Javi García se aposenta e fará parte de clube português

Chegou ao fim a carreira do volante espanhol Javi García (35) no futebol. Por certo, após 18 anos de carreira dentro dos gramados, o murciano decidiu pendurar as chuteiras. Em uma carta divulgada em suas redes sociais, Javi agradeceu ao futebol por ajudar seu sonho a se tornar realidade.

Javi García e sua carreira na Espanha

De antemão, sua carreira no esporte começou ainda criança, quando entrou na escola de futebol fundada por seu pai. No começo dos anos 2000, conseguiu entrar nas categorias de base do Real Madrid e estreou no time titular dos Merengues no dia 26 de outubro de 2004. Na ocasião, a partida foi contra o CD Leganés, válida pela fase 32 avos da Copa do Rei.

Posteriormente, no ano de 2007, Javi García foi emprestado ao Osasuna por 2,5 mi de euros. Com a camisa dos Rojillos, o murciano jogou 25 partidas e marcou dois gols. Um ano depois, retornou ao Real Madrid e com a camisa dos Blancos, levou a Supercopa da Espanha.

Começo da carreira fora da La Liga

No ano de 2009, o Real Madrid o vendeu ao Benfica por 7 mi de euros, onde ele fez uma temporada excelente e, por conta disso, chamou a atenção de outros clubes, principalmente da Inglaterra. No entanto, Javi García optou por continuar em Portugal e conquistou a Primeira Liga na temporada 2009-10.

Após três anos em terras lusitanas, em setembro de 2012 foi contratado pelo Manchester City. Com a camisa dos Citizens, o espanhol conquistou uma Premier League e uma Copa da Liga Inglesa, sob o comando do chileno Manuel Pellegrini. Em síntese, Javi García ficou na Inglaterra até 2014.

Assim sendo, no ano de 2014, o murciano vestiu a camisa do Zenit, ficou três temporadas no futebol russo e conquistou uma Premier League da Rússia e uma Copa Russa. Em 2017, retornou ao futebol espanhol, dessa vez pelo Real Bétis, onde ficou por quatro temporadas. Logo, com a camisa dos Verdiblancos, não conquistou nenhum título, mas alcançou a 6ª colocação na UEFA Europa League.

Por fim, em 2020 retornou ao futebol português, mas vestindo a camisa do Boavista por mais três temporadas. No dia 22 de junho de 2022, após acordo mútuo com a diretoria dos Panteras, anunciou a aposentadoria.

Por último, mesmo após a aposentadoria, o jogador espanhol não pretende se afastar do futebol. Em nota, o Benfica anunciou o novo corpo técnico do clube para temporada 2022/23 e Javi García fará parte desse time, ao lado do técnico alemão Roger Schmidt.

Jornalista de formação desde os 22, mas jornalista de alma desde os 13. Amante do futebol e dos seus torneios ao redor do mundo, tentando acompanhar o máximo que consegue. Torcedora do Manchester City e do Corinthians.
Artigo anteriorTransferências Nice
Próximo artigoTransferências Groningen