?
Principal reforço do Manchester United até aqui, Mount tem sido testado pelo técnico holandês em outras funções. O jogador se acostumou a ser um meia-atacante no Chelsea, mas pode desenvolver papéis mais defensivos em Old Trafford.
Diante do Lyon, Mount foi escalado como primeiro homem do meio-campo, com papel ativo na saída de bola e responsabilidade na marcação. No entanto, o inglês não perdeu a liberdade para avançar e chegou ao ataque com oportunidade de finalizar várias vezes.
Não foi a primeira vez que o camisa 7 foi recuado por Ten Hag. No primeiro amistoso da temporada, contra o Leeds, ele também atuou na função, dando indícios de como será seu aproveitamento ao longo da temporada. A expectativa inicial do United é que Mount jogue ao lado de Casemiro, como um “camisa 8”.
Porém, o novo reforço não teve uma boa atuação contra o Lyon e foi criticado por parte da torcida nas redes sociais.
Jeffinho apagado pelo Lyon
Revelado pelo Resende, Jeffinho surgiu com destaque no Brasil pelo Botafogo, até ser negociado com o Lyon, que também é controlado por John Textor.
O ponta brasileiro teve atuação discreta, apesar de ter sido titular e jogado por 64 minutos. O camisa 47 foi substituído pelo técnico Laurent Blanc sem ter conseguido entregar muito ao time.
Jeffinho tem 11 jogos e dois gols em jogos oficiais pelo Lyon. O jogador de 23 anos está em sua segunda temporada pelo gigante francês e é uma grande aposta do clube.
Jogo bastante agradável apesar do 0 a 0. Começou com boas chances do Manchester United – Antony teve a melhor delas, mas parou em Anthony Lopes.
Jeffinho sumindo pelo Lyon. Sancho e Mount bem participativos. https://t.co/DpG8ip5HFK
— PL Brasil (@plbrasil1) July 19, 2023
Manchester United vence com gol no segundo tempo
Como de praxe em amistosos preparatórios, o Ten Hag realizou inúmeras trocas durante a etapa final. Jogadores com pouco espaço, como Fred, jovens das categorias de base e até mesmo o veterano Jonny Evans ganharam minutos no jogo preparatório de Edimburgo.
Um dos atletas com pouco espaço foi o autor do gol da vitória. Donny Van de Beek entrou no intervalo e marcou o gol que deu o triunfo ao Manchester United diante do Lyon. O holandês aproveitou jogada individual e belo cruzamento do jovem Daniel Gore pela direita e completou com um belo chute na entrada da área.
Van de Beek esteve machucado durante quase toda a última temporada e foi posto à venda pelo Manchester United. Por isso, vibrou muito com o gol marcado.
Donny van de Beek's reaction after he subbed on and scored against Lyon in preseason 🔴 pic.twitter.com/e3onpzCIbo
— B/R Football (@brfootball) July 19, 2023