Quando abre a próxima janela de transferências da Inglaterra?

4 minutos de leitura

A janela de transferências de janeiro da Europa está oficialmente encerrada. Os clubes europeus tiveram um mês para reforçar suas equipes e trazer contratações pontuais no mercado da bola para chegar com fôlego ao fim de 2023/24.

Agora, se inicia a contagem regressiva para a janela de junho, na qual os clubes irão movimentar o mercado para se preparar para uma nova temporada.

Quais as datas da janela de junho da Europa?

A Premier League ainda não definiu as datas da janela de verão de 2024. Essa informação deve ser divulgada em meados de maio, quando foram noticiadas as datas das janelas da atual temporada.

Normalmente, fica acordado entre as principais ligas (La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1) que todas irão se encerrar na mesma data, se diferenciando apenas no horário de fechamento por causa do fuso de cada país.

Clubes brasileiros ainda podem trazer jogadores após o encerramento da janela de transferências de janeiro?

Apesar de a janela de transferências europeia de janeiro já estar fechada, os clubes brasileiros ainda estão liberados para comprar ou trazer por empréstimo jogadores que estejam atuando no Velho Continente.

Isso porque o prazo contado para a vinda desses atletas é o da janela do Brasil, que termina apenas em 7 de março.

Uma novela que poderá ser concluída neste prazo é a do atacante Marquinhos, do Arsenal. O brasileiro de 20 anos retornou aos Gunners de um empréstimo no Nantes e, agora, pode ser emprestado novamente para o Fluminense, conforme publicado no “ge”.

Marquinhos Arsenal
Marquinhos em ação pelo Arsenal (Foto: Icon Sport)

Saldo da janela de janeiro na Premier League

Diferente do verão, a janela de transferências do inverno costuma ser menos movimentada e com negociações menos impactantes. Os clubes buscam reforços pontuais para corrigir os problemas de determinados setores, enquanto negociam a saída de atletas com pouco espaço na equipe.

Outro fator crucial que deixou a janela de transferências de inverno menos movimentada é a questão financeira. Os clubes utilizam este período para equilibrar a folha salarial e cumprir as normas do Fair Play Financeiro das ligas.

Mesmo com pouca movimentação, alguns clubes da Premier League chamaram a atenção no mercado. O Tottenham anunciou Timo Werner e Radu Dragusin, enquanto o West Ham chegou ao acordo para contratar Kalvin Phillips. Outro destaque é a contratação de Valentin Barco, que irá defender o Brighton. Entre os brasileiros, o Liverpool emprestou Marcelo Pitaluga para o St Patrick's.

De acordo com a estimativa do jornal “The Guardian”, os clubes ingleses gastaram cerca de 84,4 milhões de libras (R$ 528 milhões) em taxas de transferência, valor bem abaixo do que normalmente se gasta nas janelas de verão.

Kalvin Phillips pelo West Ham (Foto: Icon Sport)
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.