Jean Lucas – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Jean Lucas de Souza Oliveira, ou simplesmente Jean Lucas, é um jogador de futebol brasileiro que joga como meio campo. A saber, o jogador nasceu no dia 22 de junho de 1998, no Rio de Janeiro e atualmente defende as cores do Mônaco, da França. No texto, conheceremos ainda mais da história do brasileiro, o mercado da bola exemplificando cada clube por onde passou, e os rumores de sua carreira.

Jean Lucas – Início de carreira

A princípio, o atleta começou a dar seus primeiros passos na divisão de base do Flamengo, com 15 anos de idade. Antes disso, passou pelo Nova Iguaçu e Bonsucesso, bem novo, mas se considera crise do rubro-negro.

Trajetória, conquistas e highlights de Jean Lucas

Decerto, o jovem apareceu pela primeira vez no time do Flamengo em 2018, com 19 anos, durante o Campeonato Carioca. Rapidamente, o volante ganhou a confiança tanto do elenco, quanto da torcida, e participou até da Libertadores do ano, pelo rubro-negro.

Entretanto, apesar da constância de jogo, ele entrou na negociação do Flamengo com Santos pelo atacante Bruno Henrique. Assim, Jean atuou com a camisa do alvinegro praiano. Por quatro meses, o volante jogou como titular, foi bem e em junho de 2019, o Fla negociou a ida para o Lyon, da França.

Por lá, Jean não foi bem e atuou pouco, sem conseguir se firmar no elenco do time, que contava com diversos brasileiros, principalmente Lucas Paquetá e o diretor esportivo Juninho Pernambucano. 

O jovem ficou um ano e meio, antes de ser emprestado ao Brest. No clube pequeno da França, atuou por quatro meses, e jogou por 17 partidas, se destacando. A boa participação chamou a atenção do Mônaco, time atual.

Rumores, transferências e mercado da bola de Jean Lucas

Naturalmente, cada ano que passa, Jean Lucas vai se tornando um jogador completo. Assim, após conseguir fazer grandes atuações pelo Mônaco, o meio campo evoluiu tanto no sistema defensivo, quanto ofensivo. Confira os detalhes de cada transação no mercado da bola.

Flamengo

Decerto, apesar de um ano e meio na vida profissional do rubro-negro, Jean atuou por apenas 16 partidas. Oficialmente, ele não marcou gols, mas existe um tento durante a Flórida Cup de 2019. No Mengo, foi campeão da Taça Guanabara de 2019. Dentro do time carioca, Jean impôs seu estilo e jogo chamativo, com camisa para dentro da calça e chuteiras pretas.

Santos

Portanto, no Peixe, foram quatro meses e nove partidas oficiais, com uma assistência. O volante jogou bem e a equipe tentou manter o jogador na Vila Belmiro. Entretanto, o dono do passe entrou em ação e vendeu o jogador ao Lyon, por oito milhões de Euros.

Lyon

Em suma, Jean Lucas fez parte de uma ideia do Lyon em contratar jovens brasileiros na época, sob o comando de Juninho Pernambucano. Ao lado de Lucas Paquetá, Henrique, Marcelo e Marçal.

Por lá, o jovem participou até de Liga dos Campeões, mas não conseguiu se firmar na equipe. Foram 25 jogos, três gols e uma assistência. Jean teve problemas com o treinador francês Rudi Garcia e saiu por empréstimo. Os rumores da saída ficaram grandes demais, e a alternativa foi tentar a carreira em outro lugar.

Brest

Decerto, pelo clube do interior da França, o jovem conseguiu espaço para atuar e entrou em campo por 17 vezes na segunda parte da Ligue One 2020/21. A boa atuação o levou ao Mônaco.

Mônaco

Portanto, o time do principado pagou cerca de 11 milhões de Euros, mais caro do que a compra do Lyon, mas com a certeza de que a carreira iria deslanchar. No Mônaco, foram 39 partidas, dois gols e duas assistências, com grandes atuações.

Atualmente, não existem rumores de sua saída da equipe. Com apenas um ano de clube, a tendência é de que permaneça ainda mais.

Foto destaque: Reprodução/ASM